30.9.11

Dia 365 - Filme 365 - Os Goonies


Olá, tchuqui-tchuquis

Última sexta-feira do 365Pipocas, dia da criançada, mas ainda não vou me despedir por enquanto. Escreverei essa crítica como se fosse uma sexta-feira normal e depois vem mais um post de agradecimentos e choradeira.

Um grupo de garotos que se intitulam Os Goonies estão despedindo-se de Astoria (Oregon, EUA) porque suas casas serão compradas e demolidas para a construção de um campo de golfe. Revoltados com isso, Mickey (Sean Astin, o Sam de "O Senhor dos Anéis"), Bocão (Corey Feldman), Dado (Jonathan' Ke Huy Quan) e Gordo (Jeff Cohen) querem achar uma solução para que as casas não sejam vendidas e que eles não tenham que deixar a cidade.

Acompanhados pelo irmão de Mickey, Brand (Josh Brolin, de Milk - A Voz da Igualdade), o grupo sobe até o sótão onde o Sr. Walsh, pai de Mickey e Brand, guarda coisas antigas vindas de museu. Lá, os garotos encontram um mapa que remete a uma antiga lenda de que perto dali existe um navio cheio de ouro que pertenceu ao Pirata Willy, O Caolho.

Os garotos dão um jeito de despistar Brand e saem para a caça ao tesouro. O problema é que o mapa indica que o lugar onde é o começo da trilha fica exatamente embaixo de um restaurante abandonado. Vocês podem pensar que isso não é problema algum, mas o restaurante é o esconderijo dos Fratelli, uma quadrilha de italianos que resolvem tudo a base de tiros.

Aos Goonies se juntam Andy (Kerry Green) e Steph (Martha Plimpton) e todos, com exceção do Gordo que fica para chamar a polícia, entram no túnel embaixo do restaurante e começam a percorrer a trilha. Os Fratelli descobrem tudo e vao atrás dos garotos e todos percorrem passagens subterrâneas e enfrentam várias armadilhas colocadas por Willy, até chegarem ao esperado navio pirata.

O filme é TUUUUUDO de bom, tem todos os elementos para prender a criançada, pelo menos da minha época. Piratas, bandidos, grupo de crianças destemidas, esperança de que tudo vai dar certo e um monstrengo com o coração de ouro. Armadilhas mirabolantes, mapas do tesouro, navio pirata com "andar sobre a prancha"... Quem é que não gosta?

Claro que assistindo mais uma vez, a gente percebe o quanto a produção era tosca e o número infinito de erros de continuidade. Mas, quem vai perceber isso quando se é criança? Eu adorava!!!!!!

"Os Goonies" é o filme da minha casa. Não do meu lar atual, mas da casa dos meus pais. Todo mundo, inclusive a minha mãe que gosta de filmes, mas não é muito vidrada em escolher um preferido, idolatra esse filme como O filme da família Guimarães Barros. Sem exageros, eu devo ter assistido a "Os Goonies" umas mil vezes. E sempre me divirto em todas elas. Meu pai, minhas irmãs e eu sabemos as falas de cor e até quando era hora de entrar os comerciais da Globo, já que a fita VHS lá de casa era gravada da TV.

Nota: 5 popcorns. Filme que eu espero mostrar para os meus filhos e que eles não digam: Mãe, que besta tudo isso aí. Dedos cruzados!!!!!!

Para quem ama "Os Goonies" como eu, lembra bem da música da colorida Cindy Lauper, "The Goonies R Good Enough".



Ficha técnica:
título original: The Goonies
ano de lançamento: 1985
direção: Richard Donner
produção: Richard Donner, Harvey Bernhard
edição: Chris Columbus
história: Steven Spielberg
música: Dave Grusin, Cyndi Lauper
edição: Michael Kahn
elenco: Sean Astin, Josh Brolin, Jeff Cohen, Corey Feldman, Kerri Green, Martha Plimpton, Jonathan Ke Quan, Anne Ramsey

Queridões,

daqui a pouco o post final do primeiro ano do 365Pipocas. Aguardem!

bjoks




2 comentários:

  1. OBAAAAA!!!!! Tinha que ser! O mais! O melhor! Aquele que a gente assiste e sabe todas as falas! Pode até colocar no mudo... hehehe. Não teria outro filme para encerrar esse ano tão legal do blog! Os Goonies fazem parte da vida de Marina e família! Beijos sister e mais sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!
    Foi uma semana de despedida show de bola!!

    :-)

    ResponderExcluir