17.1.15

Dois filmes, um dia

Oi, xuxus do meu coração!

Em época de "corrida do Oscar", temos que correr mesmo atrás dos filmes para dar conta da longa lista de indicados. Aproveitei o sábado de sol (de rachar) para assistir a dois filmes que estão dando o que falar.

"Dois dias, uma noite" é um filme francês-belga-italiano que rendeu a indicação à estatueta de melhor atriz para Marion Cotillard e consequentemente tirou a chance de Jennifer Aniston a concorrer por "Cake".

No filme, Marion é a francesa Sandra, uma mulher que trava uma luta pessoal para manter seu emprego depois que seus colegas de trabalho preferem ganhar um bônus em dinheiro a mantê-la na equipe. Durante os dois dias e a uma noite do título, Sandra e seu marido Manu (Fabrizio Rongione) percorrem as casas dos colegas de trabalho dela para tentar convencê-los a mudar de idéia e deixar com que ela fique com a vaga.

Eu gosto demais do cinema francês (como vocês podem conferir nas críticas de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", "O Escafandro e a Borboleta" e "Intocáveis") e sou fã do trabalho da Marion ("A Origem", "Inimigos Públicos" e "Ferrugem e Osso" e "Piaf" que eu já vi, mas não postei a crítica aqui).

Gostei muito da atuação dela nesse filme tão dramático em que o tempo todo as pessoas têm que escolher entre elas ou o outro e a difícil tarefa de se colocar no lugar da outra pessoa. Marion está perfeita! E agora preciso assistir ao filme da Jennifer para ver se a troca de lugar nas indicações foi merecida ou não, né?????

Ficha técnica vai estar lá embaixo, mas a nota vai agora: 4 popcorns. Gostei muito da história e principalmente da interpretação de Marion.

O outro filme que está dando o que falar é "Ida", concorrente da Polônia na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e que ainda está concorrendo a Melhor Fotografia. O filme conta a história de Ida, uma moça que está se preparando para fazer seus votos como freira em um convento da Polônia e recebe uma tarefa antes disso: passar alguns dias com sua única parente viva, a tia Wanda, irmã de sua mãe.

A relação das duas começa mal e continua com altos e baixos enquanto elas saem à procura do local onde os pais de Ida estão enterrados e depois da moça descobrir algo que pode mudar toda a sua fé e seus planos no convento.

Gosto muito de assistir aos indicados a filme estrangeiro, pois sempre me deparo com obras ótimas que valem a pena ser vistas como "O Segredo dos seus Olhos", "Biutiful" e "O Declínio do Império Americano". "Ida" não é diferente, um filme muito interessante e brilhantemente fotografado. Cada cena pode ser considerada uma pintura em preto e branco. O filme ainda foi editado em um formato de tela bem quadrado que em muitas vezes dá a impressão de que Ida e Wanda estão muito desconfortáveis com tudo ao seu redor.

Nota: 4 popcorns. Não é um filme que vai agradar todo mundo, bem parado, mas com atuações excelentes e uma aula de fotografia cinematográfica. É o favorito na categoria de Melhor Estrangeiro, mas pode ser ameaçado pelo Globo de Ouro que "Leviatã", indicado da Rússia, levou no último domingo.

Ficha técnica dos dois:

título original: Deux jours, une nuit
ano de lançamento: 2014
direção, roteiro e produção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
fotografia: Alain Marcoen
figurino: Maïra Ramedhan
edição: Marie-Hélène Dozo
elenco: Marion Cotillard, Fabrizio Rongione, Catherine Salée, Batiste Sornin

título original: Ida
ano de lançamento: 2013
direção: Pawel Pawlikowski
roteiro: Pawel Pawlikowski, Rebecca Lenkiewicz
fotografia: Ryszard Lenczewski, Lukasz Zal
música: Kristian Eidnes Andersen
edição: Jaroslaw Kaminski
elenco: Agata Kulesza, Agata Trzebuchowska, Dawid Ogrodnik

Espero que gostem dos meus comentários e que resolvam assistir aos dois filmes. Vale a pena! E vamos continuar a campanha para que Jake Gyllenhaal seja indicado a uma sexta vaga do Oscar de Melhor Ator por "O Abutre". Injustiça demais o que fizeram com o xuxuco!

bjoks



Nenhum comentário:

Postar um comentário