26.1.12

Oscar 2012 - Indicados

Olá, queridões!

Ontem foi publicada a esperada lista dos indicados ao Oscar 2012. Com algumas surpresas e, na minha opinião, algumas injustiças, pelo menos tivemos uma indicação do Brasil para melhor canção por "Real in Rio", música de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown da animação "Rio", aquele desenho fofo, visto aqui no blog dublado em inglês e português pelo lindo-perfeito-xuxuzinho-número 1 do meu Top Five Rodrigo Santoro.

Mas, vamos aos principais indicados, com alguns dos meus comentários:

Melhor filme
"Cavalo de guerra"
"O artista"
"O homem que mudou o jogo"
"Os descendentes"
"A árvore da vida"
"Meia-noite em Paris"
"História cruzadas"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Tão forte e tão perto"

Comentário 365Pipocas: "Os Descendentes" venceu a categoria de Melhor Filme de Drama e Melhor Ator (George Clooney) no Globo de Ouro e está indicado aos prêmios de Melhor Elenco e Melhor Ator (Clooney) no Screen Actors Guild (SAG) Awards que acontece no próximo domingo. "A Árvore da Vida" foi o vencedor da Palma de Ouro de Melhor Filme em Cannes no ano passado. Mas, como é um filme que, pelo que eu soube, não agrada a todos, pode não cair nas graças da Academia. Não sei pra quem torço, já que ainda não assisti a todos os indicados.

Diretor
Michel Hazanavicius - "O artista"
Alexander Payne - "Os descendentes"
Martin Scorsese - "A invenção de Hugo Cabret"
Woody Allen - "Meia-noite em Paris"
Terrence Malick - "A árvore da vida"

Comentário do 365Pipocas: Geralmente, o prêmio de diretor casa com o de Melhor Filme. Se seguir a tradição, vence Alexander Payne ou Terrence Malick. Mas, Martin Scorsese venceu o Globo de Ouro e se for por fama, leva fácil o prêmio.

Melhor ator
Demián Bichir - "A better life"
George Clooney - "Os descendentes"
Jean Dujardin - "O artista"
Gary Oldman - "O espião que sabia demais"
Brad Pitt - "O homem que mudou o jogo"

Comentário do 365Pipocas: Infelizmente Brad Pitt entrou na lista só para fazer número. Acho que como anda a história do Oscar, Brad será premiado apenas com um Oscar honorário quando tiver 90 anos e sem nenhum dente na boca. Injustiça foi Leonardo Di Caprio ter ficado de fora da lista por "J. Edgar". Esse é outro que vai entrar de mão dada com Brad e os dois receberão o Oscar de consolação no fim da carreira. Quase certeza que Clooney leva.

Ator coadjuvante
Kenneth Branagh - "Sete dias com Marilyn"
Jonah Hill - "O homem que mudou o jogo"
Nick Nolte - "Warrior"
Max Von Sydow - "Tão forte e tão perto"
Christopher Plummer - "Beginners"

Comentário do 365Pipocas: Christopher Plummer venceu o Globo de Ouro na categoria coadjuvante e está indicado ao SAG. Pela fama, talvez possa ser ameaçado pelo eterno fã de Shakespeare, Kenneth Branagh.

Melhor atriz
Glenn Close - "Albert Nobbs"
Viola Davis - "Histórias cruzadas"
Rooney Mara - "Os homens que não amavam as mulheres"
Meryl Streep - "A dama de ferro"
Michelle Williams -"Sete dias com Marilyn

Comentário do 365Pipocas: Briga feia entre Meryl Streep (vencedora de Atriz de Drama no Globo de Ouro) e Michelle Williams (ganhadora do Globo de Ouro de Atriz de Comédia). As duas estão indicadas no SAG. Vamos ver se Streep vence seu 3º Oscar, mesmo com 17 indicações ou se vão reconhecer o talento de Williams que já se destacou em "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005) e "Namorados para sempre" (2010).

Melhor atriz coadjuvante
Octavia Spencer - "Histórias cruzadas"
Bérénice Bejo - "O artista"
Jessica Chastain - "Histórias cruzadas"
Janet McTeer - "Albert Nobbs"
Melissa McCarthy - "Missão madrinha de casamento"

Comentário do 365Pipocas: Acho que Octavia Spencer leva o prêmio, já que venceu o Globo de Ouro. Mas, Melissa McCarthy bem que merecia vencer já que seu papel em "Missão Madrinha de Casamento" é hilário!!!

Eu vou comentar os prêmios de Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado depois que já tiver assistido a pelo menos 6 dos filmes (mais de 50%), ok?

Melhor filme de língua estrangeira já está praticamente definido, já que "Separação" do Irã já venceu vários prêmios, inclusive o Globo de Ouro na categoria e o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim.

