17.4.11

Dia 196 - Filme 196 - Maria Antonieta


Olá, gatinhas e gatões

Bom, na quinta-feira, até tinha começado a assistir a um filme de drama, mas quando vi que ia passar "Maria Antonieta" na TV a cabo, resolvi antecipar a categoria de sábado para casar direitinho e poder rever esse filme que eu gosto muito.

O filme, dirigido e escrito por Sofia Coppola ("As Virgens Suicidas" e "Encontros e Desencontros"), conta a história da princesa austríaca Maria Antonieta (Kirsten Dunst), desde seu casamento aos catorze anos com o herdeiro do trono francês, passando pelo nascimento de seus filhos, até sua saída do Palácio de Versalhes durante a Revolução Francesa. A vida de luxo, o consumismo, as festas e as traições da Rainha da França são mostradas para entendermos a dimensão dos gastos e falta de limites de uma criança que, de repente, se vê responsável pela solidez da aliança política entre Áustria e França.

O filme foi rodado em locação dentro do Palácio de Versalhes (França), mostrando quadros e móveis que não estão incluídos nas visitas abertas ao público. O figurino é impecável e eu gostei do toque moderno dado ao filme pela utilização de músicas atuais na trilha sonora.

"Maria Antonieta" é daqueles filmes "ame ou odeie". As críticas que li em outros sites são 50-50. Mas, muitos reclamam da falta de profundidade da figura de Maria Antonieta e que Sofia Coppola deveria ter falado mais sobre os problemas da Revolução Francesa. Eu não concordo. Mesmo não gostando muito da Kirsten Dunst, eu acho que ela soube passar bem quem foi essa mulher tão importante para a França, todas as angústias, as despreocupações e o poder. E para aqueles que queriam mais sobre a Revolução, procurem algum filme com o título "Revolução Francesa" e não cobrem da biografia as partes históricas, que aqui foram mostradas como pano de fundo. E, na minha opinião, deixadas corretamente em seu devido lugar, pois se me recordo o filme se chama "Maria Antonieta", não é mesmo?

Nota: 4 popcorns. Já assisti várias vezes e vou continuar assistindo, apesar da birrinha que eu tenho com a Kirsten Dunst.

Trailer "the book is on the table".



Ficha técnica:
título original: Marie Antoinette
ano de lançamento: 2006
direção e roteiro: Sofia Coppola
produção: Sofia Coppola e Ross Katz
música: Jean-Benoît Dunckel e Nicolas Godin
fotografia: Lance Acord
direção de arte: Anne Seibel
figurino: Milena Canonero
edição: Sarah Flack
elenco: Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Marianne Faithfull, Steve Coogan

Amores,

amanhã tem as críticas de sexta e sábado.

bjoks

2 comentários:

  1. Eu gosto muito desse filme. Jamais espero de uma biografia que fique falando demais do contexto histórico... As melhores citam, claro... Agora, imagine Minha Amada Imortal, ou Amadeus falando de como andava a cena política o tempo todo... rsrsrs!!

    Se quiserem saber como estava, sugiro Danton, o Processo da Revolução, que mostra bastante, ou Giordano Bruno para ver sobre a Inquisição Romana.

    E a história dos brioches permanece um mistério... RSRSRS!!!

    ResponderExcluir