1.4.11

Dia 182 - Filme 182 - O Segredo de Brokeback Mountain


Olá, crianças!

Vejam que coisa engraçada. Resolvi assistir ao filme "O Segredo de Brokeback Mountain" emprestado pela minha tia e minhas primas lindonas nessa quinta-feira, pois ele é totalmente drama, né? Enquanto escrevo essa crítica ta rolando o maior bafafá na internet por conta de um deputado do Rio de Janeiro que deu declarações ofensivas aos homossexuais, alegando que pessoas com boa educação como os filhos dele não se comportam "dessa forma" promíscua. O negócio ficou quente, principalmente no Twitter e o cara já deve estar respondendo algum processo por aí. Bem feito!

Não vou entrar no mérito da discussão, principalmente porque eu tô aqui é pra falar desse filme lindo, dirigido por Ang Lee (Razão e Sensibilidade; O Tigre e o Dragão) e indicado a 8 Oscar como Melhor Filme, Melhor Diretor (vencedor), Melhor Ator, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante, entre outros.

Jack Twist (Jake Gyllenhall, número 2 do meu Top Five) e Ennis Del Mar (Heath Ledger) são dois peões que conseguem um trabalho para vigiar ovelhas na montanha Brokeback durante o verão americano de 1963. Cada um tem uma função: Jack é responsável por cuidar das ovelhas e Ennis fica no acampamento ao pé da montanha cuidando da comida e do local de descanso. Eles se encontram pouco durante esse trabalho, mas acabam amigos.

Depois de beberem todas numa noite, Ennis, que nesse dia tem que tomar conta das ovelhas, resolve ficar e dormir ali mesmo ao relento. Preocupado com o frio, Jack fala que Ennis pode dormir na barraca com ele e os dois se envolvem sexualmente. Mesmo negando o que aconteceu, os dois cowboys continuam esse amor durante aquele período na montanha e sofrem quando têm que se separar no fim do verão.

Cada um segue sua vida, casando, tendo filhos e tentando viver da melhor forma possível até que Jack entra em contato com Ennis por um cartão postal quatro anos após o trabalho juntos. Aí começa mesmo a história de amor desses dois vaqueiros. Durante 20 anos, os dois se encontram esporadicamente na montanha Brokeback e vivem esse romance aos pedaços.

Eu simplesmente adoro esse filme! A história de amor é linda, os atores são fofíssimos juntos, as paisagens são belíssimas e a trilha sonora é marcante. Direção redonda de Ang Lee e atuações perfeitas de Ledger e Gyllenhall, além da brilhante presença de Michelle Williams, que eu nem era muito fã, como a esposa humilhada e sem voz de Ennis.

É claro que o filme causou polêmica. Imagina! Colocar dois cowboys, símbolo do machismo, como dois amantes homossexuais. Chegou a ser proibido em vários países e até numa rede famosa de cinemas dos EUA.

Nota: 5 popcorns. Assisto todas as vezes que passa na TV a cabo. Pra quem não assistiu, digo: deixe o preconceito de lado e aprecie essa perfeita história de amor. Recomendadíssimo!

Trailer com Closed Caption. Caso não consiga ver as letrinhas, clique em CC na barra do Youtube.



Ficha técnica:
título original: Brokeback Mountain
ano de lançamento: 2005
direção: Ang Lee
roteiro: Larry McMurtry e Diana Ossana, baseado em estória de Annie Proulx
produção: Diana Ossana e James Schamus
música: Gustavo Santaolalla
fotografia: Rodrigo Prieto
direção de arte: Laura Ballinger
figurino: Marit Allen
edição: Geraldine Peroni e Dylan Tichenor
elenco: Jake Gyllenhaal, Heath Ledger, Michelle Williams, Anne Hathaway

Docinhos de côco,

daqui a pouco a crítica dessa sexta, dia da criançada aqui no 365Pipocas.

bjoks!

Um comentário:

  1. Tem seres que não assistem de jeito nenhum. Acho que têm medo de gostar... rsrsrrsrss!!

    Bom, naquela época eu só prestava atenção ao Heath, que começava a aparecer bem interessante, numas produções boas. E no diretor, claro.

    O filme é um tanto chocante para quem não espera ver certas cenas num filme "de massa", mas vale muito uma atenção.
    :-)

    ResponderExcluir