12.1.12

Filme: Histórias Cruzadas (The Help)

Olá, minha gente linda

Agora que me atentei que no próximo domingo já acontece a premiação do Globo de Ouro 2012 e só coloquei a crítica de UM filme que assisti entre os indicados. E na tentativa de postar aqui mais opiniões sobre os poucos filmes que eu já consegui assistir, vou falar hoje sobre "Vidas Cruzadas", uma história baseada no romance "The Help" da escritora americana Kathryn Stockett.

Todo mundo sabe que mesmo nos dias de hoje ainda existe muito preconceito nos EUA em relação aos afro-descendentes. Imaginem uma história que se passa durante a década de 1950, no Mississipi, onde não existem domésticas brancas ou patroas negras e as criadas não tinham nem o direito de usar o banheiro da "casa-grande", pois poderiam transmitir doenças às "branquelas" e suas famílias. E isso é só o começo.

Somem a isso tudo, a vontade da recém-formada jornalista Eugenia "Skeeter" Phelan (Emma Stone) de escrever algo que vai abalar as estruturas da literatura americana: a visão das domésticas em relação ao separatismo racial. Com a ajuda de Aibileen Clark (Viola Davis) e Minny Jackson (Octavia Spencer), duas domésticas que estão até o pescoço de tanto aguentar humilhações, Skeeter começa a organizar a revolução literária, tentando esconder tudo de todos, especialmente de sua amiga Hilly Holbrook (Bryce Dallas Howard), a mulher mais terrível, preconceituosa e racista de todos os tempos.

Emma Stone escreve sobre a visão das domésticas
"Histórias Cruzadas" foi classificado no gênero comédia-dramática. A história é densa, mas com vários toques de humor, especialmente nas cenas onde Aibileen e Minny estão juntas falando das maldades que têm vontade de aprontar com suas patroas. Além disso, outro destaque do filme é Celia Foote (Jessica Chastain), uma mulher branca que sofre com o "apartheid" da sociedade da cidade, por ter se casado com o ex-namorado de Hilly.

Eu gostei muito do filme, cheio de mulheres fortes e ao mesmo tempo que expõem seus problemas e fragilidades, durante um período tão duro da história dos EUA. Emma Stone vem chamando minha atenção há algum tempo, mesmo no bobo "A Casa das Coelhinhas", o engraçado "A Mentira" e no último filme que assisti com ela "Amor a toda prova", que vai pintar por aqui antes do Globo de Ouro. Em "Histórias Cruzadas", Emma complementa com muita competência as atuações de Viola Davis e Octavia Spencer que, na minha opinião, são as donas do filme. Bryce Dallas Howard está bem como a vilã da história, mas em vários momentos sua atuação ficou exagerada e soou falsa. Não conhecia Jessica Chastain, já que até hoje não assisti a "Árvore da Vida", filme vencedor do Festival de Cannes 2011, onde ela atua ao lado do número 4 do meu Top Five, Brad Pitt. Gostei muito de sua atuação e ela tem o meu aval para merecer a indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante.

"Histórias Cruzadas" foi indicado ao Globo de Ouro em cinco categorias: Melhor Filme de Drama, Melhor Atriz de Drama (Viola Davis), Melhor Atriz Coadjuvante (Jessica Chastain e Octavia Spencer) e Melhor Canção (The Living Proof).

Nota: 4 popcorns. Gostei mesmo e pretendo rever. Recomendado!

Trailer com legendas. :)


Ficha técnica:
título original: The Help
ano de lançamento: 2011
direção: Tate Taylor
roteiro: Tate Taylor, baseado em livro de Kathryn Stockett
produção: Michael Barnathan, Chris Columbus e Brunson Green
música: Thomas Newman
fotografia: Stephen Goldblatt
direção de arte: Curt Beech
figurino: Sharen Davis
edição: Hughes Winborne
elenco: Emma Stone, Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer, Jessica Chastain

Amores,

acho que até domingo, dia do Globo de Ouro, ainda consigo colocar os outros filmes que já assisti. Torçam aí, ok?

bjoks e sonhem com Rodrigo Santoro!!!!!!! Xuxu!!!!!

Atualização em 01/02/2012: Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz (Viola Davis), Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer e Jessica Chastain). Venceu, em 29/01 os SAG Awards de Melhor Elenco de Drama, Melhor Atriz (Viola Davis) e Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer).

2 comentários:

  1. Não sei... Acho que fui influenciada pelas críticas que li, mas não gostei de Histórias Cruzadas... A mocinha branca salvando as negras humilhadas não me pareceu muito legal...
    :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nininha, eu gostei muito de "Histórias Cruzadas". Não achei que ficou chato a história da moça branca que ajuda as negras. Acho que não podemos esquecer que naquela época, os negros não tinham voz nenhuma, então, se não tivesse um branco para ajudar, talvez eles nunca conseguiriam ter forças para se impor como mereciam. Não achei que ela ficou como a "salvadora da pátria". Eu gostei das atrizes, gosto de filmes que falam sobre mulheres fortes como esse. Um filme bacana que mostra esse tipo de elenco é "A Vida Secreta das Abelhas" com Queen Latifah e Jennifer Hudson. Você viu? É bem bacaninha! bjoks

      Excluir