2.10.10

Dia 02 - Filme 02 - Chico Xavier


Gente, vou começar esse post falando de uma coisa muito esquisita que aconteceu hoje aqui em Brasília. Vocês acreditam que hoje amanheceu chovendo aqui??? Acho que todo mundo ficou sem saber o que estava acontecendo, porque tinha tanto tempo que o Planalto Central não sentia nem cheiro de chuva, que o povo ficou doido.

Mas, voltando ao mais importante, estamos no dia 02 do 365 Pipocas. E como hoje a categoria é "Quem é mesmo?" escolhi um filme que ainda não tinha assistido: Chico Xavier.

Pra ser sincera, não entendo muito da religião Espírita, então, nunca soube muito bem o que Chico Xavier representa para essa comunidade no Brasil. Então, comecei a assistir ao filme meio sem saber o que esperar. Já tinha visto alguns pedaços de entrevistas, mas nunca tinha parado para entender melhor o que era esse filme.

O filme corre conforme uma entrevista que o Chico, na verdade Francisco de Paula Cândido, dá em um programa de televisão e são inseridos flashbacks sobre a infância, adolescência e vida adulta do médium mais famoso do Brasil. Nessas situações é contada a história de mediunidade de Chico a começar pela forte ligação que ele tem com o espírito da mãe.

O filme segue contando a história de Chico, mostrando o número de pessoas que o procurava em sua casa, pedindo ajuda para curar uma doença ou para se comunicar com os desencarnados. Vemos como sua figura ficou conhecida, até mesmo internacionalmente, além das acusações de falsidade e fraude feitas pela imprensa. O filme termina com Chico adulto, interpretado por Nelson Xavier, que eu acho que poderia muito bem se passar por irmão de Chico na vida real, tamanha semelhança.

O que eu achei muito interessante foi a forma como mostraram a figura do Chico Xavier. Não tentaram convencer ninguém a seguir a doutrina espírita e sim, mostraram quem foi o homem que ajudou tanta gente durante toda a sua vida. Mostrou como ele sofreu preconceitos, perseguições e como foi questionado até mesmo por sua família sobre seus "poderes". Gostei muito do filme, pois nos dá a noção de como uma pessoa simples que viveu para os outros pode se tornar um ícone para toda uma comunidade.

Nota: 4 popcorns, pois superou minhas expectativas, apesar de não ter muitas quando comecei a assistir.

Abaixo, vejam o trailer do filme e um pouco da ficha técnica.



Ficha técnica:
Ano de lançamento: 2010
Elenco: Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Matheus Costa, Tony Ramos, Christiane Torloni, Giulia Gam, Letícia Sabatella, Luis Melo, Pedro Paulo Rangel, Giovana Antonelli
Produção e Direção: Daniel Filho
Roteiro: Marcos Bernstein, AC – baseado na obra “As Vidas de Chico Xavier”, do jornalista Marcel Souto Maior.

Valeu, galera. Espero que tenha gostado.
Até amanhã com a categoria "And the Oscar goes to..."
Bjoks

2 comentários:

  1. Acabei de assistir e amei! Ao contrário de vc, sempre fui íntima do esperitismo e, claro, fã do Chico. Então, foi uma delícia total e esperada assisti-lo.
    Acho que serei sua Julie. rs
    E ó: "Cala boca e morra com educação!". hahahaha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ah, esse eu assisti quase na estréia. Ele é a segunda parte da "trilogia espírita" (junto com "Bezerra de Menezes" e "Nosso Lar"). É muito interessante porque mesmo quem não segue a Doutrina, respeita e admira o trabalho do Chico Xavier. Pode-se dizer que ele foi a reencarnação do meu outro santo preferido: Francisco de Assis. Além do mesmo nome, os dois demonstraram um profundo amor, compaixão e fé por todas as criaturas vivas. :-)

    ResponderExcluir