23.5.11

Dia 231 - Filme 231 - A Ponte do Rio Kwai


Olá, queridões!!!!

Na quinta-feira, finalmente eu pude adequar a categoria de domingo. Assisti a "Ponte do Rio Kwai", emprestado pela minha amiga Aline. O filme venceu o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e ainda foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante.

Como está um frio danado aqui na capital federal, resolvi não aparecer na foto de hoje, já que estou escrevendo debaixo das cobertas. Pra vocês terem noção do clima, até o meu Taz está bravo com a temperatura.

Na Segunda Guerra Mundial, uma tropa de soldados britânicos é capturada por japoneses, que ordenam que os mocinhos da rainha devem contruir uma ponte para ligar a linha férrea até o outro lado do Rio Kwai. O coronel Nicholson é o chefe dos ingleses e se recusa a realizar a tarefa, pois os japoneses não querem respeitar as hierarquias do exército e dispensar os oficiais (altas patentes) do trabalho braçal. Pela desobediêcia, ele e os oficiais são presos em regime de tortura (sem água, em um cubículo de "telha eternit" ao sol), até que Nicholson vence o Coronel Saito (que comanda os japoneses) pelo cansaço.

Nicholson vai usar a construção da ponte para motivar e dar sentido à vida de seus soldados. Ele coordena tudo de perto e exige que a obra seja realizada com qualidade, no tempo estipulado.

Mal sabe Nicholson que seus planos irão pelos ares, quando o major americano Shears, que fugiu do campo dos prisioneiros, volta à selva para ajudar outros britânicos a explodir a ponte, evitando, assim, que o Japão escoe suas armas para a guerra.

O filme é grandioso! A trilha sonora é clássica e é referência para qualquer menção ao exército. A história é ótima e mostra que mesmo quando a liberdade nos é tirada, é possível fazer algo para dar sentido à nossa existência. O único problema é que o filme é bem longo, então, dá um soninho de vez em quando.

Nota: 4 popcorns. Clássico total, mas como eu disse é loooongo.

Trailer "corre pro Google Translator".



Ficha técnica:
título original: The Bridge on the River Kwai
ano de lançamento: 1957
Direção: David Lean
Produção: Sam Spiegel
Roteiro: Michael Wilson, Carl Foreman
Música: Malcolm Arnold
Fotografia: Jack Hildyard
Edição: Pater Taylor
Elenco: William Holden, Alec Guinness, Jack Hawkins, Sessue Hayakawa

Lindões,

amanhã continuo as críticas.

bjoks!

2 comentários:

  1. Nãaaaaaaaaao acredito!!!!
    Você é que merece o Oscar por conseguir assitir tudinho e ainda dar 4 popcorns.
    Ainda lembro de algumas falas do CCAA. Acho que foi um trauma muito grande... kkk

    ResponderExcluir
  2. Acho que são 3 horas, não é?!... rsrsrs!!
    David Lean não conseguia contar histórias curtas. Os filmes curtos dele eram arrastados, os longos nem tanto.
    Mas ele é o meu diretor antigo favorito, sem sombra de dúvida. E as parcerias dele com Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi) são memoráveis.
    :-)

    Ah, e sempre lembro das Olimpíadas do Faustão, que bem no início tinham essa música, lembra?!

    ResponderExcluir