30.5.11

Dia 242 - Filme 242 - Encontros e Desencontros


Olá, queridos!

Eu até tentei assistir ao novo filme da Sofia Copola, "Um Lugar Qualquer", comprando no Pay Per View da TV a cabo. Mas, quando comprei, o filme que apareceu não tinha nada a ver com a história de Stephen Dorff como um ator decadente e a relação dele com sua filha. Liguei, reclamei, mas mesmo assim vou ter que ficar de olho pra não cobrarem na fatura!!!!

Pra não deixar Sofia de lado, resolvi, então, assistir de novo a outra comédia dela que acabou de chegar na estante aqui de casa: Encontros e Desencontros.

Bob Harris (Bill Murray) é um ator na crise da meia idade que está em Tóquio como garoto-propaganda de um uísque japonês. Charlotte é uma garota de vintes e poucos anos que está na capital japonesa acompanhando seu marido que trabalha como fotógrafo de uma banda de rock. Mesmo com vários compromissos de trabalho, Bob passa muito tempo sem fazer nada na cidade. Charlotte faz menos coisas ainda, já que seu marido super workaholic a deixa sozinha no hotel por dias.

Hospedados no mesmo hotel, Bob e Charlotte acabam se cruzando e começam a construir uma amizade muito bacana. Cada um com seus problemas de relacionamento - ele num casamento falido e rotineiro e ela no início do seu -, de carreira - ela recém-graduada sem rumo e ele famoso, mas deprimido com os trabalhos atuais - e de sono - nenhum dos dois consegue dormir por conta do fuso horário -, Bob e Charlotte passam a sair juntos e conversar horas e horas, gerando entre eles cumplicidade e compreensão.

Eu simplesmente adoro esse filme. Já vi e revi e continuo dando risada das situações em que se encontram os personagens principais. A dificuldade dita no título é perceptível o tempo todo, não só com o idioma do Japão (mesmo com tradutores), mas com a cultura, a comida, as pessoas. Além da dificuldade de diálogo de Bob e Charlotte com seus próprios cônjuges - a mulher de Bob só dá atenção à reforma da casa deles e o marido de Charlotte só se preocupa com o trabalho.

Bill Murray está simplesmente perfeito no papel do ator cansado e deprimido e Scarlett Johansson traz doçura e sensualidade a um papel muito bacana que é Charlotte.

Eu sou meio suspeita quando se trata dos filmes de Sofia Copolla. Adoro "As Virgens Suicidas" e vocês já conhecem minha opinião sobre "Maria Antonieta" (reveja a crítica). Mas, "Encontros e Desencontros", com certeza total, é o meu filme preferido dessa diretora, ganhadora do Oscar de Melhor Roteiro Original por este filme 242 do 365Pipocas.

Nota: 5 popcorns. Comédia na medida certa com personagens ótimos e história deliciosa de se ver e rever e rever...

Ninguém perdido na tradução. Trailer com legendas!!!!



Ficha técnica:
título original: Lost in Translation
ano de lançamento: 2003
direção e roteiro: Sofia Coppola
produção: Sofia Coppola e Ross Katz
música: Brian Reitzell e Kevin Shields
fotografia: Lance Acord
direção de arte: Mayumi Tomita
figurino: Nancy Steiner
edição: Sarah Flack
elenco: Scarlett Johansson, Bill Murray, Giovanni Ribisi, Fumihiro Hayashi, Anna Faris

Crianças,

amanhã é dia de vocês por aqui. Só que estou sem indicações de filmes por parte dos meus amados seguidores. Cadê vocês?

bjoks

Um comentário:

  1. Você colocou o blog em dia!!!
    Aêêêêêêêêêêê!!!

    Confesso: nunca assisti Encontros e Desencontros. Não sei porquê, pois gosto dos filmes de Sofia...
    Acho que é por ele ser tão comentado e a minha mente doentia não consegue gostar de coisas que todos gostam... rsrsss!! Loucuras nerd.

    :-)

    ResponderExcluir