19.9.11

Dia 336 - Filme 336 - Quase Famosos


Olá, meus famosos

Na quinta-feira, não quis assistir ao filme do maridinho, já que ele tava dormindo horrores, cansado do mar grego ;) Então, aproveitei o patrocínio, mais uma vez, da minha amiga Brasil-Grécia, Karlinha, e revi um filme que eu adooooro demais, antecipando a categoria de sábado: Quase Famosos.

Quero abrir um parênteses aqui pra contar que eu lembro até hoje do dia em que, na casa da minha amiga Carol, lá em Cuiabá, nos reunimos para assistir a premiação do Oscar 2001 e fizemos uma torcida enooorme para que Kate Hudson ganhasse a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante. A loirinha acabou perdendo para a sem-graça Marcia Gay Harden, por Pollock. Mas, essa derrota não tira o brilho do filme. Fecha parênteses.

William Miller (Patrick Fugit) é um adolescente que vive com sua mãe super controladora e paranóica Elaine (Frances McDormand, ótima, por sinal) e é fã de rock'n roll, graças aos discos deixados por sua irmã Anita (Zooey Deschanel) quando ela saiu de casa. Apaixonado também por jornalismo, William descola uma oportunidade de acompanhar a turnê da banda Stillwater, a pedido da Revista Rolling Stone.

Formada por Russell Hammond (Billy Crudup), Jeff Bebe (Jason Lee) e outros dois músicos, a banda está em ascenção e vive rodeada de groupies. De imediato, William cai de amores por Penny Lane (Kate Hudson) que é apaixonada por Russell, que não a assume pois tem uma namorada (sem graaaaaça) em sua cidade natal.

William se esbalda viajando com a banda por diversas cidades dos EUA, acompanhando as brigas de ego, os romances secretos e as incertezas e medos de caras comuns que "falam" para um monte de fãs que esperam muito deles. Mas, Elaine, a mãe-louca, dá sempre um jeitinho de estar perto do filho, assombrando para sempre o imaginário de seus novos amigos. Cenas ótimas de Frances McDormand.

Regado a muita música, drogas e sexo (não necessariamente nessa ordem), Quase Famosos é um tributo à história do rock. Semi-biográfico - o diretor Cameron Crowe também escreveu para a Rolling Stone quando acompanhou a turnê do Led Zeppelin - o filme é uma delícia de se ver e nem precisa dizer que a trilha sonora é excelente. Um dos meus filmes preferidos que, finalmente, faz parte da minha estante.

Além de duas indicações ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante - Frances McDormand também estava na lista, "Quase Famosos" levou a estatueta de Melhor Roteiro Original. Venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia/Musical (Kate Hudson) e recebeu indicações para melhor Atriz coadjuvante (Frances McDormand) e melhor roteiro.

Nota: 5 popcorns. Adoooooro, canto junto e sei várias falas de cor. "I'm a golden god!!!!!!!!!!!!!!" Tudo de bom!

Não trouxe o trailer, mas a cena onde depois de uma grande discussão da banda, todos fazem as pazes ao som de Tiny Dancer, de Elton John.



Ficha técnica:
título original: Almost Famous
ano de lançamento: 2000
direção e roteiro: Cameron Crowe
produção: Ian Bryce e Cameron Crowe
música: Nancy Wilson
fotografia: John Toll
direção de arte: Virginia L. Randolph
figurino: Betsy Heimann
edição: Joe Hutshing e Saar Klein
elenco: Patrick Fugit, Billy Crudup, Frances McDormand, Kate Hudson, Jason Lee, Anna Paquin

Queridos,

aguardem, daqui a pouco a crítica de sexta-feira, dia 02.

bjoks



Um comentário:

  1. Concordo em gênero, número e degrau!!!!
    Esse filme é tão perfeito, mas, infelizmente, Cameron Crowe nunca mais conseguiu fazer nada tão apaixonante na vida.

    :-)

    ResponderExcluir