Olá, bonitos
No sábado, resolvi trocar a categoria pela de domigo, "And the Oscar goes to...". Revi um filme muito bacana, baseado no livro de Jane Austen: Razão e Sensibilidade.As irmãs Dashwood, Elinor (Emma Thompson), Mariane (Kate Winslet) e Margareth, junto com sua mãe, ficam sem dinheiro após o falecimento de seu pai, pois na Inglaterra no século XIX o dinheiro ficava para o filho homem. Sem lugar para morar, elas passam um tempo com seu meio-irmão (o herdeiro que deu uma miséria em dinheiro para elas) e sua esposa intragável. Durante esse período, Elinor se apaixona por Edward Ferrars (Hugh Grant), irmão de sua cunhada macabra.
Proibida de se envolver com Edward devido à diferença de classes sociais, Elinor e sua família se mudam para um chalé emprestado por um primo de sua mãe. Lá, Mariane se apaixona perdidamente por um jovem que a salvou durante uma tempestade e Elinor continua amando Edward, até saber de um segredo dele que acaba com suas esperanças.
As duas irmãs vivem o amor de formas diferentes: Mariane é pura paixão e não liga para o que a sociedade vai pensar dela. Já Elinor é recatada e sensata, seguindo até demais as regras do mundo. Uma é a sensibilidade e a outra é a razão do título. ;)
Após tragédias, novos amores, decepções, recomeços e muitas risadas, as irmãs Dashwood terminam suas histórias como a maioria dos livros de Jane Austen (pelo menos dos que eu tenho conhecimento). Tudo dá certo no final e os casais ficam como têm que ficar: apaixonados e felizes.
"Razão e Sensibilidade" concorreu a sete Oscar, incluindo Melhor Filme. Venceu pelo roteiro adaptado pela própria Emma Thompson, que concorreu à estatueta de Melhor Atriz. Muito legal é ver a Kate Winslet novinha dando show e morrer de rir com o Dr. House (Hugh Laurie) como um parente das irmãs Dashwood.
Nota: 5 popcorns. Filme que tem tudo: comédia, drama, bons atores e uma história deliciosa de se ver e rever. Fofo!
Trailer "the book is on the table".
Ficha técnica:
título original: Sense and Sensibility
ano de lançamento: 1995
direção: Ang Lee
roteiro: Emma Thompson, baseado em livro de Jane Austen
produção: Lindsay Doran
música: Patrick Doyle
fotografia: Michael Coulter
direção de arte: Philip Elton e Andrew Sanders
figurino: Jenny Beavan e John Bright
edição: Tim Squyres
elenco: Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant, James Fleet, Alan Rickman, Hugh Laurie
Xuxus,
amanhã chegam as críticas de domingo, segunda, terça...
bjoks
Esse filme só tem elementos que eu aprecio muito: atores, diretor, roteirista (apesar dela ter exagerado um pouco no Nanny McPhee 2...), escritora, época...
ResponderExcluirSó podia dar certo!
:-)