20.9.11

Dia 340 - Filme 340 - Batman Begins


Olá, bonitões

Na segunda-feira, dia 05 de setembro, resolvi dar o braço a torcer e assisti ao filme indicado pelo maridinho, mas mesmo assim ele dormiu durante quase todo o filme.

Acho que vocês perceberam o quanto o maridinho é fã do Batman: no dia 104 do 365Pipocas eu assisti ao primeiro Batman de Tim Burton, com Michael Keaton como o morcegão; no dia 251, vi Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, com Christian Bale no papel do homem de preto; e agora, quase no finalzinho do blog, o maridinho pediu pra eu assistir a Batman Begins. Entenderam como ele é fã? Acho que ele deixou isso bem claro, né?

Confesso que não foi nenhum sacrifício rever "Batman Begins", apesar da minha total aversão a Christian Bale, como todos sabem. Esse filme de 2005, retoma a franquia do homem-morcego de forma mais sombria e contando toda a história desde o início.

Bruce Wayne (Christian Bale) é um garoto que vive com seus pais milionários em Gothan City. Durante uma ópera, Bruce se assusta com os personagens em cena que lhe lembram de seu maior medo, os morcegos. Deixando o teatro, seus pais são assassinados por um ladrão na frente dele e Bruce passa a vida jurando vingança.

Após sair da faculdade, Bruce percebe que nunca teve dureza na vida e resolve sumir no mundo. Ele é encontrado por Henri Ducard (Liam Neeson), conhecido como Ra's Al Ghul, um guru-lutador-vilão-disfarçado-de-bonzinho. Ele treina Bruce em artes marciais, fingindo ser seu amigo, mas, na verdade, querendo aproximar-se dele para destruir Gothan City, a cidade que não tem mais solução. 

Bruce volta a Gothan para acabar com o crime, mas sem matança. Lá, ele reencontra seu mordomo e único amigo, Alfred (Michael Cane) e seu antigo amor, Rachel (Katie Holmes).

O milionário inventa o Batman com a ajuda de Alfred e dos "brinquedinhos" criados por Lucius Fox (Morgan Freeman), um funcionário da Wayne Enterprises. O morcegão passa, então, a combater o crime sempre acompanhado de perto pelo sargento James Gordon (Gary Oldman, futuro comissário). Eles tem que enfrentar o Espantalho, alter ego do médico Jonathan Crane (Cillian Murphy) que quer acabar com a cidade, sob o comando de Ra's Al Ghul e do mafioso Carmine Falcone (Tom Wilkinson).

Eu sei que não podemos comparar um filme com outro, ainda mais quando um é muito melhor que o outro, caso de O Cavaleiro das Trevas (excelente) e Batman Begins (muito bom). Gostei muito mais do segundo filme, especialmente porque Batman é só coadjuvante, já que o Coringa dá  show. E outra coisa que me faz preferir o segundo: os vilões desse primeiro filme são muito chatos! O maluco do baralho é divertidíssimo!!!!!

Preferências à parte, "Batman Begins" é um filme muito bom, cheio de detalhes colocados ali para que a história faça cada vez mais sentido. Repleto de computação gráfica, o filme é sombrio como deve ser um filme do homem-morcego. Pena que alguns atores deixam tanto a desejar, caso de Katie Holmes como a chatinha Rachel, amor eterno de Bruce. Acho que ela fica melhor como esposa de Tom Cruise mesmo. Fora das telas, querida!

Nota: 4 popcorns. Recomendo, mas o segundo filme é muito melhor, ahuauhauhauha.

Trailer "the book is on the table". Corre pro dicionário!



Ficha técnica:
título original: Batman Begins
ano de lançamento: 2005
direção: Christopher Nolan
roteiro: Christopher Nolan e David S. Goyer
produção: Larry J. Franco, Charles Roven e Emma Thomas
música: James Newton Howard e Hans Zimmer
fotografia: Wally Pfister
direção de arte: Peter Francis, Stuart Kearns, Paul Kirby, Steven Lawrence, Simon Lamont, David Lee, Shane Valentino e Su Whitaker
figurino: Lindy Hemming
edição: Lee Smith
elenco: Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson, Morgan Freeman, Katie Holmes

Xuxus,

já, já, a crítica de terça.

bjoks

Um comentário:

  1. Eu gosto muito desse filme, tanto que comprei-o para mim. :-)

    Os atores coadjuvantes são as pérolas dessa produção, menos a Katie Holmes (aliás, deve ser um problema do Nolan a preparação de atrizes...). Destaque para Morgan Freeman, Michael Caine e Tom Wilkison como Carmine Falcone. É um grande recomeço para a saga do homem-morcego, que quase afundou de vez nos anos 90.

    :-)

    ResponderExcluir