29.9.11

Dia 363 - Filme 363 - Guerra nas Estrelas - Uma Nova Esperança


Olá, guerreiros das galáxias ;)

Última quarta-feira do maridinho aqui no blog e ele me deu um presente tão legal pra assistir: Guerra nas Estrelas - Episódio IV - Uma Nova Esperança. Acho que eu tava com tanto medo do que ele ia aprontar na última semana que até agora não acredito que ele foi bonzinho comigo. Valeu, amore!

Gente, eu vou confessar uma coisa pra vocês que até fico com vergonha de revelar: o primeiro filme que eu vi da saga "Star Wars" foi o número um cronologicamente, ou seja, "A Ameaça Fantasma"!!!!! Até eu entrar na faculdade em 1999, eu nunca tinha visto nenhuma cena das histórias de Luke Skywalker, dos Jedis e de Darth Vader. E lembro até hoje que fui com o pessoal da faculdade para a estréia do episódio I e o maridinho, que já era louco por mim ;) foi quem me contou toda a história de cada personagem. Claro que, depois que nós começamos a namorar, ele assistiu comigo todos os primeiros filmes - episódios IV, V e VI.

No episódio IV, Darth Vader, o líder do Império Intergalático, captura a nave da senadora Princesa Léia (Carrie Fisher), pois ela está tramando contra o Império e faz parte da Aliança Rebelde, que luta contra as forças do malvadão de preto. Sabendo que vai ser presa, Léia grava uma mensagem no andróide R2-D2 para Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness). O dróide e seu amigo C-3PO (Anthony Daniels) fogem da nave e caem no planeta Tatooine, onde são capturados e vendidos para Owen Lars e seu sobrinho Luke Skywalker (Mark Hamill).

Luke descobre a mensagem em R2-D2 e lembra-se de um ermitão que vive na região conhecido como Ben Kenobi. Com a ajuda e R2-D2 e C-3PO ele encontra o velho Ben que revela ser ele Obi-Wan Kenobi, antigo Jedi que lutou com o pai de Luke nas Guerras Clônicas. Vendo o pedido de ajuda de Léia, Kenobi decide ir até Alderan (onde estão os rebeldes) e Luke e os dróides o acompanham.

Para chegar até Alderan, eles têm que conseguir um piloto que os leve até lá. Em Mos Eislei eles contratam Han Solo (Harrison Ford) e Chewbacca e viajam até Alderan na nave Millenium Falcon (uma lata-velha que voa que é uma beleza, segundo Solo).

Enquanto Obi-Wan ensina a Luke as técnicas da "Força", "campo de energia criado por todas os seres vivos, que nos cerca, nos permeia e mantém a galáxia unida", segundo o velho Jedi, Léia é torturada por Darth Vader na Estrela da Morte, arma construida pelo Império para destruir o que aparecer pela frente. Vader ameaça destruir Alderan, mas com informações gravadas por Léia em R2-D2, os rebeldes conseguem armar um plano para destruir de uma vez por todas a Estrela da Morte.

Eu já cansei de falar aqui que não sou fã de filmes de fantasia, com exceção de "O Senhor dos Anéis". E agora revelo que também tenho a exceção para a saga "Guerra nas Estrelas". Eu não sei explicar o que é, mas os filmes de George Lucas são extremamente interessantes, talvez pela profundidade das relações dos personagens, ou mesmo pelo suspense que ele criou ao lançar os episódios IV, V e VI primeiro e depois contar o início da história. Gosto muito dos Jedis, seres serenos e sábios que mostram o quanto é importante a tolerância e a paciência para encontrar o caminho certo em todas as situações. Nesse filme, os Jedi não têm muito espaço, sendo representados apenas por Obi-Wan, mas já dá pra ter um gostinho do que vem pela frente nos outros filmes.

Além disso, a trilha sonora de John Williams é uma das mais famosas da história do cinema. O maridinho gosta tanto de "Guerra nas Estrelas" que a música que ele entrou na igreja no nosso casamento foi o tema final do episódio IV, quando Luke, Han Solo e Chewbacca são condecorados pela Princesa Léia. E ficou ótimo! Fã é fã mesmo!

"Guerra nas Estrelas - Episódio IV - Uma Nova Esperança" ganhou os Oscar de Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e um Oscar especial a  Ben Burtt, pelo seu trabalho junto aos efeitos sonoros do filme. Recebeu indicações da Academia por Melhor Filme, Melhor Diretor (George Lucas), Melhor Ator Coadjuvante (Alec Guiness) e Melhor Roteiro Original.

Nota: 5 popcorns. Clássico de todos os tempos, obrigatórios para todos os fãs de cinema. Nem que seja pra opinar sobre eles depois.

Não trouxe o trailer, mas a cena onde rola a música do casamento do maridinho. A música é linda mesmo!



Ficha técnica:
título original: Star Wars
ano de lançamento: 1977
direção e roteiro: George Lucas
produção: Gary Kurtz
música: John Williams
fotografia: Gilbert Taylor
direção de arte: Leslie Dilley e Norman Reynolds
figurino: John Mollo
edição: Richard Chew, Paul Hirsch e Marcia Lucas
elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Peter Cushing, Alec Guiness

Jedis do meu core,

nessa quinta é o último dia de "Drama já basta a vida" aqui no primeiro ano do 365Pipocas. Filme que eu aaaaammmooooo de paixão.

bjoks

Um comentário:

  1. Fiquei tão chocada com a revelação de que você passou 20 anos sem saber nada de Guerra nas Estrelas que nem consegui ler o resto do post... RSSRS!!

    Eu cresci sabendo TUDO dela. Depois, com a internet, descobri que o "meu" tudo não era nada, mas mesmo assim sempre fui apaixonada. É o filme trash mais bem-sucedido da história do cinema... RSRSRSRSRS!!

    :-)

    ResponderExcluir