15.9.11

Dia 331 - Filme 331 - Casamento Grego


Olá, queridos

Não poderia ser de outra forma a escolha que fiz para o filme do dia 27 de agosto. Acompanhando o casamento da minha amigona Karla com seu grego Kostantinos, eu tive que assistir a "Casamento Grego" nesse dia tão importante da vida dos dois. Claro, né? Tem que ter Grécia para todos os lados. Ô, lugar abençoado!!!!!

Mas, diferente do casamento dos meus queridões, "Casamento Grego" é um filme de conflitos. Toula Portokalos (Nia Vardalos, que também escreveu o roteiro) vem de uma família muito tradicional de gregos que moram nos EUA. Ela já tem 30 anos e é considerada a infeliz porque ainda não se casou com um grego, não tem filhos gregos e não passa o dia cozinhando e alimentando-os.

Um dia, enquanto trabalha no restaurante grego de sua família, Toula tem uma visão do paraíso ao atender o charmoso Ian Miller (John Corbett) e um estalo acontece em sua cabeça: ela tem que dar um jeito de se arrumar mais e trabalhar com outras coisas. Com a ajuda de sua mãe e sua tia, ela convence seu pai a deixá-la estudar computação e passar a trabalhar na agência de viagens de sua tia.

Mudada, com visual novo e mais confiante de si, Toula finalmente chama a atenção de Ian e os dois começam a namorar, para o desespero de seu pai, apenas pelo pequeno detalhe sobre o namorado da filha: ele NÃO é grego!!!!

Apaixonados, os dois resolvem se casar e Ian tem que passar por várias mudanças, inclusive de religião para que seja aceito pelo pai de Toula. O filme já estava engraçado, mas quando Ian começa a participar mais ativamente dos enormes eventos da família da namorada é que a coisa fica ainda mais divertida. Os dois são o oposto: Toula tem uma família enoooorme, barulhenta e nada discreta, enquanto Ian é filho único e seus pais são a discrição em pessoa.

Não sei se foi exagero, mas a parte do casamento é que é engraçada com o vestido modelo "bolo de noiva" de Toula, as damas de honra com vestidos horrendos de tule azul e a grande festa num salão com temas gregos que faz homenagem à deusa Afrodite. Ainda bem que no casamento dos meus amigos não teve nada disso, eheheheeh.

O filme foi um sucesso em seu lançamento e rendeu vários milhões de dolares de bilheteria. A história é baseada no casamento da própria Nia Vardalos, que realmente se casou com um não-grego. Foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Comédia ou Musical para Nia Vardalos e Melhor filme de Comédia ou Musical.

Nota: 4 popcorns. Eu sempre me divirto vendo esse filme, mas nunca imaginei que um dia poderia participar de um casamento assim na vida real. Valeu, Karlinha e Kostas.

Trailer sem legendas, mas pelo menos não é falado em grego ;)



Ficha técnica:
título original: My Big Fat Greek Wedding
ano de lançamento: 2002
direção: Joel Zwick
roteiro: Nia Vardalos
produção: Gary Goetzman, Tom Hanks e Rita Wilson
música: Xandy Janko e Chris Wilson
fotografia: Jeff Jur
direção de arte: Kei Ng
figurino: Michael Clancy
edição: Mia Goldman
elenco: Nia Vardalos, John Corbett, Michael Constantine, Lainie Kazam

Xuxus,

já, já a crítica de domingo, 28 de agosto.

bjoks

2 comentários:

  1. Adoro esse filme!! A cara dela é sempre muito engraçada... rsrsrs!!!

    Mas, o melhor é o pai dela curando tudo com limpador de vidro e a mania dele de que tudo foi criado por gregos... RSRSRSRSS!!

    Só uma reflexão: Nia Vardalos deve ser muito amiga da Rita Wilson, pois ela é sempre produtora de seus filmes, até fez uma pontinha no último, "Falando Grego", onde aprendi a falar (mas não escrever... rsrs!!) Kalimera.

    :-)

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk
    Escolha perfeita!!!!
    E aí? Muitas semelhanças???

    bjos

    ResponderExcluir