20.4.11

Dia 202 - Filme 202 - Matrix


Olá, meu povo!

Gente, nessa quarta o maridinho foi tão bacana comigo. Ele aproveitou o empréstimo do DVD pela minha tia e minhas primas lindonas e indicou "Matrix" para que eu assistisse. E, finalmente, eu entendi o que é aquela maluquice toda.

Deixa ver se eu consigo explicar pra vocês. O mundo que nós conhecemos hoje é tudo uma farsa, criado por máquinas que dominaram o mundo e usam os humanos como energia. Alguns rebeldes são resgatados da "plantação" de homens cultivada pelos monstrengos e passam a agir contra o domínio metálico, na tentativa de libertar mais seres humanos da escravidão.

Um dos líderes da rebelião, Morfeu (Lawrence Fishburne) acredita que sua missão é encontrar "O Escolhido", que será o responsável pelo sucesso dos rebeldes contra as máquinas. E o dito cujo é nada menos que o fofinho Keanu Reeves, que faz o papel do hacker Neo, resgatado da mentirada por Morfeu e sua trupe de outros hackers: Trinity (Carrie Anne Moss), Cypher (Joe Pantoliano) e outros que ajudam Morfeu a fugir das máquinas.

O lance é que não dá pra contar demais, primeiro porque é muito difícil explicar sem contar muitos detalhes e outra é que a loucura é tão grande que mesmo se eu escrevesse o dia inteiro aqui não daria para falar tudo. Mas, finalmente, consegui entender a sequência inteira do filme, como as coisas se encaixam e porque tudo aquilo aconteceu daquela maneira.

"Matrix" é um marco da tecnologia e da computação gráfica do final dos anos 1990. Venceu os quatro Oscar a que foi indicado: Efeitos Visuais, Edição, Mixagem de Som e Edição de Som.

Nota: 4 popcorns. Eu acho um dos filmes mais criativos dos anos 1990, mas é meio complexo para pegar tudo da primeira vez. E Keanu Reeves tá uma gracinha.

Trailer em inglês.



Ficha técnica:
título original: The Matrix
ano de lançamento: 1999
direção e roteiro: Andy Wachowski, Larry Wachowski
produção: Joel Silver
música: Don Davis
fotografia: Bill Pope
direção de arte: Hugh Bateup e Michelle McGahey
figurino: Kym Barrett
edição: Zach Staenberg
elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Joe Pantoliano

Lindões,

feriadão chegando e a preguiça aumentando. Aproveitem com moderação, ok?

bjoks

2 comentários:

  1. Acabei de terminar de ver a trilogia! Todos são muito bons, mas o nível de "viagem" é crescente. No último vc já não duvida de mais nada! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa frase sua "como as coisas se encaixam e porque tudo aquilo aconteceu daquela maneira"... rsrsrsrsrsrs!!! É bem por aí mesmo.

    Bom, vi Matrix com a turma da faculdade e nós ficamos tão impactados que devemos ter assistido umas 12 vezes (separados, claro), no cinema (o cinema em Bauru era bem barato - R$ 3,00 a inteira... rsrs!!). Foi uma revelação tão grande, uma junção tão perfeita de tudo que a gente lia e discutia sobre manipulação da realidade, mundos paralelos, gibis, filmes noir, efeitos especiais, filosofia, religião e mitologia que passamos o resto da faculdade vendo estudos de caso de Matrix, e suas continuações.

    Era como uma religião, como Guerra nas Estrelas tinha sido. O universo do cinema nunca mais seria o mesmo, nem nós.

    Só recentemente descobri que me encaixo nesse mundo nerd, e assumi a minha condição de viciada no que o Marcelo Adnet chamou de "cultura específica"... RSRSRSRSS!!!

    ResponderExcluir