13.8.13

Argo (atrasado, mas tá valendo!)

Olá, gatinhas e gatões (que saudade que eu estava de cumprimentar vocês assim)

Eu sei que a noite do Oscar aconteceu em fevereiro e que todo mundo já sabe que o grande vencedor foi ARGO, mas como eu disse no post de “Volta”, vou escrever sobre filmes que me marcaram nesse ano sabático do blog.

Ben Affleck sempre foi um xuxuzinho na minha vida, apesar de nunca ter estado entre o seleto time do meu Top Five: só pra recordar 1) Rodrigo Santoro, 2) Jake Gyllenhaal, 3) Johnny Depp, 4) Brad Pitt e 5) Bradley Cooper, respectivamente, todos eles beeeeeeem depois do maridinho, claro. Sempre gostei de seus filmes e de sua beleza. Mesmo quando ele estrelou filmes podres como “Demolidor”, eu estava na torcida para ele se reerguer e seguir o caminho seu amigo Matt Damon, que só colecionava bons títulos.

E, finalmente, ARGO mostrou o quanto Ben pode ser o bom moço e nos brindar com todo seu talento na frente e por trás das câmeras. Claro que eu já tinha reparado isso no ótimo ATRAÇÃO PERIGOSA, visto aqui no blog no dia 292, estrelado e dirigido por ele com a participação de Jeremy Renner, Jon Hamm e Rebecca Hall.

A tarefa da CIA em tirar de Teerã (Irã) seis americanos que escaparam da Embaixada dos Estados Unidos
antes de uma invasão ao local por militantes que exigiam a extradição de um ex-governante (história verídica) é balela perto da idéia brilhante do personagem de Ben. Para salvar os seis compatriotas, o Agente Tony Mendez (Affleck) mistura sua vida de espião com um “antigo” sonho de ser cineasta (não dá pra contar mais ou vou acabar entregando a história toda).

Eu gostei muito do filme. O roteiro é muito bem direcionado por Ben e ainda conta com ótimas atuações de Alan Arkin (PEQUENA MISS SUNSHINE) e John Goodman (E aí, meu irmão, cadê você?) como os apoios de Mendez na idéia brilhante de literalmente despistar o governo iraniano até o último segundo.

Argo foi indicado a sete Oscars e levou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição, e representa uma das maiores injustiças de todos os tempos: a ausência de indicação a melhor Diretor para Ben Affleck. O cara ganhou o BAFTA, o Broadcast Film Critics Association Award, o Directors Guild of America Award e o Globo de Ouro, tudo por Melhor Direção e não recebeu a merecida indicação ao Oscar nessa categoria. Mas, pra dançar no pescoço dos membros da Academia, ele subiu ao palco para receber o prêmio como produtor executivo de Argo (que é quem recebe quando a obra ganha como Melhor Filme). Fez um discurso lindo e apaixonado para sua “horrorosa” esposa Jennifer Garner e seus filhos. Quem acompanhou a minha “transmissão” do Oscar pelo Facebook se lembra da minha comemoração: Chuuuuuupa, Academia!!!!!

Nota: 4 popcorns. Não leva nota máxima, porque tem uma cena muito exagerada, que acabou ficando meio clichê no final. Mas, está na lista de recomendadíssimos.

Trailer com legendas. Êba, êba, êbaaaaaaa


Ficha Técnica:
título original: Argo
ano de lançamento: 2012
direção: Ben Affleck
produção: George Clooney, Grant Heslov, Ben Affleck, Graham King
roteiro: Chris Terrio
compositor: Alexandre Desplat
elenco: Ben Affleck, Alan Arkin, John Goodman, Bryan Cranston, Kyle Chandler, Chris Messina, Clea Duvall

É isso, meu povo amado! Espero que tenham gostado da crítica e voltem a acompanhar o blog.

bjoks e pra variar, hoje à noite sonhem com o Rodrigo Santoro!

2 comentários:

  1. Não assisti ainda...
    =(
    quero mto ver!

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaah! Tinha que ter dado 5, Marinaaa! Ao contrário de vc, nunca gostei do Ben. Sempre fiquei perguntando o motivo desse cara fazer sucesso. Aí veio Argo e pqp! Que filme sensacional! Merecia 5! :)

    ResponderExcluir