19.9.11

Dia 335 - Filme 335 - Tomates Verdes Fritos


Olá, meus amores!

Gente, to correndo pra colocar o blog em dia e tenho certeza que vou conseguir. Vamu q vamu!

Na quarta-feira, dia 31 de agosto, era dia do maridinho aqui no blog, mas resolvi antecipar a categoria de quinta e revi um drama, meio comédia, emprestado pela minha amiga Aline: Tomates Verdes Fritos.

Evelyn (Kathy Bates) é uma dona de casa sem voz e sem vez, que tenta por tudo salvar seu casamento, até mesmo frequentando aulas de "reavive o fogo do seu relacionamento". Numa visita a um asilo, ela conhece a doce e divertida Sra. Ninny Threadgoode (Jessica Tandy) que a encanta com suas histórias do passado.

Ninny era amiga da familia Threadgoode que tinha Idgie Threadgoode (Mary Stuart Masterson) como principal motivo de confusões na pequena cidade de Whistle Stop. Após a morte trágica de seu irmão, Idgie cria uma grande amizade com a namorada dele na época, Ruth Jamison (Mary-Louise Parker) e é Idgie quem salva Ruth das garras de seu marido violento, quando ela descobre que está grávida dele.

As duas montam uma lanchonete em Whistle Stop, onde vendem os famosos tomates verdes fritos do título e atendem qualquer freguês, inclusive afro-descendentes, atitude mal vista pelas pessoas ignorantes do lugar.

Um dia, um policial aparece na cidade para investigar o desaparecimento do marido de Ruth, que foi visto na cidade alguns dias antes. Idgie vira suspeita no caso e acaba indo a julgamento com seu empregado Big George.

Enquanto ouve as histórias de aventura e coragem de Idgie e Ruth, Evelyn muda seu comportamento depressivo e comilão, por uma vida mais saudável, com mais voz em seu relacionamento com seu marido e criando uma grande e eterna amizade com Ninny.

Todo mundo fala que "Tomates Verdes Fritos" é o típico filme de meninas. Pode ser que sim e concordo que fico torcendo por cada uma delas, mulheres fortes e frágeis ao mesmo tempo. As atrizes dão show em seus papéis, especialmente Kathy Bates que se transforma durante o filme, nos oferecendo várias cenas excelentes, com ou sem Jessica Tandy na tela.

O filme recebeu várias indicações aos prêmios da época: Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Jessica Tandy) e Melhor Roteiro; e Globo de Ouro de Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Atriz - Comédia/Musical (Kathy Bates) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jessica Tandy).

Nota: 4 popcorns. Já vi várias vezes e não me canso. Tem uma receita sinistra de churrasco que dá o que falar. ;)

Trailer com letrinhas. Êbaaaaaa



Ficha técnica:
título original: Fried Green Tomatoes
ano de lançamento: 1991
direção: Jon Avnet
roteiro: Fannie Flagg e Carol Sobieski, baseado em livro de Fannie Flagg
produção: Jon Avnet e Jordan Kerner
música: Thomas Newman
fotografia: Geoffrey Simpson
direção de arte: Larry Fulton
figurino: Elizabeth McBride
edição: Debra Neil-Fisher
elenco: Mary Stuart Masterson, Mary-Louise Parker, Jessica Tandy, Kathy Bates, Cicely Tyson

Lindos e lindas,

"jázinho" chega a crítica de quinta.

bjoks!

2 comentários:

  1. Pra mim esse daí merece 5 pipoquitas! Perfeição de filme!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Camilinha!!

    Me arrepiei só de lembrar do churrasco!!

    :-)

    ResponderExcluir