4.7.11

Dia 269 - Filme 269 - Sociedade dos Poetas Mortos



Olá, meus queridos

Estou super atrasada com as críticas, mas com filmes assistidos fica tudo fácil pra escrever depois. No domingo passado :-0 assisti a um indicado ao Oscar de Melhor Filme e a outros três prêmios, vencendo o de Melhor Roteiro Original.

"Sociedade dos Poetas Mortos" é um filme cultuado por várias pessoas como o exemplo de um excelente drama. Concordo que é um filme muito bom, mas tem várias cenas forçadíssimas e juro que eu até tento, mas Robin Williams não me convence muito no drama. Mas, vamos à história.

John Keating (Williams) é um antigo aluno da Academia Welton para Rapazes, uma escola tradicional de preparação de garotos para se tornarem os futuros líderes dos EUA.
Ele é convidado a assumir uma vaga de professor de inglês-literatura em Welton e passa a lecionar para Neil Perry (Robert Sean Leonard), um rapaz que não tem muitos recursos e só faz o que seu pai o autoriza, sem poder viver como quer; Todd Anderson (Ethan Hawke), um garoto que tem muita dificuldade de se expressar e vive à sombra de seu irmão, uma lenda em Welton; Knox T. Overstreet, um rapaz que conhece a garota de sua vida, mas ela está comprometida com o filho de um grande amigo de sua família; e outros rapazes no meio da adolescência, cheios de sonhos, mas com muitas responsabilidades de se tornarem excelentes profissionais e chefes de família.

Com um jeito todo diferente, até excêntrico de ensinar em uma escola super tradicional como Welton, Keating passa a fazer diferença na vida dos alunos dali. Com o lema "Carpe Diem", em latim, "Aproveite o dia", Keating transforma o modo de pensar daqueles jovens e altera o curso de suas vidas.

Claro que alguma coisa muito séria dá errado e o cargo de Keating é colocado à prova, mas não antes de os alunos provarem a importância dele para cada um ali.

Não sei se foi porque eu assisti "Sociedade dos Poetas Mortos" no dia seguinte a "Mentes Perigosas" que também tem uma professora que muda a vida de seus alunos, dando-lhes esperança para mudar, mas eu não fiquei babando pelo filme de Robin Williams. Não quer dizer que a nota não vai ser boa, mas não é super-mega-master excelente como vemos por aí.

Nota: 4 popcorns. Filme obrigatório, mas não se deixe levar pela fama.

Trailer com letrinhas.



Ficha técnica:
título original: Dead Poets Society
ano de lançamento: 1989
direção: Peter Weir
roteiro: Tom Schulman
produção: Steven Haft, Paul Junger Witt e Tony Thomas
música: Maurice Jarre
fotografia: John Seale
direção de arte: Sandy Veneziano
figurino: Marilyn Matthews
edição: William M. Anderson e Lee Smith
elenco: Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke, Josh Charles

Lindões,

daqui a pouco a crítica de segunda, terça, quarta...

bjoks

2 comentários:

  1. Aaaahhhh, eu gosto muito desse filme, e nem tanto pelo Robin Williams (que eu acho supervalorizado demais da conta), mas pela história dos rapazes mesmo. O clube secreto de leitura, para mim, é o melhor.

    1989 foi um daqueles anos mágicos, com vários filmes bons, como A Guerra dos Roses, A Volta ao Mundo em 80 Dias, De Volta para o Futuro 2 e Batman (tem também As Aventuras de Erik - O Viking, entretanto, os filmes do Monty Phyton estão em outra esfera. É como Legião Urbana e O Senhor dos Anéis). Mas, o melhor do ano para mim foi Sociedade dos Poetas Mortos. Além disso, é um ótimo filme para brincar de mímica... srsssrs!!

    Hj em dia, Neil é oncologista e Knox é advogado... RSRSSRS!!!

    ResponderExcluir
  2. Nininha, adorei o comentário final. Pena que o Neil é amigo do Gregory, coitado!!!!

    ResponderExcluir