2.8.11

Dia 305 - Filme 305 - Cinema Paradiso


Olá, amorecos!

Segunda-feira é dia de comédia aqui no 365Pipocas, mas por conta de prazo de entrega de DVDs na locadora, antecipei a categoria de quinta e assisti a um drama.

Comecei a ver o filme com a idéia de que na verdade estava revendo-o. Depois de dez minutos de história, percebi que nunca tinha assistido a "Cinema Paradiso" antes, acreditam? Muito engraçado. Não tinha nem idéia do que viria pela frente mesmo. Mas, vamos ao filme.

Salvatore, conhecido como Totó, é um garoto que vive em uma cidade da Sicília com sua mãe e irmã, à espera de seu pai que ainda não voltou da Guerra (a Segunda). Bem antes do surgimento da televisão, a cidade tem como única forma de diversão o Cinema Paradiso, onde são exibidos todos os tipos de filmes, mas não sem antes passar pela "edição" do padre da cidade.

Fascinado pelo mundo que o cinema proporciona, Totó fica no pé do empregado mais fiel do Paradiso, o projetista Alfredo (Philippe Noiret) para que ele o ensine a trabalhar com a máquina de projeção. Os dois começam uma amizade muito bonita e sincera e trocam de lugar no ofício da sétima arte quando uma tragédia acontece no cinema.

O filme, na verdade, é visto em flashback, como memórias do agora adulto Totó que recorda os anos de ouro em que trabalhava no Cinema Paradiso e volta muito anos depois à sua antiga cidade, após uma notícia dada por sua mãe.

"Cinema Paradiso" é considerado um dos melhores filmes da história do cinema. E agora que assisti de verdade ;) concordo totalmente. Apesar de não ter gostado muito da qualidade da filmagem e do som (porque tudo parece dublado, não só o ator francês Philippe Noiret), a história é uma gracinha e não tem como não amar o pequeno Totó, garoto esperto e que vive se metendo em encrencas, mas que tem um coração enorme. E claro, nem é preciso citar muito Philippe Noiret, que como em "O Carteiro e o Poeta" (já visto AQUI), nos oferece um personagem tão querido.

Nota: 4 popcorns. Perdeu pontos só pela parte técnica.

O trailer não é nem em italiano e nem tem legendas. É narrado em inglês. ;)



Ficha técnica:
título original: Nuovo Cinema Paradiso
ano de lançamento: 1988
direção e roteiro: Giuseppe Tornatore
produção: Mino Barbera, Franco Cristaldi e Giovana Romagnoli
música: Andrea Morricone e Ennio Morricone
fotografia: Blasco Giurato
figurino: Beatrice Bordone
edição: Mario Morra
elenco: Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Marco Leonardi, Jacques Perrin

Lindões,

daqui a pouco a crítica de terça. Filme indicado por vocês.

bjoks

3 comentários:

  1. Oi Marina!!
    Muito legal o seu blog!
    Parabéns!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flávia!
    Que bom que apareceu por aqui. Espero seus comentários e dicas de filmes.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  3. Cinema Paradiso é um dos meus filmes favoritos, e é o preferido do meu pai. A história é linda demais, e a parte técnica, Mari, é intencional. É mesmo para parecer um filme antigo, sem muito apuro. Acho que é o charme da obra, junto com aquela música maravilhosa!! É bom saber que o cinema desperta paixões tão delicadas, capazes de produzir declarações como essa.
    :-)

    ResponderExcluir