30.9.13

À Procura de Sugar Man

Oi, gatinhos e gatinhas!

Finalmente voltei pra minha rotina e agora vou ter mais tempo de aparecer por aqui.

Ontem, estava de bobeira aqui em casa e resolvi assistir a um documentário que eu nem tinha idéia da história mesmo tendo "votado" nele nas minhas apostas do Oscar 2013: À PROCURA DE SUGAR MAN.

O documentário que levou a estatueta nessa categoria em longa-metragem conta a história da busca de dois fãs pelo cantor folk Sixto Rodriguez que gravou dois discos na década de 1970, mas que nunca fez sucesso nos EUA e pelas misteriosas versões de seu suposto suicídio.

Apesar do anonimato em terras americanas, ninguém sabe explicar como Rodriguez virou um símbolo da luta contra o apartheid na África do Sul no mesmo período. Suas músicas viraram hinos naquela sociedade que vivia isolada do mundo por conta das leis do governo, o que dificultou ainda mais que os sul-africanos descobrissem quem era aquele cara de óculos escuros que mudou a vida da população.

Eu sou muito fã de documentários e já vi alguns aqui no blog como Senna e Buena Vista Social Club, além dos diversos filmes vistos na categoria biográfica "Quem é mesmo?". E gostei muito de À Procura de Sugar Man. A trilha sonora do filme é composta das músicas dos dois álbuns de Rodriguez - Cold Fact e Coming From Reality, que pelo que eu li também fizeram muito sucesso na Austrália. Além disso, ao longo do filme somos surpreendidos com o talento desse desconhecido, que é, muitas vezes, comparado ao astro Bob Dylan e este é rotulado de "soft" perto de Rodriguez.
Capa do álbum "Cold Fact"

Pra quem é fã de documentário e de música esse é um filme recomendadíssimo. E mesmo pros que não se identificam muito com esse gênero, vale a pena assistir a essa história tão surpreendente.

Vencedor do Oscar 2013 de Melhor Documentário em Longa Metragem, também recebeu o BAFTA e vários outros prêmios na mesma categoria.

Trailer com legendas e alguns spoilers:


Ficha técnica:
título original: Searching for Sugar Man
ano de lançamento: 2012
direção, roteiro e edição: Malik Bendjelloul
fotografia: Camila Skagerström
edição de som: Fredrik Jonsäter

Queridões,

espero que vocês gostem da dica! E estou aguardando sugestões de novos filmes.

bjoks

Um comentário:

  1. Eita quero assistir! Não assisto muito documentários, mtas vezes por não saber onde encontrar, pq aqui eh difícil neh!
    Mas quem sabe naum começo por este? Boa dica! bjocas

    ResponderExcluir