Dos filmes de animação só assisti a "Kung Fu Panda 2" (visto aqui no blog), então, ainda não vou dar minha opinião sobre o vencedor.

Em números, veja abaixo a quantidade de indicações dos filmes:
A Invenção de Hugo Cabret - 11 indicações
O Artista - 10 indicações
O homem que mudou o jogo - 06 indicações
Cavalo de Guerra - 06 indicações
Os Descendentes - 05 indicações
Os Homens que não amavam as Mulheres - 05 indicações
Histórias Cruzadas - 04 indicações
Meia Noite em Paris - 04 indicações
O espião que sabia demais - 03 indicações
Albert Nobbs - 03 indicações
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 02 - 03 indicações
A Árvore da Vida - 03 indicações
A Dama de Ferro - 02 indicações
Missão Madrinha de Casamento - 02 indicações
Sete Dias com Marilyn - 02 indicações
A Better Life - 01 indicação
Warrior - 01 indicação
Beginners - 01 indicação

Agora é só esperar o dia 26 de fevereiro para acompanhar a maior premiação do cinema.

bjoks e façam suas apostas!

12.1.12

Filme: Histórias Cruzadas (The Help)

Olá, minha gente linda

Agora que me atentei que no próximo domingo já acontece a premiação do Globo de Ouro 2012 e só coloquei a crítica de UM filme que assisti entre os indicados. E na tentativa de postar aqui mais opiniões sobre os poucos filmes que eu já consegui assistir, vou falar hoje sobre "Vidas Cruzadas", uma história baseada no romance "The Help" da escritora americana Kathryn Stockett.

Todo mundo sabe que mesmo nos dias de hoje ainda existe muito preconceito nos EUA em relação aos afro-descendentes. Imaginem uma história que se passa durante a década de 1950, no Mississipi, onde não existem domésticas brancas ou patroas negras e as criadas não tinham nem o direito de usar o banheiro da "casa-grande", pois poderiam transmitir doenças às "branquelas" e suas famílias. E isso é só o começo.

Somem a isso tudo, a vontade da recém-formada jornalista Eugenia "Skeeter" Phelan (Emma Stone) de escrever algo que vai abalar as estruturas da literatura americana: a visão das domésticas em relação ao separatismo racial. Com a ajuda de Aibileen Clark (Viola Davis) e Minny Jackson (Octavia Spencer), duas domésticas que estão até o pescoço de tanto aguentar humilhações, Skeeter começa a organizar a revolução literária, tentando esconder tudo de todos, especialmente de sua amiga Hilly Holbrook (Bryce Dallas Howard), a mulher mais terrível, preconceituosa e racista de todos os tempos.

Emma Stone escreve sobre a visão das domésticas
"Histórias Cruzadas" foi classificado no gênero comédia-dramática. A história é densa, mas com vários toques de humor, especialmente nas cenas onde Aibileen e Minny estão juntas falando das maldades que têm vontade de aprontar com suas patroas. Além disso, outro destaque do filme é Celia Foote (Jessica Chastain), uma mulher branca que sofre com o "apartheid" da sociedade da cidade, por ter se casado com o ex-namorado de Hilly.

Eu gostei muito do filme, cheio de mulheres fortes e ao mesmo tempo que expõem seus problemas e fragilidades, durante um período tão duro da história dos EUA. Emma Stone vem chamando minha atenção há algum tempo, mesmo no bobo "A Casa das Coelhinhas", o engraçado "A Mentira" e no último filme que assisti com ela "Amor a toda prova", que vai pintar por aqui antes do Globo de Ouro. Em "Histórias Cruzadas", Emma complementa com muita competência as atuações de Viola Davis e Octavia Spencer que, na minha opinião, são as donas do filme. Bryce Dallas Howard está bem como a vilã da história, mas em vários momentos sua atuação ficou exagerada e soou falsa. Não conhecia Jessica Chastain, já que até hoje não assisti a "Árvore da Vida", filme vencedor do Festival de Cannes 2011, onde ela atua ao lado do número 4 do meu Top Five, Brad Pitt. Gostei muito de sua atuação e ela tem o meu aval para merecer a indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante.

"Histórias Cruzadas" foi indicado ao Globo de Ouro em cinco categorias: Melhor Filme de Drama, Melhor Atriz de Drama (Viola Davis), Melhor Atriz Coadjuvante (Jessica Chastain e Octavia Spencer) e Melhor Canção (The Living Proof).

Nota: 4 popcorns. Gostei mesmo e pretendo rever. Recomendado!

Trailer com legendas. :)


Ficha técnica:
título original: The Help
ano de lançamento: 2011
direção: Tate Taylor
roteiro: Tate Taylor, baseado em livro de Kathryn Stockett
produção: Michael Barnathan, Chris Columbus e Brunson Green
música: Thomas Newman
fotografia: Stephen Goldblatt
direção de arte: Curt Beech
figurino: Sharen Davis
edição: Hughes Winborne
elenco: Emma Stone, Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer, Jessica Chastain

Amores,

acho que até domingo, dia do Globo de Ouro, ainda consigo colocar os outros filmes que já assisti. Torçam aí, ok?

bjoks e sonhem com Rodrigo Santoro!!!!!!! Xuxu!!!!!

