25.9.11

Dia 354 - Filme 354 - Melhor é impossível


Olá, minha gente!

Segunda-feira é dia de comédia aqui no 365Pipocas e aproveitei para rever um clássico desse gênero, aproveitando que estamos na reta final aqui do blog: Melhor é Impossível.

Eu me lembro direitinho de ver a cerimônia do Oscar em 1998, quando Jack Nicholson e Helen Hunt ganharam as estatuetas para os prêmios de atores principais nesse filme. Não consigo esquecer a cara de tacho da Kate Winslet que perdeu o troféu para Helen e não acreditava que aquilo seria possível. Acho que depois de ver sua própria cara nos telões, ela melhorou um pouco sua postura frente às câmeras. Vergonhoso, Kate.

"Melhor é Impossível" é daquelas comédias que não dá pra não gostar. Melvin Udall (Jack Nicholson) é um escritor famoso de romances femininos que vive em Nova Iorque. Ele sofre de transtorno obsessivo-compulsivo (lava as mãos sempre com sabonetes novos; tranca e destranca a porta várias vezes antes de fecha-la definitivamente; e não pisa em linhas nas calçadas) e pelo fato de ainda ser racista e homofóbico, não tem amizades ou qualquer contato desnecessário com a população mundial. O único lugar onde se sente seguro é em sua casa, mas também gosta de comer em um restaurante onde trabalha a garçonete Carol Connely (Helen Hunt), uma das poucas pessoas que entendem o comportamento maluco de Melvin.

Quando o vizinho gay de Melvin, Simon Bishop (Greg Kinnear) é atacado por assaltantes e tem que passar um tempo no hospital, seu namorado Frank Sachs (Cuba Gooding Jr.) deixa aos cuidados de Melvin o pequeno cachorrinho de Simon, Verdel. Relutante no começo, Melvin cai de amores por aquela criaturinha fofa e esperta e sua vida muda até o dia em que tem que devolvê-lo a Simon.

Carol também é ajudada por Melvin que contrata um médico e uma enfermeira para o filho dela para que ela possa voltar a trabalhar e servi-lo no restaurante diariamente, já que alterações na sua rotina o deixam transtornado.

Quando Simon precisa ir até Baltimore para pedir dinheiro emprestado aos seus pais, Melvin vai com ele e convida Carol para fazer companhia aos dois, já que o escritor tem medo de que o amigo esteja interessado nele. Nessa viagem, Melvin não mede as palavras e distribui comentários sem-noção a respeito da vida de Carol e Simon e só por um milagre ele vai ter alguma chance de vê-la de novo depois disso.

Eu amo "Melhor é impossível". Não se trata daquelas comédias apelativas e sem-graça de hoje em dia, onde tudo é relacionado a sexo e drogas para se tornar engraçado. O filme é criativo, inteligente, divertido e apaixonante, mesmo aguentando todas as mal-criações de Melvin. Eu gosto de tudo nesse filme: atores, cachorro, música, roteiro, direção. Recomendadíssimo!

Além dos prêmios para atores, o filme concorreu ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor ator coadjuvante (Greg Kinnear), melhor roteiro original, melhor trilha sonora e melhor edição.

Nota: 5 popcorns. Já vi mil vezes e não me canso mesmo!

Trailer com legendas, iupiiiiiii!



Ficha técnica:
título original: As Good As It Gets
ano de lançamento: 1997
direção: James L. Brooks
roteiro: Mark Andrus e James L. Brooks, baseado em estória de Mark Andrus
produção: James L. Brooks, Bridget Johnson e Kristi Zea
música: Hans Zimmer
fotografia: John Bailey
direção de arte: Philip Toolin
figurino: Molly Maginnis
edição: Richard Marks
elenco: Jack Nicholson, Helen Hunt, Greg Kinnear, Cuba Gooding Jr.

Lindões,

agora eu vou dormir. Amanhã continuo as críticas, ok? Boa noite!

bjoks


Um comentário:

  1. Minha plantinha chamava-se Verdel por causa do cachorrinho.
    :-)

    Esse filme é perfeito!

    ResponderExcluir