10.8.11

Dia 314 - Filme 314 - O Último Rei da Escócia


Olá, meu povo

Quarta-feira não vai ser o dia do maridinho essa semana aqui no 365Pipocas. Vocês sabem que antecipei a categoria de domingo para sábado e do maridinho pra domingo, então ficou faltando um filme de biografia para deixar a semana arrumadinha. E para isso, resolvi rever "O Último Rei da Escócia".

O filme é baseado em fatos reais tendo como guia o livro homônimo de Giles Foden, que conta história do militar Idi Amin Dada que governou Uganda entre 1971 a 1979, após um golpe de Estado.

O personagem fictício, Nicholas Carrigan (James McAvoy) é um médico escocês recém-formado que escolhe Uganda para fazer alguma coisa para "mudar o mundo" em 1970. Como voluntário ele trabalha em um vilarejo de lá auxiliando o único médico do local até que é apresentado ao general Idi Amin Dada (Forest Whitaker), mais novo presidente de Uganda.

Amin solicita os serviços particulares de Nicholas que, além de médico do presidente e de sua família, torna-se conselheiro oficial de Amin. O problema é que Amin é totalmente maluco, um ditador cruel e que desconfia de tudo e de todos. Por isso, manda matar todo mundo que o contraria ou que ele suspeita de algo. O pobre Nicholas fica num beco sem saída, quando Amin passa a desconfiar dele e o impede de sair do país.

O filme é tenso! Amin é um homem sem coração e tão louco, mas tão louco que chegam a ser engraçados os absurdos que ele faz com o povo ou mesmo com sua própria família. Forest Whitaker mereceu cada pedacinho daquele Oscar de Melhor Ator, pois ele capturou toda a insanidade do ditador que teve um governo que matou mais de 300 mil pessoas. A loucura do homem era tão grande que rumores dizem que ele praticava canibalismo :-0 E James McAvoy, ruivo e com sotaque escocês é um xuxuzinho de muito talento, repetido em "Desejo e Reparação". E ainda tem Gillian Anderson, a eterna Dana Scully de "Arquivo X", como uma quase amante de Nicholas.

Nota: 4 popcorns. Filme interessantíssimo e forte, com atores de primeira. Recomendo, mas prepare-se para cenas pesadas de tortura.

Trailer com português de Portugal. Ora, pois!



Ficha técnica:
título original: The Last King of Scotland
ano de lançamento: 2006
direção: Kevin Macdonald
roteiro: Jeremy Brock e Peter Morgan, baseado em livro de Giles Foden
produção: Lisa Bryer, Andrea Calderwood, Christine Ruppert e Charles Steel
música: Alex Heffes
fotografia: Anthony Dod Mantle
direção de arte: Joshua Barraud
figurino: Michael O'Connor
edição: Justine Wright
elenco: Forest Whitaker, James McAvoy, Kerry Washington, Simon McBurney, Gillian Anderson

Amados,

quinta é dia de drama por aqui. Ainda não sei o que vou assistir. Tchan,tchan, tchan, tchan...

bjoks

Um comentário:

  1. Esse foi o filme que me apresentou o James, e só por isso serei eternamente fã... rsrsrss!!

    Idi Amin foi uma figura tão conhecida que tem até música para ela feita pelo Raulzito "Idi Amin Dada, vinde a mim neném! Bate uma, xará, que quero outra também". Mas eu não sabia o quanto ele tinha sido psicopata.

    O filme é excelente, umas das melhores biografias que já vi.

    Agora, surpresa foi saber que o personagem do James é fictício! Para mim, ele era real... rsrrs!!

    Pense em mim assistindo um filme com um escocês, ruivo, tomando uísque!!!!!!

    (Eric, Eric, Eric!!!)

    :-)

    ResponderExcluir