11.5.11

Dia 218 - Filme 218 - A Missão


Olá, bonitas e bonitos!

Lembram que eu estava devendo um filme da categoria "And the Oscar goes to..." de domingo? Então, pra ficar tudo direitinho assisti na sexta-feira um filme indicado ao prêmio máximo e a outros seis prêmios. E olha que coisa engraçada. São sete indicações, diferente do que diz a capa do DVD. Conferi até no site do Oscar, acreditam? Esquisito!!!!!

Bom, mas vamos à história. Durante o século XVIII, os colonizadores europeus viviam na América do Sul trabalhando, principalmente, na captura e escravização dos índios nativos. Rodrigo Mendonza (Robert De Niro) é um famoso caçador de índios e é considerado um ótimo mercador de escravos. Acostumado com a violência diária, ele tira a vida de seu próprio irmão por conta do amor de uma donzela. Em liberdade, já que a morte aconteceu em um duelo, ele é tomado pelo sentimento de culpa e remorso e resolve se isolar em um mosteiro na tentativa de se perdoar. Lá, ele é convidado pelo irmão Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta que foi indicado para assumir uma missão no meio da mata povoada pelos índios guaranis.

Depois de se auto-flagelar levando nas costas uma pesada carga até quase chegar à missão, Rodrigo passa a conviver com aqueles que antes eram seu objetivo na caça. Ele passa a gostar e a respeitar a cultura indígena e também se torna um jesuíta. Quando a igreja, obrigada pelas decisões políticas da coroa portuguesa, tem que tirar os índios das missões de qualquer maneira (principalmente à força), os jesuítas unem-se aos nativos para se manterem firmes naquele lugar. Rodrigo renuncia aos seus votos para ser o líder de um grupo de resistência e Gabriel não luta com armas, mas mantém a rotina religiosa com os índios na missão.

Sinceramente eu achei que não ia gostar do filme quando comecei a achar cansativo no começo. Mas, o filme é muito interessante, principalmente na parte histórica a respeito da chegada do homem branco e da doutrina religiosa que foi imposta aos nativos. A trilha sonora de Ennio Morricone (Era Uma Vez no Oeste) é outro personagem do filme. Belíssima!

Nota: 4 popcorns. É um filme cansativo, mas o roteiro, os personagens e a música deixam tudo muito bom.

Trailer com letrinhas, iupi, iupi!



Ficha técnica:
título original: The Mission
ano de lançamento: 1986
direção: Roland Joffé
roteiro: Robert Bolt
produção: Fernando Ghia e David Puttnam
música: Ennio Morricone
fotografia: Chris Menges
direção de arte: John King e George Richardson
figurino: Enrico Sabbatini
edição: Jim Clark
elenco: Robert De Niro, Jeremy Irons, Ray McAnally, Aidan Quinn, Liam Neeson

Lindões,

amanhã continuo a atualização do blog. Vamos conseguir, eheheeh. Só pra lembrar que o DVD de "A Missão" foi emprestado pela minha amiga Aline. Valeu, flore!

bjoks

Um comentário:

  1. De nada! Às ordens. :-)

    Acredita que, apesar de ter uma simpatia imensa pelo filme, pela história, pelos envolvidos na produção, de TER o filme, eu nunca o vi?!... rsrss!!

    Acho que tenho medo de ver como foi o massacre dos povos das Missões, não sei... Mas acho que agora que você abriu, eu tenho que tomar coragem, né?!... rsrsrss!!

    :-)

    ResponderExcluir