20.7.11

Dia 289 - Filme 289 - Razão e Sensibilidade


Olá, bonitos

No sábado, resolvi trocar a categoria pela de domigo, "And the Oscar goes to...". Revi um filme muito bacana, baseado no livro de Jane Austen: Razão e Sensibilidade.

As irmãs Dashwood, Elinor (Emma Thompson), Mariane (Kate Winslet) e Margareth, junto com sua mãe, ficam sem dinheiro após o falecimento de seu pai, pois na Inglaterra no século XIX o dinheiro ficava para o filho homem. Sem lugar para morar, elas passam um tempo com seu meio-irmão (o herdeiro que deu uma miséria em dinheiro para elas) e sua esposa intragável. Durante esse período, Elinor se apaixona por Edward Ferrars (Hugh Grant), irmão de sua cunhada macabra.

Proibida de se envolver com Edward devido à diferença de classes sociais, Elinor e sua família se mudam para um chalé emprestado por um primo de sua mãe. Lá, Mariane se apaixona perdidamente por um jovem que a salvou durante uma tempestade e Elinor continua amando Edward, até saber de um segredo dele que acaba com suas esperanças.

As duas irmãs vivem o amor de formas diferentes: Mariane é pura paixão e não liga para o que a sociedade vai pensar dela. Já Elinor é recatada e sensata, seguindo até demais as regras do mundo. Uma é a sensibilidade e a outra é a razão do título. ;)

Após tragédias, novos amores, decepções, recomeços e muitas risadas, as irmãs Dashwood terminam suas histórias como a maioria dos livros de Jane Austen (pelo menos dos que eu tenho conhecimento). Tudo dá certo no final e os casais ficam como têm que ficar: apaixonados e felizes.

"Razão e Sensibilidade" concorreu a sete Oscar, incluindo Melhor Filme. Venceu pelo roteiro adaptado pela própria Emma Thompson, que concorreu à estatueta de Melhor Atriz. Muito legal é ver a Kate Winslet novinha dando show e morrer de rir com o Dr. House (Hugh Laurie) como um parente das irmãs Dashwood.

Nota: 5 popcorns. Filme que tem tudo: comédia, drama, bons atores e uma história deliciosa de se ver e rever. Fofo!

Trailer "the book is on the table".



Ficha técnica:
título original: Sense and Sensibility
ano de lançamento: 1995
direção: Ang Lee
roteiro: Emma Thompson, baseado em livro de Jane Austen
produção: Lindsay Doran
música: Patrick Doyle
fotografia: Michael Coulter
direção de arte: Philip Elton e Andrew Sanders
figurino: Jenny Beavan e John Bright
edição: Tim Squyres
elenco: Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant, James Fleet, Alan Rickman, Hugh Laurie

Xuxus,

amanhã chegam as críticas de domingo, segunda, terça...

bjoks

Um comentário:

  1. Esse filme só tem elementos que eu aprecio muito: atores, diretor, roteirista (apesar dela ter exagerado um pouco no Nanny McPhee 2...), escritora, época...

    Só podia dar certo!

    :-)

    ResponderExcluir