27.4.11

Dia 206 - Filme 206 - Os Infiltrados


gatinhas e gatões!

Nesse domingo, Páscoa recheada e cheia de família! Bom demais! E como filme do dia, escolhi um filme atual que deu a Martin Scorsese seu primeiro Oscar (em qualquer categoria, acreditam?).

Realmente, eu nem sei como começar a explicar essa maluquice de "Os Infiltrados". Leonardo Di Caprio é o quase-policial Billy Costigan que é convidado por uma unidade da polícia de Boston para se infiltrar no bando do poderoso e intocável mafioso irlandês Frank Costello, vivido por Jack Nicholson. Mas, o esperto malvadão também tem um mocinho infiltrado na polícia. Ocupando um cargo de detetive estadual, Colin Sullivan (Matt Damon) ajeita tudo para subir cada vez mais os degraus da hierarquia da polícia para continuar salvando a pele de Costello.

A coisa começa a degringolar quando os dois grupos desconfiam que existe um espião no meio deles e as vidas de Costigan e Sullivan começam a correr perigo.

Não dá pra ficar contando o que acontece aqui, pra não estragar a surpresa. Mas, Jack Nicholson está perfeito ocmo o poderoso, temido e totalmente maluco mafioso que treina e guia um garoto de seu bairro até ele se tornar seu contato na polícia. E as cenas dele com o gatíssimo Leonardo Di Caprio, com certeza, são as melhores!

Corre nos bastidores que a Academia só deu o Oscar para Martin Scorsese como consolação, por ele ter perdido o prêmio em "Touro Indomável", "A Última Tentação de Cristo", "Os Bons Companheiros", "Gangues de Nova Iorque" e "O Aviador", fora duas indicações para Roteiro Adaptado (Os Bons Companheiros e A Época da Inocência). Mas, que foi super merecido, foi sim. O filme é muito bom, o roteiro te prende até o final, o elenco é de fazer reverência e Scorsese junta toda aquela maluquice de vidas duplas, medo, desejo, obediência e poder de uma forma única.

E quero deixar registrado aqui o meu protesto. Leonardo Di Caprio já merecia um Oscar desde "Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador", fazendo o irmão deficiente de Johnny Depp. Não foi indicado por "Os Infiltrados" (até aceito) e não levou por "O Aviador" (injustiça total, mesmo competindo com Jamie Foxx por "Ray"). Um xuxuzinho como ele já devia ter váaaarias estatuetas douradas em sua casinha.

"Os Infiltrados" venceu os Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

Nota: 4 popcorns. Recomendadíssimo, apesar de toda a violência (característica de Scorsese). E Léo e Matt estão lindíssimos, como sempre!

Trailer com letrinhas!



Ficha técnica:
título original: The Departed
ano de lançamento: 2006
direção: Martin Scorsese
roteiro: William Monahan, baseado em roteiro de Siu Fai Mak e Felix Chong
produção: Brad Grey, Graham King, Brad Pitt e Martin Scorsese
música: Howard Shore
fotografia: Michael Ballhaus
direção de arte: Teresa Carriker-Thayer e Nicholas Lundy
figurino: Sandy Powell
edição: Thelma Schoonmaker

Amorecos,

daqui a pouco a crítica de segunda.

bjoks

Um comentário:

  1. Brad Pitt produziu?! Não sabia... está seguindo mesmo os passos do "pai" (Robert Redford)... rsrsrsrs!!

    Esse filme é a prova de que os filmes do Martin têm três características inconfundíveis: MUITA violência, MUITO sangue e MUITO palavrão... rsrsss!!!

    Mas ele prova mesmo que é um excelente diretor, conseguindo que Jack Nicholson deixasse de atuar no automático e tirando atuações perfeitas de Mark Whalberg (o melhor para mim) e Matt Damon (que eu geralmente não gosto...). Leo é um dos meus preferidos desde Diário de um Adolescente, então nem comento... rsrss!!!

    A trilha do Howard Shore (também responsável pela trilogia O Senhor dos Anéis) casa direitinho, com aquela pegada irlandesa. Sherlock Holmes fez a mesma coisa e ficou legal também.

    Todos os filmes citados estão recomendados, hein?!
    :-)

    ResponderExcluir