4.5.11

Dia 213 - Filme 213 - Butch Cassidy


Olá, meu povo!

No domingo assisti a um filme emprestado pela minha amiga Aline que garantiu que eu ia gostar muito, por ser um clássico e principalmente por ser com o número 1 do meu Top Five de Coroas, Paul Newman.

"Butch Cassidy" conta a história real desse famoso ladrão de bancos (Paul Newman), seu parceiro de todas as horas, Sundance Kid (Robert Redford), e a vida que eles levavam no início do século XX no estado de Wyoming nos EUA.

O filme acompanha a vida dos dois ladrões e a forma como eles viviam fugindo da polícia. Além de bancos, o bando comandado por Butch assaltava trens pagadores e após roubarem de um homem muito rico e poderoso, passam a ser perseguidos intensamente por um xerife incansável. Os dois parceiros tentam escapar de todas as formas e vão parar na Bolívia junto com Etta Place, a namorada de Sundance, na esperanaça de despistarem o xerife. O problema é que eles não conseguem ficar longe dos bancos locais e a fama começa a ficar grande, o que leva ao triste final desses dois foras-da-lei, mas simpáticos e divertidos personagens.

"Butch Cassidy" é extremamente bom. Paul Newman e Robert Redford estão perfeitos juntos e os personagens se completam, como acontece em "Golpe de Mestre" de 1973 já visto aqui no blog (confira a crítica). Por mais que Butch e Sundance sejam bandidos, é impossível não se apaixonar pelos personagens. O primeiro é um charme e sempre engraçado e o outro é meio bobão, mas um atirador de primeira. E um não é nada sem o outro.

Não sei se os dois eram amigos na vida real, mas achei linda essa foto que encontrei na internet:
















"Butch Cassidy" foi indicado a sete Oscar: Filme, Diretor, Roteiro Original (venceu), Fotografia (venceu), Trilha Sonora (venceu), Canção Original (venceu) e Som.

Nota: 5 popcorns. Western de alta qualidade, história interessante e dois atores lindões e excelentes no que fazem.

Trailer sem letrinhas.



Ficha técnica:
título original: Butch Cassidy and the Sundance Kid
ano de lançamento: 1969
direção: George Roy Hill
roteiro: William Goldman
produção: John Foreman
música: Burt Bacarach
fotografia: Conrad L. Hall
direção de arte: Philip M. Jefferis e Jack Martin Smith
figurino: Edith Head
edição: John C. Howard e Richard C. Meyer
elenco: Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross, Strother Martin

Amorecos,

daqui a pouco a crítica de segunda.

bjoks!

Um comentário:

  1. Até me arrepiei agora... rsrsrsrs!!
    Só de lembrar da música, me deu vontade de ver o filme de novo. Você viu o último episódio de House, onde ele e a Cuddy encenam a última cena no filme?!

    Eles eram muito amigos, sim, Mari! Dois coroas rebeldes... rsrsrs!! E você notou que é o mesmo diretor de Um Golpe de Mestre?!
    O filme marcou tanto Robert que ele deu o nome do personagem ao festival de cinema alternativo que criou.

    É perfeito!
    :-)

    ResponderExcluir