3.2.12

Filme: O homem que mudou o jogo (Moneyball)

Cartaz do filme
Olá, meninas e meninos (principalmente as meninas, nesse caso)

Continua a minha corrida aqui no 365Pipocas para assistir e postar minha crítica a respeito de todos os indicados ao Oscar de Melhor Filme. E hoje é dia de "O homem que mudou o jogo" com o número 4 do meu Top Five, o cada vez mais charmoso Brad Pitt.

No filme, baseado em fatos reais, o lindão Brad interpreta Billy Beane, o mannager de um time pequeno de baseball que luta para se manter entre os grandes do esporte, mesmo com a grande diferença de orçamento que tem para comprar seus jogadores.

Com muito tempo na profissão, Billy está cansado da forma de contratação dos jogadores utilizada ano após ano junto com os olheiros do time. Ele quer algo mais, alguma coisa que revolucione a história do time e que de quebra, tire todo mundo do buraco do baseball.

O lance é que Billy encontra a solução pros seus problemas num cara que não tem nada a ver com o esporte, mas pelo menos tenta: Peter Brand (Jonah Hill), um jovem economista, formado em Yale que tem idéias diferentes para analisar a performance dos jogadores, explorando as estatísticas para contratar quem é melhor em cada posição.

Mesmo indo contra tudo o que já existiu no baseball, Billy contrata Peter como seu assistente e começa a montar o time para a temporada de 2002. Mas, claro, ele tem que enfrentar tanto a fúria dos olheiros que acham aquilo tudo uma baboseira quanto a do arrogante técnico Art Howe (Phillip Seymour Hoffman), que não aceita os palpites em "seu" time.

Pitt e Hill - os opostos se atraem
Além dos principais atores, destacam-se ainda Chris Pratt que faz um jogador que tem que mudar de posição no time, de acordo com as estatísticas de Peter; e a bonitinha Kerris Dorsey, que eu já amava na série Brothers & Sisters, fazendo o  papel da filha de Billy.

"O homem que mudou o jogo" vem colecionando indicações e prêmios em vários festivais e associações de críticos. Brad Pitt está em praticamente todas as listas de indicados a melhor ator e com razão, porque está perfeito no papel, maduro e cada vez mais seguro em cada interpretação. Claro que eu já tinha visto isso desde os tempos primórdios - Lendas da Paixão, Seven (visto aqui no blog), Os 12 Macacos, Clube da Luta, Snatch - Porcos e Diamantes, O Curioso Caso de Benjamin Button, Bastardos Inglórios etc, etc, etc... Uma pena que ainda não será reconhecido pela Academia, povo preconceituoso do cão.

No Globo de Ouro o filme recebeu quatro indicações: Filme de Drama, Ator, Ator Coadjuvante (Jonah Hill) e Roteiro. Não levou nenhum prêmio. No SAG Awards, concorreu aos dois prêmios de ator. Também não levou nenhum. No Oscar, além do prêmio principal, o filme ainda concorre nas categorias Melhor Ator (Brad Pitt), Ator Coadjuvante (Jonah Hill), Roteiro Adaptado, Mixagem de Som e Edição. Acho que não leva nenhum. Uma pena!

Nota: 4 popcorns. Um pouco cansativo porque tem um moooonte de regras e vocabulário do baseball, mas mesmo assim, agrada muito pelos personagens bem bacanas. E claro, Brad. Só por isso, já temos que assistir, né, meninas?



Ficha técnica:
título original: Moneyball
ano de lançamento: 2011

direção: Bennett Miller
roteiro: Steven Zaillian, Aaron Sorkin, baseados no argumento de Stan Chervin
produção: Brad Pitt, Michael De Luca e Rachael Horovitz
música: Mychael Danna
fotografia: Wally Pfister
direção de arte: Brad Ricker e David Scott
figurino: Kasia Walicka-Maimone
edição: Christopher Tellefsen
elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Robin Wright, Philip Seymour Hoffman, Chris Pratt, Kerris Dorsey

Amigas,

logo, logo, mais críticas dos indicados ao Oscar. Aguardem!

bjoks

Nenhum comentário:

Postar um comentário