8.2.14

Blue Jasmine

Olá, queridões!!!!!

Na maratona pra conseguir assistir o maior número de filmes da lista do Oscar, consegui ver "Blue Jasmine", filme do Woody Allen, diretor que eu passei a gostar mais depois que comecei o 365Pipocas. Por aqui já passaram dele "Vicky Cristina Barcelona", "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" e "Meia-Noite em Paris". 

Mas, acho que depois de "Blue Jasmine", Woody me ganhou de vez! Como um diretor pode colocar a loucura de uma forma tão intensa e ao mesmo tempo divertida? É só chamar Cate Blanchett para interpretar o papel da ex-"Mulheres Ricas", Jasmine, que tem que ir morar com sua irmã Ginger (Sally Hawkins) na Califórnia, porque o marido pilantra de última categoria, mas que usa Rolex e ternos Armani, vivido por Alec Baldwin, resolveu ser preso por usar o suado dinheirinho dos outros para se dar bem. 

A loura acostumada com viagens internacionais durante a semana para fazer compras, presentes de aniversário cravejados de diamantes e organização de jantares para a alta sociedade de Nova York, literalmente surta quando tem que se submeter a viver num quarto e sala com sua irmã (que ela nunca tratou bem quando era rica) e seus dois sobrinhos adolescentes. Além disso, Jasmine tem que arrumar emprego (coisa absurda na sua antiga vida) e engolir o namorado falastrão de sua irmã, o exagerado Chili (Bobby Cannavale, excelente por sinal) e outras escolhas amorosas de Ginger.

O quarteto de São Francisco

Não tenho muita experiência nos filmes de Woody Allen. Além dos que citei lá em cima, já assisti também "A Era do Rádio", "Poderosa Afrodite", "Celebridades" e "Poucas e Boas" (o diretor já fez mais de 50 filmes). Mas, acredito que nunca vi uma atriz se destacar tanto num filme de Woody como Cate Blanchett. Geralmente o que acontece é o brilhantismo do roteiro de Allen, mas em "Blue Jasmine" a personagem principal quase se torna o maior atrativo da obra.

A cara da riqueza?

É claro que o roteiro e a direção são perfeitos, cheios de toques especiais, como quando durante as crises de pânico de Jasmine a cena tem trilha sonora alegre e divertida. Mas, apesar das cenas cômicas, quase sempre com a presença de Ginger na tela, provavelmente é um dos filmes mais dramáticos de Woody Allen. Daí fica a pergunta: será por causa do roteiro dele ou por conta da melhor interpretação da vida de Cate Blanchett? Felizmente, acho que não dá pra responder ou separar um do outro.  

"Blue Jasmine" foi indicado ao Oscar de Melhor Atriz (Cate Blanchett), Melhor Atriz Coadjuvante (Sally Hawkins" e Melhor Roteiro Original (Woody Allen). Cate Blanchett levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama e o SAG Awards de Melhor Atriz. 

Nota: 5 popcorns. Amei mesmo, não importa o que os outros digam! Minha torcida para Melhor Atriz no Oscar 2014 é toda de Cate Blachett. 


Ficha técnica:
título original: Blue Jasmine
ano de lançamento: 2013
direção e roteiro: Woody Allen
produção: Leroy Schecter, Adam B. Stern
fotografia: Javier Aguirresarobe
edição: Alisa Lepselter
direção de arte: Michael Goldman
figurino: Suzy Benzinger
elenco: Cate Blanchett, Sally Hawkins, Bobby Cannavale, Alec Baldwin, Louis C. K. 

Amorecos,

mais tarde vou pra capital assistir "Trapaça", porque no interiorrrrrr não rola indicado ao Oscar, sabe? Aguardem a crítica.

bjoks

Um comentário: