9.7.11

Dia 275 - Filme 275 - O Pianista


Olá, queridos!

Estamos super atrasados com os posts aqui do blog, mas vou conseguir!!!!

Então, no sábado, revi o filme "O Pianista", dirigido por Roman Polanski que venceu o Oscar de Melhor Diretor por essa obra, mas que não pôde ir à festa de entrega do prêmio por ser foragido da polícia americana (problemas com encontros sexuais com uma menor de idade) :0

O filme, baseado em fatos reais, também deu o Oscar a Adrien Brody (King Kong), que vive o pianista do título, Wladyslaw Szpilman, um judeu que trabalhava em uma rádio e vivia com seus pais e irmãos em Varsóvia na Polônia, durante a ocupação da cidade pelos alemães na Segunda Guerra Mundial.

Após todas as humilhações sofridas pelos judeus, como a restrição da quantidade de dinheiro que cada um poderia ter em casa, ou da obrigatoriedade do uso de faixas com a estrela de Davi nos braços para identificá-los, esse grupo é transferido para o gueto de Varsóvia, incluíndo Szpilman e sua família. Lá, os judeus são tratados como animais, sendo eliminados por qualquer comentário ou mesmo só pela vontade de matança dos alemães.

Quando os alemães começam a transferir os judeus para os campos de concentração fora de Varsóvia, Szpilman é o único que é salvo por um soldado conhecido de sua família. Ele passa a trabalhar nas construções alemãs, até que consegue fugir do local e começa a viver clandestinamente com a ajuda de amigos não-judeus.

Após um ano e quase à beira da morte, Szpilman passa a viver em prédios abandonados da cidade, depois que um tanque quase derruba o apartamento onde ele se escondia. Sem comida, ele é salvo por sua arte, após um encontro com o inimigo, numa das cenas mais lindas de todo o filme.

"O Pianista" é um filme belíssimo, que apresenta a grandeza desse personagem que passou por todas as tragédias da guerra, sem perder sua essência e seu amor pela música. Adrien Brody não tinha como não ser premiado por esse filme - ele está simplesmente perfeito. Pena que depois ele foi ladeira abaixo com o chatíssimo "King Kong".

Nota: 5 popcorns. Filme excelente! Gostei tanto quanto "A Lista de Schindler".

Trailer com legendas! Êba!



Ficha técnica:
título original: Le Pianiste
ano de lançamento: 2002
direção: Roman Polanski
roteiro: Ronald Harwood, baseado em livro de Wladyslaw Szpilman
produção: Robert Benmussa, Roman Polanski e Alain Sarde
música: Wojciech Kilar
fotografia: Pawel Edelman
direção de arte: Sebastian T. Krawinkel
figurino: Anna B. Sheppard
edição: Hervé de Luze
elenco: Adrien Brody, Thomas Kretschmann, Frank Finlay, Maureen Lipman

Xuxus,

daqui a pouco a crítica de domingo. Filme com George Clooney.

bjoks

2 comentários:

  1. Concordo: o filme é perfeito! Acho que foi um dos últimos filmes bons inteiramente que vi.

    E concordo também em relação ao Adrien: depois desse começo esplendoroso, nunca mais conseguiu ser mais que regular. Uma pena.

    :-)

    ResponderExcluir
  2. É, Nininha, o Adrien Brody está de mal a pior. Agora ele fez um filme com a Alice Braga, "Predadores", e com certeza o maridinho vai querer assistir. Sorte pra mim. Bjoks

    ResponderExcluir