13.9.11

Dia 324 - Filme 324 - Mr, Holland - Adorável Professor


Olá, queridos!!!!!

Finalmente resolvi aparecer por aqui, não é mesmo? Mas, é que eu estava de férias e fui curtir o casamento de minha amiga Karlinha nas praias gregas e daí, só deu pra assistir aos filmes diários, mas postar as críticas ficou pra depois. Obrigada pela paciência. Então, vamu que vamu porque tem muita coisa pra por em dia por aqui.

No sábado, dia 20 de agosto (!), assisti a um filme muito interessante, baseado em um personagem real, que achei por acaso no canal mágico da minha TV a cabo: Mr. Holland - Adorável Professor. Eu já tinha ouvido falar desse filme e me lembro de algumas cenas, não sei se vistas alguma vez na TV ou nas intermináveis sessões de fita VHS locadas pelo povo lá de casa.

Glenn Holland (Richard Dreyfuss, de "Tubarão" e "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", vistos aqui e aqui no blog) é um músico que cansou de tentar a vida artística e resolve dar aulas de teoria musical em uma escola de segundo grau para conseguir pagar as contas do mês e um dia poder se dedicar integralmente à sua grande paixão que é compôr.

Meio relutante no início, Holland percebe o quanto a música pode fazer diferença na vida de seus alunos e ele passa a vida toda ensinando àqueles adolescentes o prazer por essa arte que agrada a todo mundo.

Entre as cenas de sala de aula, somos apresentados à vida pessoal de Glenn com sua esposa Iris e seu filho Cole, que nasceu com uma deficiência auditiva grave, impossibilitando-o (na idéia de Glenn) de compartilhar com seu pai a paixão pela música. Mal sabe ele que seu filho é tão ligado à música quanto ele e o filme termina com uma linda homenagem de vários alunos ao "adorável professor" do título. Cena linda!

Eu gostei muito dessa biografia. O personagem de Dreyfuss é marcante e ele o interpreta com perfeição, fazendo com que nos apaixonemos por esse professor e nos questionemos porque não tivemos um mestre assim nas nossas escolas. O trabalho dele foi tão bom, que foi um dos indicados ao Oscar 1995 de Melhor Ator, mas perdeu a estatueta para Nicolas Cage em "Despedida em Las Vegas". Os atores coadjuvantes, como a esposa de Glenn e seu colega de profissão, o treinador de futebol americano também agregam emoção e veracidade à história.

Nota: 4 popcorns. É um filme doce e que tem uma história linda de uma pessoa que conseguiu mudar a vida de outras apenas com sua paixão. Pode ser clichê, mas esse é bem legal de se ver.

Trailer com Closed Captions em inglês. Já ajuda, né?



Ficha técnica:
título original: Mr. Holland's Opus
ano de lançamento: 1995
direção: Stephen Herek
roteiro: Patrick Sheane Duncan
produção: Robert W. Cort, Ted Field e Michael Nolin
música: Michael Kamen
fotografia: Oliver Wood
direção de arte: Dina Lipton
figurino: Aggie Guerard Rodgers
edição: Trudy Ship
elenco: Richard Dreyfuss, Glenne Headly, Jay Thomas, Olympia Dukakis

Xuxus,

no domingo, assisti, finalmente, à paixão da minha amiga Aline. Confiram a crítica daqui a pouco.

bjoks

Um comentário:

  1. Bem vinda de volta!!

    Pela Deusa!! Eu gosto tanto do Richard Dreyfuss e nunca tinha ouvido falar desse filme!
    Ele já foi um ator de grandes produções, com bastante trabalhos na década de 1980, mas os dois filmes que mais me lembro dele acho que não são muito conhecidos: Tocaia, no qual ele faz "par" com Emilio Estevez (irmão do Charlie Sheen quando o Charlie Sheen era conhecido como irmão do Emilio Estevez... rsrss!!), e Além da Eternidade, no qual ele faz aviador que morre num acidente e volta para ajudar o novo amor da sua antiga namorada a conquistá-la. Nossa, como eu assistia esse filme na Sessão da Tarde!!... rsrss!!

    ResponderExcluir