30.7.11

Dia 301 - Filme 301 - As Invasões Bárbaras


Olá, xuxus

Dei uma atrasadinha aqui no blog, mas os filmes foram devidamente assistidos. É que eu queria deixar o post da promoção dos 300 dias do 365Pipocas em destaque no blog por mais tempo, entendem? E você, já participou da promoção? Corre lá porque acaba na segunda.

Lembram-se quando eu assisti a "O Declínio do Império Americano"? (Se não, clique aqui e veja a crítica). É um filme canadense que precede o filme que vi nessa quinta-feira - As Invasões Bárbaras.

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e de outros tantos prêmios pelo mundo, "As Invasões Bárbaras" traz praticamente o mesmo elenco do filme de 1986. O assanhado Rèmy, agora divorciado, vive seus últimos dias de vida acamado por conta de um câncer. Sua ex-mulher Louise pede ajuda ao filho deles Sebastien para que Rèmy tenha um tratamento melhor no hospital onde está. Sebastien, que não se dá nenhum pouco bem com o pai, usa da enorme quantia de dinheiro que possui para comprar a felicidade para Rèmy em seus últimos dias: coloca-o em um quarto exclusivo no hospital, subornando a diretora; consegue que ele seja tratado dia e noite com os melhores medicamentos e infra-estrutura, etc.

Mas, uma coisa que não precisou da mão endinheirada de Sebastièn para acontecer foi a presença dos velhos amigos de Rèmy e suas ex-amantes, personagens que foram apresentados no primeiro filme. O grupo se reúne pela última vez para continuar discutindo os assuntos da vida, do mundo, do prazer, da morte... E é assim que Rèmy termina seus dias, rodeado de sua família e seus amigos mais íntimos.

As "invasões" do título são uma metáfora do diretor se referindo aos bárbaros do mundo atual, especialmente pós 11 de setembro. O medo de Rèmy de ir aos EUA para se tratar mostra bem quem são o verdadeiro perigo nos dias de hoje.

Filme bacana, segue a linha do primeiro, com diálogos afiados, mas bem mais maduros dessa vez. Atores excelentes, com destaque para a filha drogada (Marie-Josée Croze) de uma das amigas de Rèmy, que o ajuda a superar a dor de forma "viajada".

Além do Oscar, venceu os prêmios de melhor roteiro e melhor atriz no Festival de Cannes.

Nota: 4 popcorns. Continue com a cabeça aberta de "O Declínio" e você gostará desse.

Minha gente, não achei nenhum trailer com legendas. Então, vamos ter que treinar o francês. ;)



Ficha técnica:
título original: Les Invasions Barbares
ano de lançamento: 2003
direção e roteiro: Denys Arcand
produção: Daniel Louis e Denise Robert
música: Pierre Aviat
fotografia: Guy Dufaux
direção de arte: Caroline Alder
figurino: Denis Sperdouk
elenco: Rémy Girard, Stéphane Rousseau, Dorothée Berryman, Louise Portal

Amores,

daqui a pouco a crítica de quinta.

bjoks

Um comentário:

  1. Vi As Invasões antes de ver O Declínio, mas tá valendo... rsrsrs!!

    Gostei dos dois filmes, em especial porque não conhecia nada do cinema canadense, e fiquei curiosíssima por causa dos títulos, que fazem alusão tanto a filmes hollywoodianos da década de 50 e 60 que falam da queda do Império Romano, quanto à própria queda do Império Romano e os episódios que levaram a isso, além de mostrarem, ironicamente, que o Império Norte-Americano segue o mesmo rumo e pelas mesmas razões.

    Show de bola!!
    :-)

    ResponderExcluir