25.4.11

Dia 205 - Filme 205 - Batismo de Sangue


Olá, queridos!

Nessa sábado, ainda com a preguiça batendo forte no feriado, assisti a um filme indicado e emprestado pela minha amiga Aline. Valeu, flore!

"Batismo de Sangue" é um filme brasileiro baseado no livro homônimo de Frei Betto, que conta os horrores sofridos por ele e outros freis dominicanos no período da ditadura brasileira.

No final dos anos 1960, cinco freis dominicanos reúnem-se num convento em São Paulo e aderem ao movimento contra a ditadura, especialmente dentro da Universidade de São Paulo, onde estudantes se organizam para lutar. Movidos pela vontade de proteger o povo, Tito (Caio Blat), Beto (Daniel de Oliveira), Fernando (Ângelo Antônio) e outros dois freis viram alvo da polícia, sendo presos e torturados para que um grande líder da revolução, Carlos Marighella, seja capturado vivo ou morto.

O filme é uma aula de história. Eu não sei muito sobre a ditadura, mas nunca imaginei que religiosos estivessem tão ligados à luta da população. O filme é muito bem produzido e os atores estão muito bem, especialmente Caio Blat, que além de ser um xuxuzinho, mostra-se um excelente ator. Com filmagens em várias partes do país, o filme ainda tem locações na França, onde Tito passa parte de seu exílio, assombrado pelos episódios de tortura brutal e pelas humilhações sofridas quando tentava lutar por suas crenças.

Nota: 4 popcorns. Não ganha nota máxima porque as cenas de tortura são muito pesadas. Mas, com certeza, uma das melhores produções do cinema brasileiro. Vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Fotografia do Festival de Cinema de Brasília.

Trailer que não precisa de letrinhas, êba!



Ficha técnica:
título original: Batismo de Sangue
ano de lançamento: 2007
direção: Helvécio Ratton
roteiro: Dani Patarra e Helvécio Ratton, baseado no livro "Batismo de Sangue", de Frei Betto
produção: Helvécio Ratton
música: Marco Antônio Guimarães
fotografia: Lauro Escorel
direção de arte: Adrian Cooper
figurino: Marjorie Gueller e Joana Porto
edição: Mair Tavares
elenco: Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes, Angelo Antonio

Tchu-tchucos,

daqui a pouco a crítica de domingo.

bjoks

Um comentário:

  1. Já eu gosto muito de história brasileira, e tenho um fascínio especial pelo período da ditadura, talvez pelos segredos não revelados.
    :-)

    Os dominicanos, apesar de terem contribuído tanto para a Inquisição medieval (em latim é dominicani, que os detratores traduziam por "cães de Deus"), foram bastante resistentes nos Anos de Chumbo, tornando famosos Frei Betto, Frei Tito e o franciscano Leonardo Boff. É dessa época de grande repressão em toda a América Latina que surge a Teologia da Libertação, por exemplo, e as Comunidades Eclesiais de Base, que foram tentativas de a Igreja Católica se aproximar dos mais humildes e conscientizar a sociedade.

    Eu gostei muito do filme! Apenas muito recentemente estamos tendo coragem de olhar e analisar realmente aquele período e os filmes servem para não nos deixar esquecer que muitos lutaram e sofreram para podermos falar mal do governo sem ser presos e acusados de traidores da pátria.
    :-)

    E notei que quase não tem filme brasileiro aqui também! Recomendo alguns:
    - O Quatrilho
    - Gabriela Cravo e Canela
    - qualquer um do Mazzaroppi
    - Cidade de Deus
    - O Homem que Copiava
    - O Cangaceiro
    - O Pagador de Promessas (o único brasileiro a ganhar a Palma de Ouro!)
    - Macunaíma
    - Dona Flor e seus Dois Maridos (maior bilheteria nacional!)
    - LIsbela e o Prisioneiro
    - Deus é Brasileiro
    - Cinema, Aspirinas e Urubus

    Bora lá!
    O negócio é divulgar o cinema nacional.
    :-)

    ResponderExcluir