12.4.11

Dia 192 - Filme 192 - Dança com Lobos


Olá, bonitos e bonitas!

Fim-de-semana tchuqui-tchuqui em Sampa, realmente o Bono é um xuxu e, sem sombra de dúvidas, foi o melhor show que eu já vi na minha vida!!!!!!!!! Mas, não é só porque eu fui ver os irlandeses que eu deixaria de assistir ao filme do dia aqui no 365Pipocas. E escolhi um filme patrocinado pela minha amiga Ale, mãe do bebezuco. Valeu, flore!!!!

Eu já tinha assistido a "Dança com Lobos" há muito tempo e nem lembrava da história direito. Kevin Costner é John Dumbar, um soldado do exército americano que após um ato de bravura durante a Guerra Civil (e de quase perder a perna gangrenada) é autorizado a escolher uma base militar para se instalar. E ele escolhe um lugar no fim do mundo, na região onde vive o povo Sioux, índios americanos que trabalham e tiram da natureza o seu sustento pacificamente.

Dumbar passa dias sem ver viva alma, só seu cavalo e um lobo que aparece todos os dias à tarde que ele batizou de "Duas Meias", por causa das marcas brancas que ele tem nas patas. Até que um dia, um dos índios Sioux tenta um contato um tanto malandro com o militar e dali os encontros passam a ser cada vez mais frequentes. Dumbar torna-se amigo dos Sioux, passa a participar das atividades desse povo e até se apaixona por uma branca que foi criada por eles. O problema é que Dumbar continua sendo um militar e a Guerra está cada vez mais próxima, o que pode acabar com a amizade dele com os Sioux.

O filme é lindo, as paisagens são maravilhosas e o roteiro é muito bom. Eu não sou muito fã do Kevin Costner, especialmente porque ele é o responsável por "Waterworld", um dos piores filmes que eu já vi. Mas, nesse filme ele está muito bem no papel desse soldado que acaba tendo que escolher entre duas vidas.

Nota: 4 popcorns. Tudo bem, ganhou sete Oscar e tal, mas o filme é muito longo (3h), então tem que estar no clima, ok?

Trailer em inglês.



Ficha técnica:
título original: Dance With Wolves
ano de lançamento: 1990
direção: Kevin Costner
roteiro: Michael Blake
produção: Kevin Costner e Jim Wilson
música: John Barry
fotografia: Dean Semler
direção de arte: William Ladd Skinner
figurino: Elsa Zamparelli
edição: William Hoy, Chip Masamitsu, Steve Potter e Neil Travis
elenco: Kevin Costner, Mary McDonnell, Graham Greene, Rodney A. Grant

Amorecos,

daqui a pouco a crítica dessa segunda.

bjoks!

2 comentários:

  1. Esse é legal, mas como vc falou, dear, tem que estar no clima... Saudade do white socks(ou black socks - como era mesmo o nome do cachorro/lobo?)

    (E pooooo... Waterworld é legalzinho tbm, vai... É um 'Mad Max' na água! Filmão 'B' - talvez 'C'?)

    ResponderExcluir
  2. Ah, Dança com Lobos foi lançado no auge da minha loucura em colecionar coisas sobre cinema, então acho que tenho umas 50 páginas sobre o filme, sobre o Kevin (como ele era bom-moço, adorava faroeste e baseball etc). Vi todos os filmes anteriores dele (recomendo Sem Saída e Campo dos Sonhos :-)) e acompanhei a carreira até Waterworld.

    Não tenho problema com filme longo. Aliás, os meus prediletos em geral têm mais de 3 horas de duração fácil... rsrs!! Dança com Lobos me tocou por ter sido o primeiro que vi que não colocava os índios como vilões e não achava que os búfalos (tatanka!) tinham mesmo que morrer.

    Ressuscitou o werstern como gênero, ganhou prêmios a dar com o pau e deixou terreno livre para ele lançar Robin Hood (ai, ai, suspiro) no ano seguinte. Depois virou um cafajeste e eu me desinteressei dele... RSRSRSRSRS!!!

    ResponderExcluir