13.4.11

Dia 194 - Filme 194 - O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus



Olá, meus queridos!

Férias, férias, férias! Bom demais!!!!! Claro que seria melhor se fosse na beira da praia, comendo camarão o dia todo. Mas, nem tudo é perfeito, não é mesmo?

Nessa terça, resolvi assistir um filme indicado pela minha amiga Camilinha que garantiu que eu ia gostar muito dele.

"O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus" é um filme de fantasia e imaginação, como o título bem diz. O Dr. Parnassus (Christopher Plummer) é um homem com mais de mil anos, que fez um pacto com o diabo para ter a vida eterna, dando em troca a vida de um ente querido. Dono de uma trupe de teatro itinerante, ele tem o dom de fazer a imaginação das pessoas se tornar realidade através de um espelho mágico.

Numa noite, depois de um espetáculo fracassado, o Dr. Parnassus com seus atores Percy (Verne Troyer), Anton (Andrew Garfield) e sua filha Valentina (Lily Cole) encontram um homem pendurado em um ponte. Tony (Heath Ledger) é um homem que perdeu a memória e se junta à trupe incluíndo novas idéias ao espetáculo, para deixá-lo mais moderno e, principalmente, lucrativo. Com seu passado negro voltando à tona, ele entra no espelho do Dr. Parnassus e fica deslumbrado com as possibilidades daquele mundo colorido e cheio de vida, passando por várias transformações durante essa experiência. Mas, isso acaba logo, já que o dom do Dr. Parnassus estaria comprometido, pois se aproximava a data de quitar sua dívida com o diabo.

"O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus" foi o último filme estrelado por Heath Ledger (o coringa de "O Cavaleiro das Trevas") e o diretor teve problemas para finalizá-lo, pois nem todas as cenas tinham sido gravadas com o ator. O roterio foi alterado para que Tony fosse vivido por outros três atores diferentes, sempre que ele estivesse no mundo de Parnassus: Johnny Depp, Jude Law e Collin Farrel.

O filme é interessante, meio maluco, mas muito bem produzido. Não sei se a história seria diferente se Ledger estivesse no filme todo, mas achei que muitas cenas ficaram perdidas, encaixadas ali só porque não tinha jeito de corrigir com o ator principal. Mas, na medida do possível, acho que o diretor fez um bom trabalho para finalizar o filme.

Nota: 3 popcorns. Acho que fui com uma expectativa muito grande e acabei não gostando muito. Mas, tem Johnny Depp com aquela carinha mais linda que ele tem, mesmo que seja só por alguns minutos.

Pode esquecer o tradutor. Trailer com legendas!!!!



Ficha técnica:
título original: The Imaginarium of Dr. Parnassus
ano de lançamento: 2009
direção: Terry Gilliam
roteiro: Charles McKeown e Terry Gilliam
produção: Amy Gilliam, Samuel Hadida, Terry Gilliam e William Vince
música: Jeff Danna e Mychael Danna
fotografia: Nicola Pecorini
direção de arte: Dan Hermansen e Denis Schnegg
figurino: Monique Prudhomme
edição: Mick Audsley
elenco: Christopher Plummer, Andrew Garfield, Lily Cole, Heath Ledger, Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell.

Amores,

daqui a pouco a crítica de quarta.

bjoks

3 comentários:

  1. Eu gosto deste. Acho as imagens lindas! E o Colin Farrell, aiaiai...

    ResponderExcluir
  2. Esse eu não consigo pegar do início na HBO, então ainda não vi, mas estou caçando um tempo para sentar na frente da telinha e bizoiar.
    :-)

    Terry Gilliam é o mais produtivo dos ex- Monthy Pyton, dirigindo filmes meio noir, meio fantásticos, como Os Irmãos Grim. Eu particularmente gosto da anarquia que ele apronta na tela, apesar de achar que algumas cenas escatológicas são exageradas.

    Christopher Plummer, para quem não se lembra, é o capitão Von Trapp de A Noviça Rebelde, e está irreconhecível no papel do Dr. Parnassus. Agora, reunir Heath, Johnny e Jude é garantir que vou assistir mesmo!
    :-)

    ResponderExcluir
  3. esse filme é bem maluco, mas só pelo Ledger, e pela apariçãozinha do Johnny Depp já vale a pena !
    bjs !

    ResponderExcluir