8.8.11

Dia 310 - Filme 310 - Noivo Neurótico, Noiva Nervosa



Olá, queridos e queridas

Acabei me enrolando com os dias para entregar DVDs na locadora e tive que antecipar a categoria de domingo para esse sábado. Mas, tudo bem, o que tá valendo é que o filme do dia foi assistido ;)

Já tinha um tempo que eu queria assistir a "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa", um filme com título que eu tenho que parar pra pensar antes de falar se não sai tudo ao contrário. E como estou tentando colocar filmes inéditos na minha vida nesses últimos dias de blog, aproveitei para pegar esse na locadora.

Confesso que não assisti a muitos filmes de Woody Allen, mas gostei da maioria que vi. Por exemplo, achei "Celebridades" um filme bacana, "Vicky Cristina Barcelona" (visto AQUI no blog) muito divertido e estou doida pra ver "Meia-noite em Paris".

"Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" é um filme de 1977, mas é totalmente atual. Fala do desespero de começar e manter um relacionamento, as paranóias das duas partes que estão tentando conquistar o sexo oposto e, claro, as loucuras de Woody Allen. Ele é Alvy Singer, um comediante judeu, irritado com tudo e que tem regras para várias coisa da vida. Alvy conhece Annie (Diane Keaton), uma jovem que não tem muita perspectiva do que vai fazer no futuro e está iniciando uma carreira de cantora. Os dois começam a namorar e logo passam a morar juntos e mesmo se dando bem, as brigas e desentendimentos se iniciam rapidamente.

O mais legal do filme é a forma non-sense que Woody Allen traz para desenhar cada cena. Tem de tudo: desenho animado falando de sensualidade; Marshall McLuhan (o meio é a mensagem) aparecendo numa fila de cinema para que Alvy comprove que um cara está dizendo bobagens; e várias cenas em que no meio da conversa, Alvy vira pra você, espectador e conversa diretamente contigo. Mas, uma das cenas mais legais é quando Alvy está com seu analista ao mesmo tempo em que Annie está falando com a dela. A tela é dividida ao meio enquanto eles derramam suas queixas. O diálogo de um completa o do outro e fica uma coisa muito doida e engraçadíssima.

Gostei de "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" porque é uma comédia inteligente. Nada dos enlatados de hoje em dia que só tem sexo e baixaria. Diane Keaton me surpreendeu com sua Annie maluquinha, apaixonada e perdida. E Woody Allen atua, escreve e dirige uma história de mais de 30 anos atrás que poderia se passar tranquilamente por hoje.

Venceu quatro Oscar: melhor filme, diretor, atriz (Diane Keaton) e roteiro original. Woody Allen também foi indicado a melhor ator, mas não levou.

Nota: 4 popcorns. Filme bacana demais. Me diverti muito.

Pra vocês terem noção do non-sense do filme, trouxe a cena inicial com um monólogo de Alvy Singer, ou seria o próprio Woody Allen?



Ficha técnica:
título original: Annie Hall
ano de lançamento: 1977
direção: Woody Allen
roteiro: Woody Allen e Marshall Brickman
produção: Charles H. Joffe e Jack Rollins
fotografia: Gordon Willis
direção de arte: Mel Bourne
figurino: Ralph Lauren e Ruth Morley
edição: Wendy Greene Bricmont e Ralph Rosenblum
elenco: Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts, Carol Kane

Lindões,

daqui a pouco a crítica de domingo.

bjoks

Um comentário:

  1. Marshall McLuhan, o criador da expressão “cultura de massa”!! Que interessante!!

    O que não gosto em Wood é que ele fala MUUUUIIITTTOOO e às vezes me cansa.
    Por outro lado, as idéias dele são excelentes, e muitas cenas de seus filmes parecem tiradas diretamente da minha mente enlouquecida, então fico no meio-termo.
    :-)

    ResponderExcluir