21.10.10

Dia 21 - Filme 21 - A Lula e a Baleia



Olá, meu povo lindo!

Com preguiça a e com sono, terminamos hoje a 3ª semana do 365Pipocas. E na categoria de hoje "Drama já basta a vida", escolhi um filme que sei que ganhou alguns prêmios e é estrelado pela Laura Linney, atriz que eu gosto muito.

"A Lula e a Baleia" conta a história das lembranças do diretor Noah Baumbach e de seu irmão, no início dos anos 80, durante o divórcio de seus pais. Bernard (Jeff Daniels) e Joan (Laura Linney), os pais, são pessoas perturbadas por um casamento sem amor, cheio de traições, onde o sucesso dela em sua nova carreira como escritora, causa inveja no marido, um escritor que já foi famoso e agora dá aulas em uma universidade.

Essa relação já desgastada, que acaba em divórcio, gera grandes problemas de relacionamento nos dois filhos do casal, Walt e Frank. Os pais só pensam em si mesmos e esquecem que no meio dessa zona, estão dois garotos ainda procurando formar suas personalidades, assustados com a realidade do mundo e da nova situação dos pais.

Olha, eu até procurei outras críticas pra saber se só eu não tinha gostado do filme e parece que sim. Todo mundo fala o quanto esse filme é diferente, verdadeiro, que trata do assunto de forma doce e tal. Mas, eu não compartilho a da mesma opinião. Os pais são aquelas pessoas que tinham que ser proibidas de ter filhos. Pais horríveis, que só se preocupam com seus próprios sentimentos e que tratam os filhos como se fossem amigos da mesma idade. Pessoas sem um pingo de responsabilidade no relacionamento com as crianças e que ficam horrorizadas quando eles se comportam mal. Como se comportar bem com uma mãe que já teve vários amantes e conta tudo isso a eles como se fosse um bate-papo? Ou com um pai arrogante e egoísta que acha que todo mundo é retardado e a maioria dos livros do mundo não presta. Além disso, se faz de vítima culpando todo mundo pelo seu fracasso, mas se esquece de que o problema na verdade é ele mesmo.

Nota: 2 popcorns. Mesmo sendo personagens desprezíveis, acho que nunca vi Jeff Daniels e Laura Linney representando tão bem. Mas, tive vontade de parar de assistir ao filme no meio. Desculpem-me as pessoas que gostaram do filme, mas às vezes verdade demais cansa.

Abaixo, confiram o trailer (sem legendas) e um pouco da ficha técnica:



Ficha técnica:
Título original: The Squid and the Whale
Ano de lançamento: 2005
direção: Noah Baumbach
roteiro:Noah Baumbach
produção:Wes Anderson, Charlie Corwin, Clara Markowicz e Peter Newman
música:Britta Phillips e Dean Wareham
fotografia:Robert D. Yeoman
Elenco: Jeff Daniels , Laura Linney , Jesse Eisenberg , Owen Kline , Halley Feiffer, Anna Paquin

Bom, galera, amanhã é "Dia das Crianças", com um clássico para todas as idades.

Bjoks e sonhem com Cristiano Ronaldo (número 2 do Top 5)

2 comentários:

  1. Eu sempre li esse título como "A Lua e a Baleia"... rsrss!!
    Pelo que você falou, Mari, não tenho a menor vontade de ver... :-(

    ResponderExcluir