25.9.11

Dia 348 - Filme 348 - Você não conhece Jack


Olá, meus queridos

Na terça-feira, dia 13 de setembro, adequei o filme do dia à categoria de sábado, já que no avião eu assisti a "Água para elefantes". Então, como teria que assistir a uma biografia, achei na locadora um filme que chamou minha atenção no Emmy de 2010 e no Globo de Ouro 2011: Você não conhece Jack.

Jack Kevorkian (Al Pacino) era um médico patologista americano que ficou conhecido como o Dr. Morte. Ele inventou uma máquina e métodos para que pacientes em estado terminal ou em condições de extrema dor pudessem tirar a própria vida em um procedimento conhecido como suicídio assistido ou simplesmente, eutanásia.

Ajudado por sua irmã, Margo Janus (Brenda Vaccaro), seu amigo Neal Nicol (John Goodman), a presidente da Hemlock Society, Janet Good (Susan Sarandon) e pelo advogado Geoffrey Fieger (Danny Huston), Jack inicia uma batalha pessoal para que a eutanásia seja legalizada no estado do Michigan.

Ele é levado a julgamento diversas vezes, mas nunca é condenado já que nunca foi provado que ele tirou a vida de alguém, mas, simplesmente, ajudou os pacientes a terem uma morte tranquila e terminar de uma vez com o sofrimento e com a dor.

Num ato de desespero, Jack filma uma dessas sessões de eutanásia de um paciente que não tinha condições de aplicar em si mesmo a injeção letal e é Jack quem tem que fazê-lo. A filmagem é divulgada, a pedido dele, em um dos programas de maior audiência dos EUA e Jack é indiciado por assassinato três dias depois. Ele recusa ser acompanhado por um advogado e defende-se no tribunal, não recebendo um veredito tão bom quanto ele esperava.

"Você não conhece Jack" é baseado em fatos reais e traz uma questão que divide opiniões e é tão polêmica quanto o próprio personagem vivido por Pacino. Um homem que acreditava numa causa, que a defendeu com todas as suas forças e que afirmava que fazia isso pelo bem das pessoas e por ele próprio, já que gostaria de poder optar por encerrar sua vida caso chegasse a uma situação extrema. Al Pacino está perfeito no papel de Jack. Nos extras do DVD, o verdadeiro Jack, falecido no último mês de junho, afirma que Pacino está mais parecido com Jack do que ele próprio. Venceu o Emmy e o Globo de Ouro pelo papel nas categorias de Melhor Ator em filme de TV.

Nota: 4 popcorns. Sem escolher lados, assista com a mente aberta.

Trailer com legendas. Êba!



Ficha técnica:
título original: You Don't Know Jack
ano de lançamento: 2010
direção: Barry Levinson
roteiro: Adam Mazer
produção: Scott Ferguson
música: Marcelo Zarvos
fotografia: Eigil Bryld
direção de arte: Amy Fritz e Todd Seidman
figurino: Rita Ryack
edição: Aaron Yanes
elenco: Al Pacino, Danny Huston, Susan Sarandon, John Goodman

Xuxuzinhos,

aguardem pelo filme de quarta, indicação do maridinho.

bjoks

2 comentários:

  1. Gostei do nome desse filme. Chama a atenção. Acho que deve ser bom!

    ResponderExcluir
  2. Pela Deusa!! Eu nunca tinha ouvido falar desse filme!! E ele parece ótimo!!
    Tenho que remediar isso... rsrsrsrs!!

    :-)

    ResponderExcluir