26.9.11

Dia 356 - Filme 356 - As Virgens Suicidas


Olá, bonitos e bonitas

Na quarta-feira, dia 21de setembro, resolvi trocar a categoria do maridinho e revi "As Virgens Suicidas", primeiro filme com a direção de Sofia Coppola.

As cinco irmãs Lisbon, Therese (Leslie Hayman), Mary (A.J. Cook), Bonnie (Chelsea Swain), Lux (Kirsten Dunst) e Cecilia (Hanna Hall), vivem com seus pais, Ronald (James Woods) e Sara (Kathleen Turner), um casal rígido e que leva a religião católica ao pé da letra, na década de 1970. As jovens, que têm idades entre 13 e 17 anos, são um mistério para todos do bairro, já que elas não têm muito contato com outras pessoas a não ser os colegas de escola.

Depressiva, Cecilia (13 anos) é a primeira a pôr fim a própria vida, durante uma festa promovida pelos pais para que ela fizesse amigos, pois ela já tinha realizado uma tentativa de suicídio, mas não alcançou seu objetivo.

A família Lisbon se desestrutura ainda mais e Ronald e Sara passam a exagerar na superproteção das garotas. O clima piora quando Lux (Kirsten Dunst) de 14 anos não obedece o horário de voltar de uma festa, pois dormiu após perder a virgindade com o galã do colégio Trip Fontaine (Josh Hartnett). Todas elas são tiradas da escola, cortando de vez qualquer possibilidade de interação com garotos.

Com mais essa repressão, o único contato que as garotas Lisbon têm com o mundo externo é recebendo músicas por telefone, dedicadas pelo grupo de quatro garotos (narradores do filme) que moram na mesma rua que elas e são apaixonados pelo mistério que ronda a vida das quatro. Tristes, solitárias e reprimidas, as quatro jovens conseguem, da forma mais trágica, a liberdade que tanto almejavam, chocando toda a cidade e, talvez, dando um grande recado à sociedade.

Eu sei que "As Virgens Suicidas" é um filme depressivo e extremamente triste. Mas, eu sou apaixonada por essa história e pela forma doce e delicada com que Sofia Coppola conduziu tudo isso. Toda a família é perdida, cada um à sua maneira, nesse mundo "normal" em que vivemos. O mistério, a curiosidade, o prazer e o desejo são mostrados apenas com gestos e expressões que não precisam ser explicadas ou ditas em alto som. Confesso que não sou fã de Kirsten Dunst, mas, com certeza, esse é meu filme preferido com ela.

Sofia Coppola também dirigiu "Encontros e Desencontros" e "Maria Antonieta", vistos aqui e aqui no 365Pipocas. Estou louca para assistir a "Um Lugar Qualquer", também dirigido por ela. Vou aproveitar que o meu amigo Wesley, um dos vencedores da promoção dos 300 dias do 365Pipocas, pediu esse filme como prêmio, e vou pegar emprestado logo, logo.

Nota: 4 popcorns. Adoro e estou louca para comprar pra minha estante.

Trailer sem letrinhas. Humpf!



Ficha técnica:
título original: The Virgin Suicides
ano de lançamento: 2000
direção: Sofia Coppola
roteiro: Sofia Coppola, baseado em livro de Jeffrey Eugenides
produção: Francis Ford Coppola, Julie Costanzo, Dan Halsted e Chris Hanley
fotografia: Edward Lachman
direção de arte: Jon P. Goulding
figurino: Nancy Steiner
edição: Melissa Kent e James Lyons
elenco: James Woods, Kathleen Turner, Kirsten Dunst, Josh Hartnett, Hanna R. Hall.

Gatinhas e gatões,

já, já, a crítica do filme bomba que o maridinho me pediu pra assistir no dia dele. Aguardem!

bjoks

Um comentário: