22.1.15

Treinamento de guerra com número 5 do meu Top Five

Olá, queridões!!!!

Estão gostando da volta do 365Pipocas? Espero que sim, pois a correria para por tudo em dia com os indicados ao Oscar está grande.

Como disse no post de retorno, já tinha assistido a quatro dos indicados a melhor filme: A Teoria de Tudo; Boyhood; O Grande Hotel Budapeste; e Whiplash. No último sábado, na compania do maridinho, da irmãzinha Juju e do cunhadinho Diego, assistimos a Sniper Americano, também indicado nas categorias de Melhor Ator (Bradley Cooper, número 5 do meu Top Five), Melhor Roteiro Adaptado. Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.

Bom, sou suspeita em falar de Clint Eastwood, diretor de Sniper Americano, pois costumo ADORAR os filmes que ele dirige/produz/escreve/compõe a trilha sonora/edita etc, etc, etc. Vocês podem conferir minha opinião em filmes dele como "As Pontes de Madison", "Os Imperdoáveis", "Gran Torino" e "Menina de Ouro" (um dos meus filmes favoritos) e garanto que Sniper Americano não fica atrás deles e prova que sentar na praça e jogar dominó a tarde toda não é uma opção para esse diretor de 84 anos.

Sniper Americano conta a história real de Chris Kyle, um atirador de elite da marinha americana que de 1999 a 2009 serviu em quatro turnos na guerra do Iraque e acumulou mais de 160 mortes em seu "currículo mortal" - em alguns lugares dizem que esse número por chegar a 255!

Bonitão em ação!
Chris é interpretado por Bradley Cooper que se dedicou intensamente ao projeto, inclusive os direitos sobre a autobiografia de Chris estão nas mãos de Bradley. O ator engordou mais de 18kg para ficar ainda mais parecido com o sniper e li em algum lugar que amigos pessoais de Chris tiveram que olhar mais de uma vez para Bradley para acreditar que não era o amigo morto que estava no filme.

Além de Chris, Sienna Miller (super diferente com os cabelos castanhos) é a outra celebridade do filme e interpreta a esposa de Chris, Taya Kyle. Os dois atores principais estão super bem nos papéis, porém ainda não engulo o Chris ter tomado o lugar do meu xuxuzinho, número 2 do meu Top Five, Jake Gyllenhaal (O Abutre) na lista de indicados a melhor ator. Nunca vou te perdoar, Bradley!!!!!!!

Nota: 4 popcorns. Gostei muito do filme e a direção de Clint é impecável. Porém o patriotismo fica um pouco exagerado, o que é grande polêmica do filme: Chris é um herói ou só um assassino frio?


título original: American Sniper
ano de lançamento: 2014
direção: Clint Eastwood
roteiro: Jason Hall, baseado no livro de Chris Kyle, Scott McEwen e James Defelice
produção: Bradley Cooper, Clint Eastwood, Andrew Lazar, Robert Lorenz, Peter Morgan
fotografia: Tom Stern
edição: Joel Cox, Gary Roach
elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, Jake McDorman, Luke Grimes

Xuxus,

vou trazer aos poucos as críticas sobre os indicados ao Oscar. Aguardo os comentários de vocês.

bjoks e torçam pro Jake!!!!

17.1.15

Dois filmes, um dia

Oi, xuxus do meu coração!

Em época de "corrida do Oscar", temos que correr mesmo atrás dos filmes para dar conta da longa lista de indicados. Aproveitei o sábado de sol (de rachar) para assistir a dois filmes que estão dando o que falar.

"Dois dias, uma noite" é um filme francês-belga-italiano que rendeu a indicação à estatueta de melhor atriz para Marion Cotillard e consequentemente tirou a chance de Jennifer Aniston a concorrer por "Cake".

No filme, Marion é a francesa Sandra, uma mulher que trava uma luta pessoal para manter seu emprego depois que seus colegas de trabalho preferem ganhar um bônus em dinheiro a mantê-la na equipe. Durante os dois dias e a uma noite do título, Sandra e seu marido Manu (Fabrizio Rongione) percorrem as casas dos colegas de trabalho dela para tentar convencê-los a mudar de idéia e deixar com que ela fique com a vaga.

Eu gosto demais do cinema francês (como vocês podem conferir nas críticas de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", "O Escafandro e a Borboleta" e "Intocáveis") e sou fã do trabalho da Marion ("A Origem", "Inimigos Públicos" e "Ferrugem e Osso" e "Piaf" que eu já vi, mas não postei a crítica aqui).

Gostei muito da atuação dela nesse filme tão dramático em que o tempo todo as pessoas têm que escolher entre elas ou o outro e a difícil tarefa de se colocar no lugar da outra pessoa. Marion está perfeita! E agora preciso assistir ao filme da Jennifer para ver se a troca de lugar nas indicações foi merecida ou não, né?????

Ficha técnica vai estar lá embaixo, mas a nota vai agora: 4 popcorns. Gostei muito da história e principalmente da interpretação de Marion.

O outro filme que está dando o que falar é "Ida", concorrente da Polônia na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e que ainda está concorrendo a Melhor Fotografia. O filme conta a história de Ida, uma moça que está se preparando para fazer seus votos como freira em um convento da Polônia e recebe uma tarefa antes disso: passar alguns dias com sua única parente viva, a tia Wanda, irmã de sua mãe.

A relação das duas começa mal e continua com altos e baixos enquanto elas saem à procura do local onde os pais de Ida estão enterrados e depois da moça descobrir algo que pode mudar toda a sua fé e seus planos no convento.

Gosto muito de assistir aos indicados a filme estrangeiro, pois sempre me deparo com obras ótimas que valem a pena ser vistas como "O Segredo dos seus Olhos", "Biutiful" e "O Declínio do Império Americano". "Ida" não é diferente, um filme muito interessante e brilhantemente fotografado. Cada cena pode ser considerada uma pintura em preto e branco. O filme ainda foi editado em um formato de tela bem quadrado que em muitas vezes dá a impressão de que Ida e Wanda estão muito desconfortáveis com tudo ao seu redor.

Nota: 4 popcorns. Não é um filme que vai agradar todo mundo, bem parado, mas com atuações excelentes e uma aula de fotografia cinematográfica. É o favorito na categoria de Melhor Estrangeiro, mas pode ser ameaçado pelo Globo de Ouro que "Leviatã", indicado da Rússia, levou no último domingo.

Ficha técnica dos dois:

título original: Deux jours, une nuit
ano de lançamento: 2014
direção, roteiro e produção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
fotografia: Alain Marcoen
figurino: Maïra Ramedhan
edição: Marie-Hélène Dozo
elenco: Marion Cotillard, Fabrizio Rongione, Catherine Salée, Batiste Sornin

título original: Ida
ano de lançamento: 2013
direção: Pawel Pawlikowski
roteiro: Pawel Pawlikowski, Rebecca Lenkiewicz
fotografia: Ryszard Lenczewski, Lukasz Zal
música: Kristian Eidnes Andersen
edição: Jaroslaw Kaminski
elenco: Agata Kulesza, Agata Trzebuchowska, Dawid Ogrodnik

Espero que gostem dos meus comentários e que resolvam assistir aos dois filmes. Vale a pena! E vamos continuar a campanha para que Jake Gyllenhaal seja indicado a uma sexta vaga do Oscar de Melhor Ator por "O Abutre". Injustiça demais o que fizeram com o xuxuco!

bjoks



16.1.15

2015, ano novo, promessas de voltar

Olá, xuxus do meu coração!!!!!!

Nem acredito que abandonei o 365Pipocas por tanto tempo, mesmo assistindo filmes tão legais durante o ano de 2014!!!!!!!
Nem sei por onde começar... Talvez pelos filmes do Oscar 2014? Acho que já são noticia velha, já que ontem saiu a lista de indicações do Oscar 2015!!!!!!!!!!!! Que vergonha, genteeeeee!

Então, pra não ficar tão feio pro meu lado, vamos às notícias quentes da Academia. Já vou dizer de cara que estou com ódio mortal dos "votantes" do Oscar que deixaram de fora o número 2 do meu Top Five, Jake Gyllenhaal, que NÃO foi indicado a Melhor Ator por "O Abutre". Já vi o filme e fiquei espantanda com a capacidade de interpretação do fofuxo, li em vários sites que essa é a melhor interpretação da carreira dele e ele merecia demais ser indicado, pelo menos!!!!!! Academia, me coloquem na próxima lista de membros votantes que eu vou ensinar para vocês como é que faz uma lista de indicações, oras!!!!!!!!

Esperando alguém falar "pegadinha do Malandro, ele foi indicado"
Mas, vamos às outras categorias:

Melhor Filme - A torcida do 365Pipocas será para Boyhood ou O Grande Hotel Budapeste (ainda não me decidi, mas também não vi todos os indicados). Dos oito, faltam ser assistidos por essa que vos fala O Jogo da Imitação, Selma, Birdman e Sniper Americano.
A Teoria de Tudo (4 popcorns); Boyhood - Da Infância à Juventude (5 popcorns); O Jogo da Imitação; Selma; Birdman; O Grande Hotel Budapeste (5 popcorns); Sniper Americano; Whiplash - Em Busca da Perfeição (5 popcorns).

O antigo e o novo "Lobby Boy" - O Grande Hotel Budapeste
Melhor Atriz - O 365Pipocas está torcendo para Julianne Moore por "Para Sempre Alice". Gostei muito do filme e ela está excelente no papel de uma mulher de 50 anos que é diagnosticada com Alzheimer no filme de 4 popcorns. Outra que está ótima num papel maluco (mesmo) é Rosamund Pike em "Garota Exemplar" (4 popcorns, só não é mais porque o filme parece não ter fim). Confesso, que nem imaginava que ela seria reconhecida pela Academia e na verdade, foi a única indicação de Garota Exemplar. Outras indicadas: Felicity Jones (A Teoria de Tudo); Reese Witherspoon (Livre); Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite). Ausência: Jennifer Aniston que perdeu a vaga pra Marion. Todo o mundo do cinema está revoltado com essa troca e eu estou louca pra ver o filme da Jennifer pra ver se isso procede mesmo!

Jennifer-Rachel, não foi dessa vez!!!!! 
Melhor Ator - Dedos cruzados para Benedict Cumberbatch por "O Jogo da Imitação". Esse é o ano de Benedict que já fez filmes ótimos, além de seu grande sucesso na série inglesa Sherlock Holmes. Ah, e ainda foi escolhido como o Dr. Estranho, próxima adaptação da Marvel. Outros indicados: Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo); Steve Carell (Foxcatcher - Uma História Que Chocou o Mundo); Michael Keaton (Birdman); Bradley Cooper (Sniper Americano). Comentário do 365: gostei do Redmayne no filme, mas tenho uma certa birra de atores que se transformam para ganhar prêmios, tipo Matthew McConaughey que ganhou de Leonardo Di Caprio no ano passado. Não que Matthew não merecesse, mas parece que a Academia só tem olhos para os transformados. Mas, seria bem interessante ver o clássico das comédias Steve Carell ganhando um Oscar por um filme tão dramático como Foxcatcher (ainda não vi, mas pelo trailer parece T-E-N-S-O). Amo o Bradley, tanto que ele é o número 5 do meu Top Five, mas quero organizar uma revolução por ele ter tomado o lugar do Jake!!!!!!!!!!!!!!!!

Nunca é demais publicar fotos do Jake aqui nesse blog amado! #teamOAbutre

Melhor atriz coadjuvante: Além da Meryl Streep (que tem vaga eterna anualmente em uma das categorias de atriz), as outras indicadas são: Emma Stone (Birdman); Keira Knightley (O Jogo da Imitação); Patricia Arquette (Boyhood - Da Infância à Juventude); Laura Dern (Livre) que roubou o lugar da Jessica Chastain por "O Ano Mais Violento". Inclusive Jessica é uma das minhas atrizes favoritas nos últimos tempos com filmes onde atuou brilhantemente como "A Hora Mais Escura" e "Interesterlar", filme ótimo que neste Oscar foi praticamente esnobado, ficando só com categorias técnicas.

Jessica, sua hora vai chegar e você vai sambar na nossa cara com toda essa beleza!!!!!!
Melhor ator coadjuvante - Indicados: Edward Norton (Birdman); Ethan Hawke (Boyhood - Da Infância à Juventude); J.K. Simmons (Whiplash - Em Busca da Perfeição); Mark Ruffalo (Foxcatcher - Uma História Que Chocou o Mundo); Robert Duvall (O Juiz). Torcida do 365Pipocas é para o J.K. Simmons que está PERFEITO no papel do professor de música super meigo e querido #SQN em Whiplash. O filme inteiro é maravilhoso, mas como a Academia é imprevisível, pode ser que caia naquela obrigação que eles tem em dar um Oscar ao mais velho deles, Robert Duvall (que também está ótimo em O Juiz), já que seu único Oscar foi em 1984 como melhor ator em "A Força do Carinho".

Meu querido Mestre!!!!! J.K. Simmons é o cara!
Demais categorias:

Melhor diretor: acho que o Richard Linklater leva por Boyhood. Pra mim ele já merecia um Oscar pelo conjunto da obra só por ter criado a trilogia "Antes do Amanhecer", "Antes do Pôr do Sol" e "Antes da Meia-Noite" que eu amo de paixão demais da conta com força!

Melhor animação: Certeza que quem leva é "Como treinar seu dragão 2" que consegue ser mais fofo e mais divertido que o primeiro filme (5 popcorns).

Melhor filme estrangeiro: Não assisti nenhum, mas pelo que eu li, leva "Ida" da Polônia, já que também tem uma indicação a Melhor Fotografia e está em praticamente todas as listas de premiações do ano. Corre o risco apenas com o prêmio que Leviatã (Rússia) levou no Globo de Ouro na mesma categoria.

Melhor roteiro: Boyhood tem grandes chances de levar o prêmio de Roteiro Original já que é um filme que levou 12 anos para ser feito e todo mundo está enlouquecido com esse projeto (inclusive eu). Para adaptado, voto em Whiplash!!!!!

Além da torcida para as categorias tradicionais. o 365Pipocas vai torcer com unhas e dentes e pompons e bateria de escola de samba para que o documentário de longa metragem "O Sal da Terra" leve a estatueta. O filme é uma produção brasileira em parceria com a França e conta a história de um pedaço da vida do famoso fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, especialmente durante o período em que ele fotografou para seu projeto Gênesis. Confiram o trailer. Eu fiquei super emocionada já que sou super fã desse fotógrafo TOPPPPPP.


Então, xuxus, acredito que voltei com gás total para continuar a escrever nesse blog lindo e cheiroso! Sinto falta de por meus pensamentos para fora, o que acho ou deixo de achar sobre cada filme que assisto e espero que vocês também tenham sentido falta dessa humilde cinéfila. Espero os comentários de vocês e para conferir a lista completa dos indicados aos Oscars 2015, vejam o link do AdoroCinema, site que eu adoro!!!

Antes do Oscar teremos o SAG Awards no dia 25 de janeiro. As estatuetas douradas mais cobiçadas serão entregues no dia 22 de fevereiro e os dois prêmios serão acompanhados pelo 365Pipocas pelo Twitter @365Pipocas. Aguardo vocês!!!!! Bjoks e sonhem com o Jake Gyllenhaal ganhando um Oscar