6.8.11

Dia 306 - Filme 306 - Zodíaco


Olá, meus queridos

Um pouco atrasada aqui nas críticas, mas como sempre, os filmes foram assistidos rigorosamente, ok?

Bom, na terça-feira, resolvi locar um filme indicado pelo meu colega de trabalho Raphael, que garantiu que seu eu gostei de "Seven" (já visto AQUI), eu iria gostar de "Zodíaco" também. E como o diretor David Fincher é responsável pelos dois filmes, não tinha como ser diferente.

"Zodíaco" é um filme baseado em fatos reais de investigação policial e jornalística. Em 1969, cartas são enviadas a três famosos jornais da Califórnia relatando que o autor dos textos também é responsável pela morte de três pessoas nos últimos dias no estado. Uma parte das cartas é escrita em código e ninguém sabe por onde começar para decifrá-lo.

Jake "número 2 do meu Top Five" Gyllenhaal é o cartunista Robert Graysmith do San Francisco Chronicle e fica obcecado ao tentar decodificar a carta enviada ao seu jornal. Várias cartas continuam a ser enviadas e a polícia e os jornais ficam cada vez mais sedentos para capturar o bandido, que intitula-se "O Zodíaco".

A população entra em pânico com mais mortes e o caso toma uma dimensão de cinema, quando os detetives David Toschi (Mark Ruffalo) e William Armstrong (Anthony Edwards) e o repórter Paul Avery (Robert Downey Jr.), colega de Graysmith, passam a ser vistos como celebridades por estarem envolvidos na investigação.

Mas, o mais obcecado na história é o Graysmith que põe sua família em risco quando quer ir a fundo em sua investigação particular. Pelo menos, isso rendeu-lhe o livro em que "Zodíaco" é baseado. Aliás, o caso não foi solucionado até hoje e ficou conhecido como um dos mais famosos da história americana.

Filme de investigação de primeira, conta com um elenco ótimo e a história é super envolvente. Nem precisa comentar que Jake está maravilhoso, lindo, tchu-tchuco e tudo de bom. E Robert Downey Jr. com a mesma cara ótima de sempre também tem um papel bacana. David Fincher que também dirigiu "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "A Rede Social" (já visto aqui no blog), mostra que tem a mão perfeita para o suspense e guia a história de forma interessantíssima.

Nota: 4 popcorns. Não me impressionou tanto como Seven, mas vale muito a pena assistir.

Trailer com legendas em espanhol. "Buenos dias" ;)



Ficha técnica:
titulo original: Zodiac
ano de lançamento: 2007
direção: David Fincher
roteiro: James Vanderbilt, baseado em livro de Robert Graysmith
produção: Ceán Chaffin, Brad Fischer, Mike Medavoy, Arnold Messer e James Vanderbilt
música: David Shire
fotografia: Harris Savides
direção de arte: Keith P. Cunningham
figurino: Casey Storm
edição: Angus Wall
elenco: Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards, Robert Downey Jr.

Amorecos,

daqui a pouco a crítica de quarta. Filme do maridinho, clássico da Sessão da Tarde.

bjoks

Um comentário:

  1. Confesso que não gostei tanto assim de Zodiac também. Acho que são filmes diferentes, apesar de ter alguns envolvidos nos dois projetos. Zodiac tem uma história intrigante, mas o excesso de informações talvez o tenha deixado muito cansativo, não sei...

    :-(

    ResponderExcluir