25.9.11

Dia 346 - Filme 346 - O Poderoso Chefão


Olá, meninos e meninas

Desfazendo as malas e com saudades da Itália, me alertei de que ainda não tinha revisto "O Poderoso Chefão" aqui para o 365Pipocas. E em homenagem ao meu amigo Rafael Pastro que, sempre que nos encontramos com ele e minha querida amiga, Andressa, pede que eu assista a esse clássico do cinema mundial. Valeu, Rafa e Dessa pela constante lembrança!!!

"O Poderoso Chefão" conta a história da família Corleone, comandada pelo "padrinho" (godfather, em inglês) Don Vito Corleone (Marlon Brando), um homem poderoso, influente e temido em toda a cidade de Nova Iorque. Rodeado pelos filhos Sonny (James Caan), Fredo (John Cazale) e o caçula Michael (Al Pacino), Don Vito comanda um império da máfia e vai organizando os negócios com a ajuda de seu filho adotivo Tom Hagen (Robert Duvall).

Brigas entre as outras famílias de mafiosos, acerto de contas, assassinatos e várias situações onde Don Vito prova exatamente quão grande é seu poder e influência e vários ramos da sociedade são o que recheiam esse clássico dirigido por Francis Ford Coppola. Don Vito deixa seu posto para Michael, que assume a responsabilidade de tomar conta da família, bem mais precioso para um mafioso ítalo-americano.

A história de "O Poderoso Chefão" é tão complexa e extensa que o post ficaria enooooorme se eu contasse cada detalhe. Quem nunca ficou impressionado, ou mesmo com medo de Don Vito Corleone? Aquele jeito manso e educado dele que com poucas palavras, ou mesmo gestos quase imperceptíveis comprava que é ele quem manda no pedaço. Um cara que sempre resolve seus problemas com a frase "Farei uma proposta irrecusável a ele", comanda, não é mesmo?

Clássico do cinema americano, o filme concorreu a nove Oscar, vencendo como Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro Adaptado em 1973 e se tornou referência para todos os filmes sobre mafiosos feitos desde então. Teve dois filmes em sequência: "O Poderoso Chefão - Parte 2" que mostra boa parte da vida de Don Vito ainda jovem, chegando à América e "O Poderoso Chefão - Parte 3", que fala das tentativas de Michael Corleone em rever e legalizar os negócios da família.

Nota: 5 popcorns. Um filme que reúne um elenco desse, com uma música marcante e que influenciou e continuará influenciando várias outras obras do cinema, tem que ganhar nota máxima por aqui.

Trailer sem legendas. :(



Ficha técnica:
título original: The Godfather
ano de lançamento: 1972
direção: Francis Ford Coppola
roteiro: Mario Puzo e Francis Ford Coppola, baseado em livro de Mario Puzo
produção: Albert S. Ruddy
música: Nino Rota
fotografia: Gordon Willis
direção de arte: Warren Clymer
figurino: Anna Hill Johnstone
edição: Marc Laub, Barbara Marks, William Reynolds, Murray Solomon e Peter Zinner
elenco: Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall, James Caan, Diane Keaton, Richard S. Castellano

Queridões,

"jázinho" vem a crítica de segunda-feira.

bjoks

Um comentário:

  1. Existem atores que certamente desistiram da carreira depois de ver Marlon Brando atuando, e nesse filme ele está num de seus momentos inspirados. Assim como todo o elenco. Os atores que trabalham nessa obra imortal são a nata da interpretação nos anos 70. Mesmo James Caan e John Cazale (que atuou com Al Pacino também em Um Dia de Cão), hoje não tão conhecidos, eram ícones na época.
    Como era praticamente o filme de estréia de Coppola, eles trabalharam por salários quase simbólicos. Os cenários, que parecem luxuosos, têm muito papel marchê e cartolina. O orçamento foi reduzido, mas nada disso impediu que se tornasse o clássico absoluto de máfia.

    Mas, eu gosto porque reúne dois dos meus aotres favoritos - Marlon e Al - e pela música completamente icônica de Nino Rota.

    :-)

    ResponderExcluir