25.9.11

Dia 352 - Filme 352 - Buena Vista Social Club


Olá, bonitos

Na reta final do 365Pipocas, no sábado, dia 17 de setembro, revi um documentário que eu gosto muito, emprestado pela minha colega Kamila. Valeu, moça!

"Buena Vista Social Club" acompanha a gravação do disco de mesmo nome idealizado e produzido por Ry Cooder, um produtor americano.

Em 1996, Ry visitou Havana (Cuba) na esperança de reunir vários dos esquecidos, mas extremamente talentosos e importantes músicos cubanos para gravar um disco que acabaou virando um sucesso mundial, rendendo ao grupo um Grammy e apresentações em Amsterdan (Holanda) e no Carnegie Hall, em Nova Iorque.

Além das gravações, o documentário conta a história, separadamente, dos maiores nomes da música cubana como Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Omara Portuondo, Eliades Ochoa, Faustino Oramas e Rubén Gonzáles. A maioria deles já beirava os noventa anos e vivia esquecido pelo público, sobrevivendo com a ajuda dos amigos. Chega a ser emocionante esse resgate de pessoas tão importantes para a história musical que gravaram trabalhos tão lindos e poderosos, mas que graças a uma idéia conseguiram manter a dignidade no fim da vida, fazendo sucesso enquanto ainda era tempo.

Eu me apaixonei por esse documentário desde a primeira vez que o vi, há muito tempo atrás. Gosto tanto dele que o toque do meu celular é a música que o grupo toca em Nova Iorque, sendo aclamadado pelo público presente, chamada "Chan Chan". Foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário e recebeu diversos prêmios pelo mundo, inclusive Grande Prêmio Cinema Brasil como Melhor Filme Estrangeiro.

Nota: 5 popcorns. Assisto sempre que passa na TV a cabo e não me canso de escutar as músicas. Ótimo!

Não trouxe o trailer, mas a música Chan Chan pra vocês verem o tanto que é boa!!!!!



Ficha técnica:
título original: Buena Vista Social Club
ano de lançamento: 1999
direção e roteiro: Wim Wenders
produção: Deepak Nayar, Ulrich Felsberg e Rosa Bosch
fotografia: Theo Bierkens, Brigit Hillenius, Robby Müller, M. Claire Pijman, Lisa Rinzler e Jörg Widmer
edição: Monica Anderson e Brian Johnson
elenco: Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Luis Barzaga, Ry Cooder

Gente,

estamos chegando lá! Daqui a pouco a crítica de domingo. Clássico do Oscar!!!!!!

bjoks



2 comentários: