25.5.11

Dia 234 - Filme 234 - Um Homem Sério


Olá, meus fofuxos!

No domingo, assisti ao único filme indicado ao Oscar 2010 (filmes lançados em 2009) que eu ainda não tinha visto: Um Homem Sério. O filme é dirigido, produzido, escrito e editado pelos irmãos Joel e Ethan Coen, famosos por filmes de humor negro como "Fargo" e "Queime Depois de Ler". Os dois trabalham sempre juntos e já receberam várias indicações ao Oscar. Venceram os prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor em "Onde os fracos não têm vez" (que eu não gostei mesmo!).

Eu sempre fico com receio quanto aos filmes dos irmãos Coen, principalmente pelo ódio mortal que eu tenho por "Onde os fracos não têm vez". Como conseguiram deixar Javier Barden feio, minha gente???? Um ultraje! Mas, como só faltava esse pra completar a lista de indicados, resolvi encarar. Surpresa!

Larry Gopnik é judeu e ganha a vida como professor universitário. Ele é um cara calmo e vive sua vida tranquilamente. Mas, de repente, TUDO começa a desmoronar. Vários raios podem cair no mesmo lugar, mesmo!!!! Sua esposa pede o divórcio, pois se apaixonou por um cara muito mais velho e não vê futuro no casamento com Larry. Ele passa a morar com o irmão dele, um folgado esquisitão, num motel de beira de estrada. Larry não tem dinheiro para nada e não sabe o que fazer quando um aluno tenta o subornar para ganhar uma nota melhor na faculdade. A carreira dele está ameaçada por causa de cartas anônimas enviadas para a universidade sobre sua matéria. Sua vizinha boazuda é uma maconhada que dá em cima dele, mas ele não acredita que aguenta o tranco.

Larry não tem idéia por onde começar a resolver seus problemas. Em meio a organização do Bar Mitzvah de seu filho (rebelde e drogado às escondidas), ele busca solução junto a três rabinos de sua comunidade.

O humor negro dos Coen é 8 ou 80. Tem quem ame e tem quem odeie. Nesse filme, em particular, eu gostei da forma como a história foi contada. O personagem de Larry é totalmente crível: um cara meio bobão, que vai deixando a vida acontecer e mesmo com tudo dando errado, ele não tem peito para se impor e resolver tudo.

Indicado aos Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.

Nota: 4 popcorns. O filme é interessante. Bem "lado B". Gostei!

Trailer com letrinhaaaaas! Iupi!



Ficha tecnica:
título original: A Serious Man
ano de lançamento: 2009
direção: Joel Coen, Ethan Coen
roteiro: Joel Coen e Ethan Coen
produção: Joel Coen e Ethan Coen
música: Carter Burwell
fotografia: Roger Deakins
direção de arte: Deborah Jensen
figurino: Mary Zophres
edição: Joel Coen e Ethan Coen
elenco: Michael Stuhlbarg, Richard Kind, Fred Melamed, Sari Lennick

Bonitos,

daqui a pouco a crítica de segunda. Estamos quase lá!!

bjoks

2 comentários:

  1. O único filme dos Coen que gostei foi "E aí, meu irmão, cadê você?"

    Fiquei com vontade de ver esse agora. :-)

    ResponderExcluir