17.10.10

Dia 17 - Filme 17 - Perdidos na Noite

Olá, meu povo querido!

Domingo de preguiça, sem querer aceitar que o dia vai ser menor por causa do horário de verão. Mas, vamos ao que interessa, porque hoje é dia de ganhadores do Oscar, na categoria "And the Oscar goes to..."

O filme de hoje foi indicado pelo Diego Baraldi, que escreve o blog Sessão Curta ao Sábado (http://curtaosabado.blogspot.com). Nós estudamos juntos na faculdade, mas faz um tempão que não nos encontramos. Diego, fico muito feliz que você esteja acompanhando o blog e adorei a indicação de hoje: Perdidos na Noite.


Perdidos na Noite (ou Midnight Cowboy, no título original) conta a história de Joe Buck (Jon Voight, o pai da Angelina Jolie), um texano ingênuo, que acredita que sua chegada a Nova Iorque vai salvar a vida sexual das mulheres ricas de lá. Achando que vai fazer a vida como garoto de aluguel, Joe acaba usado pelas poucas mulheres que encontra e literalmente paga pra trabalhar.

Joe conhece o malandro de rua Ratzo Rizzo (Dustin Hoffman), que aproveita da ingenuidade do texano para lhe aplicar um pequeno golpe. Depois de acabar com sua grana e ser despejado do hotel onde morava, Joe reencontra Ratzo que, com pena, resolve acolhê-lo e uma parceria de trapaças é iniciada. E assim, vão vivendo a vida, com situações engraçadas pela falta de malícia de Joe e o excesso dela da parte de Ratzo.

Perdidos na Noite ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1969 e também as estatuetas de Melhor Diretor e Roteiro Adapatado. Dustin Hoffman e Jon Voight foram indicados a Melhor Ator e o filme ainda recebeu as indicações de Melhor Edição e Melhor Atriz Coadjuvante. O filme causou polêmica na época de seu lançamento e é o primeiro filme na classificação X (por conta das cenas pornográficas) a ganhar o prêmio máximo da Academia.

Nota: 5 popcorns. Gostei muito mesmo do filme. Com uma ótima condução do diretor, atores maravilhosos, roteiro excelente e trilha sonora marcante, Perdidos na Noite é um clássico do cinema dos anos 1960 e super recomendando pelo 365Pipocas.

Abaixo, o trailer (sem legendas. Vamos treinar o inglês!!) e um pouco da ficha técnica:



Ficha técnica:
Título Original: Midnight Cowboy
Ano de lançamento: 1969
Direção: John Schlesinger
Roteiro: Waldo Salt
Baseado no romance de James Leo Herlihy
Elenco: Dustin Hoffman, Jon Voight, Brenda Vaccaro, John McGiver, Sylvia Miles

Criançada, espero que gostem desse filme. Valeu pela indicação, Diego!

Amanhã, dia de "Divina Comédia" e mais uma segunda-feira de trabalho, mesmo que o horário de verão dificulte.

bjoks e até lá.

2 comentários:

  1. Assisti este filme cents anos atrás e na época eu não gostei. Mas acho que vou assisti-lo de novo, talvez fosse criança demais para compreendê-lo...

    Ah! Vc já assistiu "Tomates Verdes Fritos". Adoooro! =)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Perdidos na Noite para mim sempre foi o programa do Fausto Silva na Band... rsrss!! Aliás, um programa muito legal (de vez em quando vejo alguns no youtube).

    Só recentemente, na minha fase de filmes antigos, eu soube dessa versão do final dos anos 60. Quando assisti, me impressionou muito. E passei uns anos com ele constantemente na mente... Agora vc trouxe de volta.
    :-)

    ResponderExcluir