15.7.11

Dia 283 - Filme 283 - Casablanca


Olá, minha gente

No domingo, resolvi rever um clássico maravilhoso, que eu já tinha gostado da primeira vez que vi e que passei a gostar mais ainda agora.

"Casablanca" é aquele tipo de filme que todo mundo já ouviu falar e talvez até saiba o que ele representa para a história do cinema. A história de amor que se passa durante a Segunda Guerra Mundial na cidade marroquina que dá nome ao filme é um exemplo de que o amor supera qualquer barreira e que às vezes, esse sentimento é demonstrado em ações inesperadas como a do americano Rick (Humphrey Bogart) ao decidir a vida de Ilsa (Ingrid Bergman) no final do filme.

Rick é dono do bar mais badalado de Casablanca, cidade que é rota até Lisboa para os fugitivos da França ocupada pelos alemães. Ele é um cara cínico e mal-humorado que tem um bom relacionamento tanto com seus clientes franceses que esperam conseguir um visto para Portugal, quanto com os soldados alemães.

Um dia, entra no bar de Rick um grande líder da resistência européia procurado por todo canto, acompanhado por uma belíssima mulher. Nessa hora entendemos que existe algo entre Rick e Ilsa, especialmente ao escutarmos "As time goes by" na voz de Sam, o fiel amigo do americano.

Rick é a única esperança de Ilsa de salvar seu marido e sua própria vida, fugindo de Casablanca para a América. Mas, o amor dos dois, mostrado em um flashback lindo no meio do filme, fala mais alto e ela pede que ele decida se ela vai com o marido ou se fica com Rick, num dos finais mais surpreendentes que eu já vi. Lindo!!! Snif, 'snif.

Eu simplesmente fico impressionada com a grandeza de "Casablanca". É um filme que reúne tudo: romance, comédia, suspense no roteiro escolhido como o melhor de todos os tempos pela Writers Guild of America. Sem falar nas interpretações perfeitas de Ingrid (uma das mulheres mais lindas do cinema, mas, não ganha de Audrey Hepburn) e Humphrey. E ainda temos o ótimo cafajeste, mas romântico, como ele mesmo diz, Capitão Renault (Claude Reins), chefe da polícia local.

"Casablanca" venceu os Oscar de Melhor Filme, Diretor e Roteiro Adaptado e ainda concorreu a outros cinco prêmios da Academia.

Nota: 5 popcorns. Com louvor!!!!! Impossível ficar fora de qualquer lista de melhores filmes. Muito menos aqui no 365Pipocas. ;)

Não trouxe o trailer, mas, para mim, a melhor cena do filme. Talvez aconteça do vídeo não estar disponível, pois fiz uma gambiarra pra colocá-lo aqui. Se der problema, atualize a página e tente de novo.



Ficha técnica:
título original: Casablanca
ano de lançamento: 1942
direção: Michael Curtiz
roteiro: Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch, baseado em peça de Murray Burnett e Joan Alison
produção: Hal B. Wallis
música: M.K. Jerome, Jack Scholl e Max Steiner
fotografia: Arthur Edeson
direção de arte: Carl Jules Weyl
figurino: Orry-Kelly
edição: Owen Marks
elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains

Lindões,

daqui a pouco a crítica de segunda. Filme de comédia de humor negro por aqui.

bjoks

Um comentário:

  1. "Sempre teremos Paris"
    Ai, ai, ai (suspiros)
    Esse filme já foi considerado o melhor e depois o mais superestimado. Eu o acho simplesmente perfeito (e olha que nem é longo, hein?!... rsrs!!) Já vi várias vezes.
    Tem algumas cenas copiadíssimas, que foram parodiadas até em desenho de Tom e Jerry! E as viagens com o mapa foram parar nos Indiana Jones, provando, mais uma vez, que o cinema é reciclagem e releitura.

    ;-)

    ResponderExcluir