16.8.11

Dia 317 - Filme 317 - Chaplin


Olá, minha gente

Sábado é dia de "Quem é mesmo?" aqui no 365Pipocas e resolvi locar um filme que nunca tinha visto, tinha a maior curiosidade de assistir, mas também muito preconceito por conta da fama de Robert Downey Jr. nessa época do filme. Coisa besta, né?

"Chaplin" conta a história de... claro, o rei do cinema mudo, Charlie Chaplin, interpretado brilhantemente por Robert Downey Jr. O filme acompanha a vida desse ator, produtor, diretor e mulherengo desde a infância quando foi tirado da mãe considerada louca.

Chaplin começou sua carreira no teatro, com esquetes de comédia, sempre sem falas. Com o sucesso de um personagem bêbado, ele é contratado por Hollywood para participar de várias comédias mudas e é quando cria seu personagem "Vagabundo".

O filme mostra ainda as váaaarias mulheres que passaram pela vida dele, gerando diversos escândalos, especialmente pelo gosto peculiar dele por mocinhas novinhas e ninfetas. Mas, aos 45 anos, ele encontra Oona O'Neill de apenas 17 anos que foi sua esposa até a morte dele em 1977 e lhe deu 8 filhos.

Eu gostei de "Chaplin". O filme é mesmo sobre a vida de Charlie Chaplin, sem buscar muita ajuda nos filmes que ele fez. Algumas cenas sugerem de onde veio a inspiração para os trabalhos que ele realizou, como num dia na praia com seus filhos, Chaplin brinca com uma grande bola de plástico, batendo nela com o pé, o bumbum ou rodando-a no dedo (O Grande Ditador). Robert Downey Jr. está ótimo no papel da lenda que também tinha problemas e era muito humano.

Nota: 4 popcorns. Filme muito interessante, ainda mais que fala de um homem tão importante para a história do cinema. Recomendo!

Trailer "the book is on the table".



Ficha técnica:
título original: Chaplin
ano de lançamento: 1992
direção: Richard Attenborough
roteiro: William Boyd, Bryan Forbes e William Goldman, baseado nos livros de David Robinson e Charles Chaplin
produção: Richard Attenborough e Mario Kassar
música: John Barry
fotografia: Sven Nykvist
direção de arte: Mark W. Mansbridge
figurino: Ellen Mirojnick e John Mollo
edição: Anne V. Coates
elenco: Robert Downey Jr., Geraldine Chaplin, Paul Rhys, Anthony Hopkins, Moira Kelly, Diane Lane,

Queridões,

daqui a pouquinho a crítica de domingo.

bjoks

Um comentário:

  1. Gosto muito desse filme. Assisti na época porque gostava da fama de mau do Bob... rsrsrs!! Mas, principalmente, por ser um filme de Attnborough, que já tinha se saído excelentemente bem com Gandhi (1982). Acabou provando, mais uma vez, que sabe como contar a biografia de alguém extremamente famoso de forma nova e surpreendente.

    Além disso, a filha do próprio homenageado (no papel da avó dela, eu acho) presente emprestou mais credibilidade à história.

    Fora isso, eu sempre fui muito curiosa em relação aos pioneiros do cinema, e Chaplin é o mais conhecido deles. A inventividade dele não tinha limites, a não ser a própria sociedade, que não permite que mentes livres voem muito alto, fora do seu controle.

    :-)

    ResponderExcluir