6.6.11

Dia 248 - Filme 248 - Se Meu Apartamento Falasse



Olá, tchu-tchucos!

Domingo, dia de Oscar aqui no 365Pipocas, começando a semana com um clássico! Lembram que eu falei que descobri uma coisa doida na minha TV a cabo, que tem uns filmes baratinhos pra comprar? Então, achei lá o filme "Se meu apartamento falasse", clássico de 1960 e vencedor do Oscar de Melhor Filme. Ou seja, perfeito para a categoria de domingo.

Jack Lemmon é o jovem solteiro C. C. Baxter. Já tem um tempão que ele trabalha na mesma empresa e continua com a mesma função. Pra subir na vida, fazendo seus chefes gostarem ainda mais dele e talvez recomendá-lo para um cargo melhor, ele começa a emprestar seu apartamento para os garanhões do escritório, para escapadas semanais com suas amantes.

Só tem um problema: a fila de gente querendo uma vez no famoso apartamento de Baxter. E o coitado tem que ficar até mais tarde no trabalho, esperando que os altos executivos terminem o "serviço" com as moças.

Um dos executivos tem como amante a discreta e reservada ascensorista Fran Kubelik (Shirley MacLaine, que eu acho que é avó da Meredith Grey de Grey's Anatomy. Como parece!!!), que acaba ganhando o coração de Baxter. Mas, o cara fica num beco sem saída: como ganhar a amante do chefe sem perder o emprego?

Eu gostei muito do filme. Como todas as comédias daquela época, não é um filme de rolar no chão dando risada, mas tem uma história muito divertida e as técnicas de filmagem são excelentes. "Se meu apartamento falasse" é dirigido por Billy Wilder, mesmo diretor de "Quanto mais quente melhor", já visto aqui no 365Pipocas (relembre a crítica). Venceu cinco Oscar - filme, diretor, roteiro original, direção de arte - preto e branco e edição - e é o último filme em preto e branco (já que A Lista de Schindler tem cenas com vermelho) a ganhar o prêmio máximo da Academia.

Nota: 4 popcorns. Comédia muito bacana e um clássico do cinema. Recomendo!

Trailer sem letrinhas em português.



Ficha técnica:
título original: The Apartment
ano de lançamento: 1960
direção: Billy Wilder
roteiro: I.A.L. Diamond e Billy Wilder
produção: Billy Wilder
música: Adolph Deutsch
fotografia: Joseph LaShelle
direção de arte: Alexander Trauner
edição: Daniel Mandell
elenco: Jack Lemmon, Shirley MacLaine, Fred MacMurray, Ray Walston

Xuxus,

segunda é dia de comédia por aqui. Aguardem!

bjoks

Um comentário:

  1. Lembro de assistir esse filme na Sessão da Tarde... será que foi um sonho?!?!... rsrsrsrs!!

    Bom, pode ser o "Se meu fusca falasse". :-)

    Billy Wilder foi um dos diretores "queridinhos de Hollywood". Qualquer filme dele causava um frisson maior.

    Muito legal mesmo!

    :-)

    ResponderExcluir