3.2.11

Dia 126 - Filme 126 - Magnólia


Olá, gatinhas e gatões!

O que adoro nesse blog é a oportunidade de sempre assistir novos ótimos filmes e rever filmes que eu gostei na primeira vez e passo a gostar mais ainda. É o caso de "Magnólia", filme patrocinado pela minha amiga Ale, mãe do bebezuco. Valeu, flore! Adorei!

Eu assisti Magnólia na época em que foi lançado, especialmente por ser O filme de destaque de Tom Cruise, indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, vencedor do Globo de Ouro na mesma categoria. Achei bacana na época, um filme bem diferente, denso e maluco. E nunca mais revi. Até hoje.

O filme conta, simultaneamente, histórias separadas de nove personagens, que na verdade estão ligados por alguma coisa. Uma jovem cocainômana; um apresentador de TV famoso que está morrendo; uma mulher culpada e seu marido idoso moribundo; um policial bom samaritano e certinho; um guru do sexo; um gênio do passado e um gênio do presente; e um enfermeiro gentil e altruísta. Durante o período de 24 horas, os dramas, angústias, esperanças, culpas e desejos de cada um deles são mostrados de forma brilhante, ao som de uma excelente trilha sonora.

Depois de assistir Magnólia pela segunda vez, fiquei com um sentimento engraçado de mistura de paz e de inquietude ao mesmo tempo. Estranho, né? Talvez por conta da complexidade de cada um dos personagens envolvidos nessa história ou a minha, e acredito de muitos, incapacidade de compreender tudo o que se passa nesse dia de nove pessoas que podem muito bem ser indivíduos comuns, com quem cruzamos todos os dias.

Nunca tinha entendido a cena clássica da famosa chuva final (que eu não posso revelar, para não estragar tudo) e hoje eu compreendi. Lavar a alma, reconhecer os erros e pecados, acreditar que ainda existe esperança e mesmo com uma vida repleta de tragédias é possível perdoar. De arrepiar!!!

Sinceramente, acho uma injustiça total Tom Cruise (o tal guru do sexo) ter perdido o Oscar, para Michael Caine (por Regras da Vida)! Ele está brilhante em um papel digno de seu talento que, infelizmente, pode nunca ser reconhecido, por se tratar de um rostinho bonito em Hollywood. E Philip Seymor Hoffman, mesmo em um papel pequeno, mostra todo o seu potencial como o enfermeiro fiel.

Nota: 5 popcorns. Talvez, há dez anos atrás essa nota seria diferente. Mas, hoje não tem como não tirar o chapéu para um dos filmes mais marcantes da década de 1990.

Não trouxe o trailer do filme, mas o clipe de Aimee Mann, responsável por quase todas as músicas da trilha, com a canção indicada ao Oscar e que finaliza o filme em uma cena linda.



Ficha técnica:
título original: Magnólia
ano de lançamento: 1999
direção e roteiro: Paul Thomas Anderson
produção: Paul Thomas Anderson e Joanne Sellar
música: Jon Brion, Fiona Apple e Aimee Mann
fotografia: Robert Elswit
direção de arte: Shepherd Frankel e David Nakabayashi
figurino: Mark Bridges
edição: Dylan Tichenor
elenco: Julianne Moore, Philip Seymour Hoffman, Philip Baker Hall, Pat Healy, Tom Cruise

Amanhã é dia da criançada por aqui! Sexta-feiraaaaaaaaaa

bjoks

Um comentário:

  1. Sério que vc entendeu a chuva??!!
    Pela Deusa!! Nós fizemos sessões inteiras de discussão em volta de auréolas douradas nos botecos pés-sujos de Bauru discutindo esse filme... rsrsrs!!

    Para mim, é uma obra excelente, herdeira do sempre excelente Robert Altman, com seu jeito único e incansável de contar muitas histórias num mesmo espaço-tempo.

    :-)

    ResponderExcluir