Atualização em 01/02/2012: Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz (Viola Davis), Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer e Jessica Chastain). Venceu, em 29/01 os SAG Awards de Melhor Elenco de Drama, Melhor Atriz (Viola Davis) e Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer).

5.1.12

Filme: Tudo pelo Poder (The Ides of March)


Olá, xuxus!

Depois de alguns meses, volto a escrever minhas humildes críticas a respeito dos filmes vistos por mim. Vamos ver se ainda tem alguém com paciência para ler as coisas que eu escrevo aqui ;)

Já tem uns dias que fui ao cinema com o maridinho para dar início às sessões dos filmes que estão começando a ser indicados nas premiações mais importantes da temporada de 2011. Dando uma olhada na lista do cinema, escolhi por começar com "Tudo pelo Poder", indicado a quatro Globos de Ouro 2012: Melhor Filme de Drama, Ator de Drama (Ryan Gosling, xuxuzinho, como sempre), Melhor Diretor (George Clooney) e Melhor Roteiro.

Confesso que tenho uma certa preguiça para filmes de política. É muita informação, muita falcatrua e muuuuita corrupção pro meu gosto. Mas, essa obra dirigida, escrita e estrelada pelo "galã dos galãs", George Clooney até que me agradou bastante.

No filme, Ryan Gosling (Namorados para sempre; Diários de uma paixão) é o assessor de imprensa, Stephen Meyers, que trabalha na campanha pela candidatura à presidência dos EUA do governador da Pensilvânia, Mike Morris (George Clooney). Meyers, que faz parte da equipe do experiente Paul Zara (Philip Seymour Hoffman), é cheio de ideais e princípios morais e acredita na causa proposta pelo governador, trabalhando com paixão pelo candidato que, na opinião dele, pode mudar o rumo do mundo.

George Clooney como Mike Morris
A história se passa durante a campanha preliminar para ganhar os votos dos delegados do partido Democrata no estado de Ohio. Morris tem que vencer ali para garantir a candidatura à presidência. O lance é que, como todos os filmes de política, nem tudo é o que parece.

A verdade é revelada através das relações de Meyers com outros envolvidos nas campanhas. Tom Duffy (Paul Giamatti) é o assessor do candidato oponente e, por saber de informações importantes para o rumo da campanha, quer Meyers trabalhando para eles. Ida (Marisa Tomei) é uma repórter política do The New York Times que tenta descobrir mais furos de reportagem a respeito do correto e preferido Morris. E a jovem Molly Stearns (Evan Rachel Wood), estagiária da campanha que esconde um segredo que muda a trajetória dessa história radicalmente.

Evan Rachel Wood vive uma estagiária na campanha
Não dá pra contar muito o que acontece na relação entre Meyes e Morris (sem spoilers, por favor!), mas é possível entender um pouco do filme quando compreendemos o título em inglês. The Ides of March é conhecido como o dia 15 de Março, associado ao dia em que Julio Cesar, o ditador romano, foi traído e morto em 44 a.C. após um complô liderado pelo seu grande amigo Marcus Junus Brutus.

Semelhante a alguns de seus filmes anteriores como diretor - "Confissões de uma Mente Perigosa" e "Boa Noite, Boa Sorte (já visto aqui no blog), Clooney mantém uma direção coesa e bacana. No fim do filme fiquei com uma sensação de que poderia ter um pouco mais de história, mas refletindo melhor, entendi que o galã finalizou na hora certa.

Nota: 4 popcorns. Filme de Clooney, com Clooney, Ryan Gosling, Paul Giamatti e Philip Seymour Hoffman não tem como dar muito errado, né? Recomendo.

Trailer legendado. Êba, êba!



Ficha técnica:
título original: The Ides of March
ano de lançamento: 2011
direção: George Clooney
roteiro: George Clooney e Grant Heslov, baseados na peça de Beau Willimon
produção: George Clooney, Grant Heslov e Brian Oliver
música: Alexandre Desplat
fotografia: Phedon Papamichael
direção de arte: Chris Cornwell
figurino: Louise Frogley
edição: Stephen Mirrione
elenco: George Clooney, Ryan Gosling, Marisa Tomei, Philip Seymour Hoffman, Paul Giamatti, Evan Rachel Wood

Lindões do meu core, já assisti a outros filmes indicados ao Globo de Ouro 2012. Logo, logo as críticas aparecerão por aqui.

bjoks

Atualização em 01/02/2012: Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original - George Clooney & Grant Heslov e Beau Willimon