23.7.11

Dia 296 - Filme 296 - Operação Valquíria


Olá, tchu-tchucos

Como estão de fim-de-semana? Eu estou média, já que um resfriado está se iniciando em mim, com direito a nariz escorrendo (eca) e voz de Darth Vader. Mas, vamu-q-vamu que o importante é assistir aos meus filmes delícias de todos os dias e postar as minhas humildes críticas para a apreciação de vocês. Show!

Nesse sábado, aproveitei a tarde livre para rever um filme com Tom Cruise com cara de mau: Operação Valquíria. Quero deixar registrado um abraço para minha amiga Walquíria que me levou ao cinema para ver esse filme em "Hell City" (Cuiabá para quem sabe o que significa calor). Bjoks, flor!

"Operação Valquíria" é baseado em um dos vários planos do exército alemão para assassinar Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Tom Cruise faz o papel do coronel alemão Claus von Stauffenberg que retorna à Alemanha ferido durante a guerra na África e se envolve em uma conspiração com outros oficias alemães e políticos para elaborar uma forma de tirar Hitler do poder. Para isso, a única solução seria assassinar o Führer e seus comandantes mais próximos, instalando um novo governo.

A estratégia de guerra intitulada Operação Valquíria foi assinada pelo próprio Führer, com o objetivo de deixar estabelecido quais seriam as ações do exército caso Hitler fosse morto. Stauffenberg utiliza desse plano pronto e elabora todas as ações para que em uma reunião com o Führer e o comando alemão em 20 de julho de 1944, ele consiga matá-lo com uma bomba caseira e implantar o novo governo logo em seguida. E já que todo mundo sabe que Hitler caiu sozinho anos depois, posso contar que o plano não dá certo e Stauffenberg é julgado traidor do exército alemão, tendo um fim trágico.

"Operação Valquíria" até agrada, com trilha sonora interessante, figurinos belíssimos e atuações ótimas, especialmente de Kenneth Branagh e Bill Nighy. Tom Cruise parece às vezes inseguro no papel, mas tem cenas bacanas.

Nota: 3 popcorns. Não é um filme super-mega-master, mas vale a pena pelo menos uma vez.

Trailer com letrinhas. Iupi!



Ficha técnica
Título original: Valkyrie
Ano de lançamento: 2008
direção: Bryan Singer
roteiro: Christopher McQuarrie e Nathan Alexander
produção: Gilbert Adler, Christopher McQuarrie e Bryan Singer
música: John Ottman
fotografia: Newton Thomas Siegel
direção de arte: Jan Jericho, John B. Josselyn, Cornelia Ott, Keith Pain, Ralf Schreck, John Warnke e Su Whitaker
figurino: Joanna Johnston
edição: John Ottman
elenco: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson.

Gatinhas e gatões,

consegui colocar o blog em dia, finalmente. Desculpem a demora! Aguardo os comentários de vocês, ok?

bjoks

Um comentário:

  1. Ahhhhh!!! Você me lembrou de outra saga: Guerra nas Estrelas! Mas, como essa está no mesmo patamar de Lord of the Rings, acho que não precisa citar... rsrsss!!

    Vi Operação Valquíria logo depois de ler "Stalingrado", que conta a história da resistência russa na cidade, e a determinação de Stalin de não deixar os alemães tomarem-na definitivamente (o que mudou completamente o jogo da Guerra, e deu no que deu... rsrs!!). Gosto muito da 2a. Guerra. Acho que sei mais sobre ela do que sobre toda a história do Brasil (shame!), e muito do que conheço foram os filmes que me instigaram a pesquisar.

    Eu daria 5 pipocas!! Gostei demais de tudo, em especial a produção de figurinos, os atores espetaculares - todos sem exceção nenhuma - e a direção segura de Brian Singer - para mim, o melhor diretor da idade dele. Além disso, só por ter conseguido fazer Tom Cruise atuar sem se preocupar em seduzir ninguém com o sorriso canastrão deles já merecia um prêmio... rsrs!!

    Agora, os coadjuvantes dão um show! Se não fosse um filme nazista, eu diria que faltou só o Morgan Freeman.
    :-)

    ResponderExcluir