18.2.11

Dia 141 - Filme 141 - Inverno da Alma


Olá, lindões!!!

Êbaaaaa, hoje o dia foi ótimo!!! Valeuuuuuuuu!

E como combinamos aqui no blog, em época de premiações, tenho a autorização de vocês para alterar a ordem das categorias no 365Pipocas. E hoje consegui assistir a mais um dos indicados ao Oscar de melhor filme, que encaixa na categoria de domingo: Inverno da Alma.

Ree Dolly (Jennifer Lawrence) é uma adolescente de 17 anos que tem a responsabilidade de cuidar de seus dois irmãos menores e de sua mãe desequilibrada que parece não entender o que acontece a sua volta. Sem dinheiro, Ree faz o que é possível para manter a casa e conta com a ajuda dos vizinhos para colocar comida na mesa.

O cenário é o mais frio possível. Além da neve que toma as paisagens do Missouri (EUA), existe a frieza dos relacionamentos, numa cidade onde a maioria é "meio parente" e que vive com a produção nada clandestina de entorpecentes.

Acostumada à essas congelantes relações, Ree é forte e corajosa, enfrentando o que for preciso para manter sua família unida e com pelo menos um pouco de dignidade. Ela não se abala mesmo após uma notícia de tirar o chão de qualquer um. Seu pai deu a casa e a terra onde ela vive como garantia de pagamento da fiança em sua última prisão, por causa da produção de drogas. Em uma semana, Ree e sua família podem ser despejadas, caso seu pai não apareça para a audiência sobre a prisão.

E ela vai até o fim para conseguir isso. Tenta conseguir informações sobre o pai com seu tio, Teardrop (John Hawkes), um cara bruto que não faz parte do clube dos "Tios Favoritos". Enfrenta os brutamontes concorrentes do "negócio" de seu pai, tentando juntar partes do quebra-cabeça do desaparecimento dele, apanha e no fim, passa por uma das situações mais desesperadoras que eu já vi no cinema, na tentativa de provar que seu pai está morto, garantindo que a casa não poderia ser tomada.

Eu achei o filme muito bom. Pesado, angustiante, mas ao mesmo tempo mostra a força de uma garota que poderia muito bem virar as costas para os problemas e seguir sua vida sendo parte do exército americano, seu sonho anterior. Jennifer Lawrence, um rosto pouco conhecido, vive intensa e brilhantemente essa garota que enfrenta a tudo e a todos.

Inverno da Alma concorre ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz (Jennifer Lawrence), Melhor Ator Coadjuvante (John Hawkes) e Melhor Roteiro Adaptado.

Nota: 4 popcorns. Um filme verdadeiro e angustiante, com ótimas atuações do elenco. Tem partes beeem paradas, mas eu recomendo.




Ficha técnica
título original: Winter's Bone
ano de lançamento: 2010
direção: Debra Granik
roteiro: Debra Granik e Anne Rosellini, baseado em livro de Daniel Woodrell
produção: Anne Rosellini, Alix Madigan-Yorkin e Kate Dean
música: Dickon Hinchliffe
fotografia: Michael McDonough
direção de arte: Mark White
figurino: Rebecca Hofherr
edição: Affonso Gonçalves
elenco: Jennifer Lawrence, Isaiah Stone, Ashlee Thompson, Valerie Richards

Fofuxos,

nesse sábado ainda não sei o que vou assistir e qual categoria atender. Esse Oscar me deixa assim ;)

bjoks

4 comentários:

  1. Ah, já assisti o trailer.
    Parece muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o outro filme que fiquei curiosa para ver com o seu comentário, Mari.

    Está anotado, também!
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Como disse pra Raquel, vale a pena, Aline!
    bjoks

    ResponderExcluir